Mirassol Futebol Clube

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Mirassol FC)
Mirassol
Nome Mirassol Futebol Clube
Alcunhas Leão
Mira
Terror do Interior
Maior do 017
Torcedor(a)/Adepto(a) Mirassolense
Leonino
Mascote Leão
Principal rival Novorizontino
Fundação 9 de novembro de 1925 (98 anos)
Estádio José Maria de Campos Maia

Manézão (Sub 20)

Capacidade 15 000 espectadores

1 000 pessoas(Sub 20)

Localização Mirassol, São Paulo, Brasil
Presidente Edson Antonio Ermenegildo
Treinador(a) Mozart Santos
Patrocinador(a) Guaraná Poty
Material (d)esportivo Athleta
Competição Paulistão - Série A1
Brasileirão - Série B
Copa Paulista
Ranking nacional Aumento 55.º lugar, 2,165 pontos
Website mirassolfc.com.br
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

O Mirassol Futebol Clube é um clube brasileiro de futebol da cidade de Mirassol, interior do estado de São Paulo. Foi fundado em 9 de novembro de 1925 e as suas cores são amarelo, verde e branco. Atualmente, o Mirassol disputa o Campeonato Paulista além da Série B do Campeonato Brasileiro.

Até então, tem como suas maiores conquistas dois nacionais, uma Série D,[1] e uma Série C[2] do Campeonato Brasileiro. Ainda possui um dos melhores e mais modernos CT´s de clubes do interior do Brasil, sendo comparado com os melhores a nível nacional.

História[editar | editar código-fonte]

Amadorismo e Profissionalização (1925-1951)[editar | editar código-fonte]

Em suas duas primeiras décadas de existência, o Mirassol disputou apenas partidas amistosas e torneios regionais. O clube foi criado no jogo de inauguração do estádio como seleção municipal com o objetivo de representar a cidade.[3] Somente no ano de 1951, participou pela primeira vez de uma competição da Federação Paulista de Futebol, o Campeonato Paulista de Futebol - Série A2. Porém, no ano seguinte, o clube voltou ao amadorismo, disputando apenas competições regionais, estaduais e jogos amistosos com sua equipe juvenil criada em 1937.

Fusão com o GREC Mirassol[editar | editar código-fonte]

Após nove anos longe de competições profissionais, o Mirassol retornou, em 1960, para disputar o Campeonato Paulista da Quarta divisão conquistando o acesso e o direito de disputar o Campeonato Paulista – Terceira Divisão no ano seguinte.[4]

Com o surgimento do Grêmio Recreativo e Esportivo Cultura o GREC Mirassol, fundado em 1957, começa uma grande rivalidade entre as duas equipes na década de 60, que viriam a se enfrentar pela Terceira Divisão de 1962 e 1963. Em 1961, no seu ano de estreia no Campeonato Paulista organizado pela Federação Paulista de Futebol, o GREC sagrasse campeão do Campeonato Paulista – Quarta Divisão, aumentando ainda mais a rivalidade, uma vez que o Mirassol ainda não havia conquistado nenhum título no profissionalismo, embora já estivesse na Terceira Divisão quando seu rival triunfou.

Mirassol Atlético Clube[editar | editar código-fonte]

Apesar dessa crescente rivalidade, era consenso que, para uma cidade daquele tamanho, dois clubes profissionais era demais. Então, em 1964, os dois clubes resolveram se unir, e houve a fusão entre eles. Com isso, o Mirassol Futebol Clube mudou seu nome para Mirassol Atlético Clube, deixando as cores verde e amarela de lado para adotar a azul e branca. Com a nova denominação, ficou oscilando, participando vez ou outra dos torneios estaduais por falta de recursos, até em 1981. A nova equipe de Mirassol perdurou por 17 anos, mas, devido a um certo distanciamento dos grequianos na condução do clube, os dirigentes se reuniram e decidiu-se pela volta do Mirassol Futebol Clube, e o clube voltou a ter o nome original, com o mesmo uniforme nas cores verde e amarela.

De volta às origens[editar | editar código-fonte]

De volta às atividades em 1982, com o nome de sua fundação, disputou, até 1985, o Campeonato Paulista da Terceira Divisão, ano em que conquistou o vice-campeonato, obtendo o acesso para a Segunda Divisão. Em 1993, o Mirassol caiu novamente para a Terceira Divisão, mas, em 1997, foi campeão paulista da série A3, conquistando seu primeiro troféu e o acesso para a Série A-2 do Campeonato Paulista. Na final, derrotou a equipe do Santa Bárbara na final em Santa Bárbara D'Oeste por 1 X 0, gol do centroavante Rogério. Neste campeonato, o Mirassol revelou o zagueiro Dininho, que posteriormente teve uma carreira de destaque em clubes como o Palmeiras e o São Caetano.

Nos anos de 1998 e 1999, a categoria de base rendeu conquistas para o clube. Os juniores foram vice-campeões estaduais, perdendo as finais respectivamente para Palmeiras e São Paulo. Os profissionais, em 1998, na A-2, lutaram contra o rebaixamento e terminaram em 12º lugar de 16 participantes. Nos dois anos seguintes, 1999 e 2000, o Mirassol chegou nas fases finais da competição, deixando escapar o acesso nos últimos jogos. Em 2001 e 2002 o Leão fez campanhas apenas regulares na série A-2. Em 2003, mesmo gastando muito dinheiro e apesar de um bom começo de campeonato, as muitas trocas de treinadores e de jogadores resultaram no rebaixamento do clube à série A-3 do Campeonato Paulista. Porém, voltou à série A-2 no ano seguinte, depois de ser o vice-campeão da A-3 - perdeu a decisão do título para o Sertãozinho. Neste mesmo ano outra categoria do clube acabou uma competição estadual em segundo: o sub-17 foi vice-campeão Paulista, sendo derrotado pelo Santos. No ano de 2005, o Mirassol terminou o Campeonato Paulista da série A-2 na quinta colocação, ficando muito próximo do acesso - precisava de uma vitória na última rodada e apenas empatou com o Bandeirante em Birigui -, que enfim foi conquistado em 2007. O clube terminou a série A-2 na terceira colocação, garantindo o direito de disputar pela primeira vez na sua história a Primeira Divisão do Campeonato Paulista.

Ascensão[editar | editar código-fonte]

Em sua temporada de estreia na elite do futebol paulista em 2008, conseguiu o oitavo lugar. Em 2009, consegue a sétima posição entre vinte equipes com o segundo melhor ataque - superado apenas pelo líder Palmeiras. Com a posição alcançada, obteve o direito de disputar o título simbólico de Campeão do Interior de SP e também a disputa da 1ª Edição do Campeonato Brasileiro da Série D, porém não fez uma boa campanha e acabou eliminado.

Já em 2010, o ano para o Leão da Alta Araraquarense não foi tão bom. Com risco de rebaixamento à praticamente todas as rodadas, a equipe do interior de São Paulo terminou o campeonato na 14º posição. Mas no ano seguinte veio a redenção. Com uma boa campanha, chegando a liderar em algumas rodadas, a equipe terminou a primeira fase no 7º lugar e se classificou para as quartas-de-final, sendo eliminada pelo Palmeiras. A campanha rendeu ao clube mais uma chance na série D do Brasileiro de 2011 e nesta edição o Leão da Alta Araraquarense fez uma boa campanha, mas nas oitavas-de-final acabou parando no Oeste de Itápolis e deixou escapar o acesso à Série C do Brasileiro.

A edição de 2013 do campeonato paulista ficou marcada pela surpreendente vitória por 6–2 sobre o tradicional Palmeiras, em que todos os gols do jogo foram marcados no primeiro tempo, piorando a crise da qual vivia o clube alviverde. Apesar desse triunfo, o Mirassol não conseguiu evitar o rebaixamento, terminando o campeonato com 18 pontos, ficando na 17ª posição.

Em 2014, terminou na 5ª colocação da Série A2 do Campeonato Paulista, ficou com a mesma pontuação do Marília, mas ficou em desvantagem no critério de desempate, com isso o Mirassol não alcançou o seu maior objetivo que era de retornar à elite do Futebol Paulista. O clube terminou o ano seguinte na mesma posição e, só retornou para a elite do futebol paulista em 2016, quando se tornou vice campeão da Série A2, perdendo o título para o Santo André.

Os anos de ouro[editar | editar código-fonte]

Em 2020, o Leão fez sua melhor campanha no Campeonato Paulista, terminando a competição em 3° lugar, eliminando nas quartas de final, o São Paulo.

Devido à pandemia, as fases finais da Série D de 2020 foram disputadas nos dois primeiros meses do ano seguinte. O Mirassol disputou as quartas de final da competição, venceu a Aparecidense-GO pelo placar agregado de 5–3, se classificou para as semifinais da competição e garantiu, pela primeira vez, uma vaga na Série C do Campeonato Brasileiro. No dia 6 de fevereiro de 2021, o Mirassol, com um placar agregado de 2–0, bateu o Floresta-CE e conquistou pela primeira vez, um título nacional, o de campeão da Série D do Campeonato Brasileiro.


Em março de 2022, o Mirassol conseguiu pela primeira vez se classificar para a segunda fase da Copa do Brasil, eliminando o tradicional Grêmio de virada com um placar de 3–2. O ano em questão terminou de maneira excelente para o Leão que, em sua melhor fase na história, conquistou em 2022 o acesso inédito à Série B, garantido após vitória de 2-1 contra a Aparecidense-GO.[5]

Torcida do Mirassol comemora com show de luzes o acesso à Série B.
Torcida do Mirassol festejando com lanternas de celulares o acesso à Série B de 2023 em jogo contra a Aparecidense.

Foi também em 2022 que o Mirassol conquistou seu mais importante troféu: o de Campeão Brasileiro da Série C, conquistado em cima do ABC.[6]

Em 2023, o Mirassol fez uma grande campanha na Série B, terminando o campeonato em 6º lugar, com 63 pontos. Finalizou o torneio a apenas 1 ponto do G-4.

Elenco atual[editar | editar código-fonte]

Atualizado em 17 de agosto de 2022[7]

Goleiros
N.º Jogador
1 Brasil Vanderlei
12 Brasil Sidnei
23 Brasil Alex Muralha
Defensores
N.º Jogador Pos.
3 Brasil Lucas Gazal Z
4 Brasil Luiz Otávio Z
33 Brasil Wanderson Z
44 Brasil Henri Z
13 Brasil Wesley Santos LD
28 Brasil Warley LD
Brasil Alex Silva LD
16 Brasil Marcelo LE
Brasil Artur LE
Meio-campistas
N.º Jogador Pos.
5 Brasil Yuri Lima V
18 Brasil Ronald V
25 Brasil Neto Moura V
26 Brasil Miguel V
8 Brasil Danielzinho M
10 Coreia do Sul Chico M
14 Brasil Isaque M
27 Brasil Gabriel M
Atacantes
N.º Jogador
7 Brasil Fernandinho
9 Brasil Mário Sérgio
11 Brasil Negueba
21 Brasil Diego Gonçalves
49 Brasil Dellatorre
77 Brasil Paulinho Bóia
99 Brasil Everton Bala
Comissão técnica
Nome Pos.
Brasil Mozart Santos T

Títulos[editar | editar código-fonte]

NACIONAIS
Competição Títulos Temporadas
Campeonato Brasileiro - Série C 1 2022[2]
Campeonato Brasileiro - Série D 1 2020[1]
ESTADUAIS
Competição Títulos Temporadas
Campeonato Paulista - Série A3 1 1997
TOTAL
Conquistas Títulos Categorias
Títulos Oficiais 3 2 nacionais e 1 estaduais

Campeão invicto

Campanhas de destaque[editar | editar código-fonte]

DESTAQUES
Competição Campanhas
São Paulo Campeonato Paulista 3º colocado (2020)
São Paulo Campeonato Paulista – Segunda Divisão Vice-campeão Aumento (2016)
São Paulo Campeonato Paulista – Terceira Divisão Vice-campeão Aumento (1985) e (2004)
São Paulo Campeonato Brasileiro - Série B 6º Colocado (2023)

Estatísticas[editar | editar código-fonte]

Participações[editar | editar código-fonte]

Participações em 2024
Competição Temporadas Melhor campanha Estreia Última A Aumento R Baixa
São Paulo Campeonato Paulista 13 3º colocado (2020) 2008 2024 1
Série A2 20 Vice-campeão (2016) 1951 2016 2 2
Série A3 22 Campeão (1997) 1961 2004 2
Série A4 1 Acesso (1960) 1960 1960 1
Copa Paulista 17 Semifinais (2008 e 2019) 1999 2023
Brasil Série B 2 6º colocado (2023) 2023 2024
Série C 4 Campeão (2022) 1995 2022 1
Série D 5 Campeão (2020) 2009 2020 1
Copa do Brasil 2 2ª fase (2022) 2021 2022

Últimas temporadas[editar | editar código-fonte]

Últimas dez temporadas do Mirassol Futebol Clube
Brasil Nacionais Internacionais São Paulo Estaduais
Campeonato Brasileiro Copa do Brasil Continentais / Mundial Campeonato Paulista Copa Paulista
Ano Div. Pos. Pts J V E D GP GC Fase Máxima Competição Fase Máxima Div. Pos. Fase Máxima
2012 D 29º 7 8 1 4 3 8 11 A1
2013 D Não classificado A1 17º 2F
2014 D Não classificado A2 1F
2015 D Não classificado A2 QF
2016 D Não classificado A2 2F
2017 D Não classificado A1 2F
2018 D 42º 7 6 2 1 3 3 5 A1 14º QF
2019 D Não classificado A1 13º SF
2020 D 50 24 15 5 4 49 15 A1
2021 C 16° 19 18 6 1 11 17 26 1F A1
2022 C 49 27 14 7 6 45 28 2F A1 10º
2023 B 63 38 18 9 11 42 31 - A1 -
Legenda:
     Campeão
     Vice-campeão
     Eliminado nas semifinais
     Campeão e promovido à divisão superior
     Vice-campeão e/ou promovido à divisão superior
     Rebaixado à divisão inferior
     Classificado à fase de grupos da Copa Libertadores
     Classificado à fase preliminar da Copa Libertadores
     Classificado à Copa Sul-Americana
     Campeão do Campeonato do Interior

Retrospecto em competições oficiais[editar | editar código-fonte]

Última atualização: Março de 2022

Competição Temporadas Títulos Pts. J V E D GP GC
Brasil Série C 4 1 73 57 21 10 26 71 75
Série D 5 1 64 38 18 10 10 60 31
Série B 1 0 63 38 18 9 11 42 31

Símbolos[editar | editar código-fonte]

Evolução do Escudo do Mirassol Futebol Clube
Primeiro Escudo Segundo Escudo Fusão com o GREC De volta as origens -- Antigo Recente Atual

Revelações das categorias de base[editar | editar código-fonte]

O Mirassol Futebol Clube sempre caracterizou-se por formar bons jogadores em suas categorias de base; fato este que aumentou ainda mais a partir de 1997 com a parceria com a CR Promoções, do empresário Carlos Roberto de Carvalho.

São alguns dos jogadores que saíram das categorias de base do Mirassol:

Goleiros
Jogador
Brasil Silvio Luiz
Brasil Luiz
Defensores
Jogador Pos.
Brasil Túlio Z
Brasil Danilo Z
Brasil Dininho Z
Brasil Maurício Z
-- LD
-- LE
Meio-campistas
Jogador Pos.
-- V
Brasil Marcelo Mattos M
Brasil Andrade M
Brasil Xuxa M
Brasil Zé Roberto M
Brasil Leandro Sena M
Brasil Danilinho M
Atacantes
Jogador
Brasil Marcel
Brasil Thiago Cavalcanti
Brasil Peter
Brasil Neto Baiano
Brasil Luiz Araújo

Referências

  1. a b «Mirassol bate Floresta outra vez e é campeão brasileiro da Série D». Agência Brasil. 6 de fevereiro de 2021. Consultado em 7 de abril de 2023 
  2. a b «Retrospectiva 2022: Mirassol atinge o auge da sua história com acesso inédito e título da Série C». ge. Consultado em 7 de abril de 2023 
  3. «O-Mirassol-FC-Celebra-93-Anos-de-Historia» 
  4. «sobre-o-time» 
  5. «Mirassol vence, garante acesso e vai à final da Série C; Botafogo-SP também sobe - Gazeta Esportiva». www.gazetaesportiva.com. Consultado em 27 de outubro de 2022 
  6. «Mirassol vence em casa e é campeão da Série C». Confederação Brasileira de Futebol. Consultado em 22 de outubro de 2022 
  7. «Elenco Profissional». Mirassol Futebol Clube. Consultado em 27 de janeiro de 2021