Mischmetal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde outubro de 2009).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa (desde outubro de 2009). Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.
Ambox question.svg
Esta página ou seção carece de contexto (desde outubro de 2009).

Este artigo (ou seção) não possui um contexto definido, ou seja, não explica de forma clara e dire(c)ta o tema que aborda. Se souber algo sobre o assunto edite a página/seção e explique de forma mais clara e objetiva o tema abordado.

Mischmetal é uma mistura de elementos de transição interna (família dos elementos Lantanídeos ou Lantanóides na tabela periódica), normalmente composta por Ce (Cério), associado a La (Lantânio), Nd (Neodímio), Pr (Praseodímio) e outros, nas proporções em que ocorrem naturalmente nos minérios.

É utilizado desde o início do século XX numa liga de aproximadamente 65%Mischmetal e 35%Fe (Ferro) para a confecção de pedras-de-isqueiro. Esta invenção deve-se ao químico austríaco Auer Von Welsbach e a liga é chamada de Ferrocério ou Auermetal.

Na indústria metalúrgica, o Mischmetal é utilizado em processos de remoção de impurezas do aço.