Miscibilidade

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
O diesel é imiscível com a água e a mistura dos dois causa um efeito de arco-iris.

Miscibilidade é a propriedade de duas ou mais substâncias líquidas misturarem entre si com maior ou menor facilidade, formando uma ou mais fases. Mistura é o conjunto de duas ou mais substâncias puras. Quando duas substâncias são insolúveis, elas formam fases separadas quando misturadas; o exemplo mais conhecido disto é a mistura óleo-água. Por outro lado, a água e o álcool etílico são solúveis em quaisquer proporções, enquanto que algumas outras combinações de substâncias são parcialmente solúveis; por exemplo, se colocarmos sal de cozinha em água além de uma certa quantia, parte do sal precipita-se no fundo da vasilha na forma sólida, embora este exemplo seja de uma solução, mas que não deixa de ser um tipo de mistura, nesse caso, heterogênea, pois o excesso de sal não reagiu com a água.

A solubilidade é em parte uma função da entropia e, por isso, é visto mais usualmente em estados da matéria que são mais entrópicos. Gases solubilizam-se quase que imediatamente, enquanto que sólidos raramente são solúveis por completo. Duas exceções úteis à esta regra são as soluções sólidas de cobre com níquel (o cuproníquel, usado em moedas e, especialmente, em encanamentos) e as de silício com germânio (usada em Eletrônica). Substâncias com entropia configuracional extremamente baixas, especialmente polímeros, dificilmente dissolvem-se entre si, mesmo no estado líquido. Isso quer dizer que não se pode jamais confundir "Misturar" com "Dissolver". Água e óleo se misturam (mistura heterogênea), mas não se dissolvem.

A solubilidade não depende apenas da entropia , pois se fosse verdade então a maioria das substâncias seriam solúveis , mas isso não ocorre na realidade e a solubilidade depende de outros fatores( temperatura , pressão , interação intermolecular ) . Nos compostos iónicos existem dois fatores antagónicos ( a energia da rede cristalina e a a energia de hidratação . A energia da rede cristalina está relaciona com a disposição dos iões no estado sólido ( eles formam um retículo cristalino no qual as atracções são de natureza eletroestática e regidas pela lei de Coulomb , isto é ,diretamente proporcional ao produto das cargas dos iões e inversamente ao quadrado do raio iónico. A energia da rede cristalina "trabalha" contra a dissolução de um composto iónico, enquanto a energia de hidratação "trabalha" para favorecer a solubilidade do mesmo em água e está relaciona com a força ion-dipolo.

A energia de rede entre duas partículas é dada por 1 :

E_{el} = K \frac{Q_{1} Q_{2}}{d}

Sendo,

 K a constante  8,99 X 10^2 J m / C^2

 Q_{1} e  Q_{2} são as cargas das partículas

 d a distância entre os centros das partículas

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Miscibilidade
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.

Referências

  1. Brown, Theodore L.; H. Eugene Lemay, Bruce E. Bursten. Química: a ciência central. [S.l.]: Pearson Prentice Hall, 2005. ISBN 85-87918-42-7