Missão (marketing)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Missão é uma organização filosofística industrial que corresponde ao que esta se propõe a fazer, e para quem. É o propósito de existência de uma empresa.[1]

A definição da missão deve responder a pergunta: "Estou no mercado (ou na sociedade) para quê?" A definição deste conceito orienta na gestão do plano estratégico, visando canalizar esforços da organização naquilo em que a organização é melhor. O conceito de missão orienta tudo e a todos nas organizações.

A partir do momento que a organização tem definida sua missão no mercado ou na sociedade, busca-se o detalhamento de seus objetivos.

A missão deve ser clara, simples, objetiva e pequena.

Conforme o artigo 170 da Constituição Federal do Brasil, a organização como instituição social é um agente da sociedade criado com a finalidade de satisfazer necessidades sociais. Assim sua missão deve ser gerar riqueza, produzir e distribuir bens ou serviços e gerar empregos, cumprindo assim, sua função social.

Referências

  1. Rogério Ramos. Missão, Visão e Valores: Os Princípios Essenciais (em português). InfoEscola. Página visitada em 05 de setembro de 2013.