Missão Evangélica Pentecostal do Brasil

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Missão Evangélica Pentecostal do Brasil
Logotipo da Denominação
Logotipo da Denominação
Classificação Protestante
Orientação Pentecostal
Teologia Pentecostalismo Clássico
Política Episcopal (apenas em sua forma, sem bispos) e Congregacional
Estrutura organizacional Diretoria Nacional, Superintendências Regionais, Igrejas, Congregações e Pontos de Pregação
Líder José Azemar Luna Sales (1999 a atual)
Área geográfica Brasil
Fundador Harland Edwin Graham e Hazel Evelyn Rader Graham
Origem Novembro, 1939
Manaus, Amazonas
Escolas, 1° Grau 1
Seminários 2
Orfanatos 1
Site oficial www.mepb.org.br

A Missão Evangélica Pentecostal do Brasil (MEPB) é uma igreja pentecostal clássica que foi fundada em novembro de 1939, na cidade de Manaus, estado do Amazonas.

The Church By the Side of the Road[editar | editar código-fonte]

Tudo começa no ano de 1924 em um domingo como outro qualquer, se não fosse o local, e o que haveria de acontecer naquela bela manhã na cidade de Seattle (Washington) nos Estados Unidos da América. Um grupo de religiosos costumava reunir-se para realizar estudos bíblicos em uma escola de Seattle, aos domingos. Eram pessoas participantes de várias denominações que visitavam a Thandyke School para estudar e orar com o dirigente daquelas reuniões. Certo dia, Doutor Price, dirigente daquelas reuniões passou por uma experiência inesquecível.Aquele grupo tinha como meta principal o estudo das Escrituras, para isso se reuniam naquela escola, porém Dr. Price mais e alguns daquele grupo que o acompanhavam, foram testemunhas de uma experiência espiritual.

Segundo Dr. Price aquelas pessoas descobriram, naquele momento, os dons espirituais que Deus havia prometido em Atos dos Apóstolos. A ênfase daquela experiência do batismo no Espírito Santo era o Dom de Línguas.

Logo aquele local de reunião já não comportava a quantidade de pessoas que chegavam ali e tornava-se, então, inadequado para as reuniões, Vinham pessoas de várias partes da cidade para assistir aos estudos na escola bíblica dominical e experimentar aquela experiência que estava acontecendo na pequena comunidade que se formava.

Uma propriedade localizada entre a Estrada Militar e a Rodovia do Pacífico que seria o local que Deus havia mostrado a irmã Hannah Gorenson para aquela comunidade adquirir. Era o começo daquela que seria chamada The Church By the Side of the Road - Igreja da (do lado) Beira da Estrada. Teve inicio então a agência mantenedora de Harland, Hazel Graham e Harold e Ethel Matson, missionários que viriam ao Brasil para evangelizar na nova fé pentecostal[1] .

A chegada ao Brasil[editar | editar código-fonte]

No dia 11 de novembro do ano de 1939 às 10:30h chegaram a cidade de Manaus no Brasil os Missionários Harland Edwin Graham e Hazel Evelyn Rader Graham enviados pela The Church of the Side of the Road (Igreja da Beira da Estrada) da cidade de Seattle nos EUA. Foram enviados pelo pastor Ralph J. Sander ao Cônsul do Brasil em San Francisco – Califórnia,o Sr. Alfredo Polzin, apresentando-os como missionários. Chegando ao Brasil deveriam entrar em contato com o superintendente da Sociedade Bíblica Britânica o Sr. Harold Moro que recomendou um contato com um casal de membros da Igreja Batista Regular que os recebeu hospedando-os em sua residência durante um período de seis meses, ensinando-lhes um pouco da língua portuguesa e ainda ajudando-os a conseguir uma casa para alugar na rua Alexandre Morim em Manaus.

Foi neste período que Harland e Hazel Graham conheceram alguns membros da Assembléia de Deus (inclusive os missionários fundadores daquela denominação) que os receberam, contribuindo para o aprendizado da língua, costumes e cultura, bem como os trabalhos realizados por aquela denominação nos bairros e cidades vizinhas de Manaus.

Nesse mesmo ano chegam a Manaus vindos do Canadá o casal de missionários: Ethel Wadlin Matson e Harold Wesley Matson para auxiliar Harland e Hazel Graham. Iniciaram os trabalhos de evangelização e discipulado sozinhos, organizaram um templo no ano de 1941 e realizaram o primeiro batismo em terras brasileiras no ano de 1942[1] .

Chegada ao Nordeste[editar | editar código-fonte]

Harold Matson viaja a convite, para a cidade de Natal,Rio Grande do Norte no ano de 1945, logo depois chega Harland Graham e sua esposa, Hazel Graham. No dia 25 de junho de 1949, organiza-se em Natal a Missão Evangélica Pentecostal do Brasil. A Igreja ficara conhecida como Tenda Catedral devido o uso de tendas de circo emprestadas pela Igreja do Evangelho Quadrangular para as reuniões naquela cidade.[2]

O início da MEPB em Natal foi responsável por transformações nas igrejas desta cidade quando leva para Natal grandes tendas de lona para conferencias de avivamento com um Pastor americano da Igreja do Evangelho Quadrangular, Pr. Eugene Stubbs. Esta fora a primeira vez que a cidade testemunha eventos de pregações em grandes aglomerações ao ar livre com curas de diversas doenças através da oração[1] .

Logo depois a Igreja expandiu-se para o interior do Estado, como Lages e Angicos passando para João Pessoa em 1950, Fortaleza em 1955 e finalmente chega a Recife em 1963. Em todos os Estados por onde passou o início das atividades fora marcado pela armação de tendas.

Educação e trabalho social[editar | editar código-fonte]

Seminários[editar | editar código-fonte]

  • em Fortaleza, Ceará: Seminário Pentecostal do Ceará
  • em Natal, Rio Grande do Norte: Centro de Treinamento Teológico Harland Graham.

Escola[editar | editar código-fonte]

  • em Natal, Rio Grande do Norte: Escola de Ensino Fundamental A Seara

Orfanato[editar | editar código-fonte]

  • em Macaíba, Rio Grande do Norte: Orfanato Lírio dos Vale

Organização jurídica[editar | editar código-fonte]

A Missão Evangélica Pentecostal do Brasil, já com atuação em vários Estados no Brasil, cria seus estatutos e organiza-se com base nacional no ano de 1965, passando a ter uma sede nacional na cidade do Recife. Posteriormente, transferira-se para Natal, no Rio Grande do Norte.

Estabelece-se então que a denominação seria dirigida em âmbito nacional por um colegiado denominado Supremo Concílio, composto de Presidente, Vice-Presidente, 1º Secretário, 2º Secretário, 1º tesoureiro, 2º tesoureiro e três oficiais complementares. Logo após a 1ª convenção Nacional, a Missão Evangélica Pentecostal do Brasil é registrada em Cartório e passa a ter existência jurídica efetivada, cadastrando-se no Ministério da Fazenda e adquirindo personalidade jurídica.

No dia 30 de maio de 1965 fora feito o registro no 2º cartório e publicado em Diário Oficial de Pernambuco nº 95 neste ano, a inscrição dos Estatutos da Missão Evangélica Pentecostal do Brasil, pelo Missionário Harland Edwin Graham. No ano de 1968 acontece a primeira Convenção Nacional da Missão Evangélica Pentecostal do Brasil em João Pessoa.

Presidentes nacionais da Missão Evangélica Pentecostal do Brasil[editar | editar código-fonte]

Sequência Período Nome Observações
1 1968 a 1977 Harland Edwin Graham
2 1977 a 1978 William David Mercer
3 1979 a 1983 Aldo Augusto da Rocha
4 1983 a 1986 Manoel Soares Filho 1º mandato
5 1986 a 1987 Izirlei Vieira Guimarães – Vice-Presidente que substituiu interinamente Manoel Soares Filho até a Convenção Nacional seguinte
6 1987 a 1993 Rex Joseph Jerry Stuckless
7 1993 a 1999 Manoel Soares Filho 2º mandato
8 1999 a 2001 José Azemar Luna Sales 1º mandato
9 2001 a 2003 José Azemar Luna Sales 2º mandato
10 2003 a 2009 José Azemar Luna Sales 3º mandato
11 2009 a 2013 José Azemar Luna Sales 4º mandato
12 2013 a 2017 José Azemar Luna Sales 5º mandato

Símbolos[editar | editar código-fonte]

Bandeira Oficial da MEPB

Como símbolos básicos que configuram a identidade visual da MEPB foram aprovados em Convenção Nacional a bandeira oficial e o logotipo oficial.

No logotipo encontra-se o mapa do Brasil representando o campo missionário da igreja; uma tocha acesa que significa a ação do Espírito Santo (Pentecostes); e, uma Bíblia que mostra o Evangelho de Cristo.

Na bandeira aparecem o logotipo oficial e as barras horizontais nas cores vermelho, branco e azul. O hino oficial da MEPB pode ser encontrado no site oficial.

Logotipo Oficial da MEPB

Doutrinas básicas[editar | editar código-fonte]

A igreja Missão Evangélica Pentecostal do Brasil possui um credo tradicional no pentecostalismo clássico, o qual envolve as seguintes doutrinas básicas:

  1. A Bíblia como único livro de fé e prática.
  2. Existência da Trindade Divina, formada por Pai, Filho e Espírito Santo.
  3. Deus como criador de tudo.
  4. O homem como criatura de Deus, à sua imagem e semelhança.
  5. A realidade do pecado e de suas terríveis conseqüências para o homem.
  6. Crença na existência histórica de Jesus Cristo, sua divindade, nascimento, missão, morte, ressureição, ascensão, glorificação e Reino Eterno.
  7. Doutrinas da justificação, regeneração e salvação.
  8. Batismo no Espírito Santo na atualidade.
  9. Cura Divina como ação de Deus também nos tempos atuais.
  10. Realidade de Satanás, como personificação do Mal.
  11. Cumprimento das duas ordenanças deixadas por Jesus Cristo à Igreja: Batismo nas águas e Santa Ceia.
  12. A importância do sacerdócio do crente como despenseiro, administrador dos mistérios de Deus, dizimista e testemunha, além do Santo Ministério conforme chamado e vocação de Deus.
  13. Doutrina escatológica envolvendo o Arrebatamento da Igreja por Cristo, antes da Grande Tribulação e do Milênio (pré-tribulacionaismo e pré-milenarismo), reino terreno de Cristo por mil anos, e posteriormente na eternidade em novo céu e nova terra, e por fim um Juízo Final, para todos que não foram achados inscritos no Livro da Vida.

O Credo completo da MEPB pode ser encontrado em Sobre a MEPB no site oficial.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. a b c SOUSA, João Bosco de. Metamorphosis e Nekrosis. Natal: DEI, 2007.
  2. FRESTON, Paul. Nem Anjos, nem Demônios. Petrópolis: Vozes, 1994.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Cristianismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.