Missionários do Verbo Divino

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Generalato SVD

Missionários do Verbo Divino (Societas Verbi Divini, SVD), Congregação do Verbo Divino, ou ainda Verbitas, é uma congregação religiosa católica fundada em Steyl, às margens do rio Mosa nos Países Baixos, no dia 8 de setembro de 1875, pelo padre alemão Arnaldo Janssen. Não pode fazê-lo na Alemanha em razão da perseguição religiosa determinada por Otto von Bismarck contra os católicos com a sua Kulturkampf.

História[editar | editar código-fonte]

Países onde trabalham os Missionários do Verbo Divino.

A Congregação do Verbo Divino em 2013 conta com 5986 missionários provenientes de 73 países dos cinco continentes.[1]

De acordo com sua Constituição, os verbitas consideram como dever o anúncio da Palavra de Deus a todos os povos, a criação de novas comunidades do Povo de Deus e a promoção do crescimento e a união entre si e com a Igreja inteira. Os verbitas trabalham, primeiro e antes de mais nada, onde o Evangelho ainda não foi anunciado,ou o foi insuficientemente, e onde a Igreja Local ainda não é auto-suficiente.[2]

A Sociedade do Verbo Divino - SVD, fundada em 08 de setembro de 1875, em Steyl, na Holanda, estava com 19 anos quando os primeiros missionários chegaram ao Brasil. Foi em 12 de março de 1895 que o pequeno transatlântico aportou em Vitória-ES. Com a autorização e as provisões do bispo de Petrópolis, os dois missionários se prepararam para visitar as colônias de língua alemã. Viajando em canoa e subindo os rios, chegaram às comunidades. Foram convidados pelos colonos do Tirol, nas pitorescas montanhas do Estado do Espírito Santo e na festa de São José, no dia 19 de março, tiveram como data da fundação verbita no Brasil.[3]

A congregação conta em 2013 com 299 missionários no Brasil das mais diferentes nacionalidades, espalhados por quatro províncias Brasil Centro (BRC), em São Paulo, Rondônia e Amazonas, Brasil Norte (BRN), em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Brasília, Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco, Brasil Sul (BRS) em Santa Cataria, Paraná e Mato Grosso do Sul e Região Amazônica (BRA), no Pará e Amapá.

Em 2012, os verbitas celebraram o seu 17º Capítulo-geral com o tema: "De todas as nações, povos e línguas: partilhando vida e missão interculturais". A declaração final do Capítulo-geral consiste em orientações para a missão "Ad extra" e "Ad intra" do missionários.

No ano de 2006 os Verbitas eram a sétima maior congregação missionária masculina do mundo, e continua crescendo mesmo nas crises da Igreja, mantendo o ideal do fundador Sto. Arnaldo Janssen. Em 1961 contavam com 5.345 membros e em 2005 eram 6.102 membros o que equivale a um crescimento aproximado de 14%.[4]

Em 2005 estavam assim distribuídos os seus membros:

  • Bispos: 46
  • Padres: 3.844
  • Irmãos: 654
  • Irmãos de votos temporais: 89
  • Estudantes clérigos: 1.106
  • Noviços: 336

Em 2013, os verbitas são 5986 missionários provenientes de 73 países nos cinco continentes.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Catalogus 2013, Sodalium Societatis Verbi Divini - Apud Curiam Generalitiam SVD - Romae
  2. Constituições da Congregação do Verbo Divino - Roma, 1983
  3. Nossa história, nossa missão. Missionários da Congregação do Verbo Divino no Brasil - 1895-2000, Belo Horizonte, MG - 2000
  4. PEDROSA, Manoel Custódio. Missionários do Verbo Divino no Mundo - Visão da missão verbita no mundo. Belo Horizonte, Ed. O Lutador, 2008.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Fritz Bornemann (ed.), Historia de Nossa Congregação,(Analecta SVD 54/5) tradução: José Wisniewski, SVD, Apud Collegium Verbo Divini, Romae, 439 pp.
  • Charles D'Souza, Ao encontro do outro. Uma leitura missionaria das constituições da Congregação do Verbo Divino, São Paulo 1997, 154 pp.
  • VV.AA. Nossa história, nossa missão. Missionários da Congregação do Verbo Divino no Brasil. Belo Horizonte, 2000.
  • VV.AA. Desafios Missionários Hoje. Reflexão de missionários do Verbo Divino por ocasião do Centenário de sua chegada ao Brasil. 1995, São Paulo.
  • Valle, Edênio (Org). Diálogo Profético e missão. 2005, Campinas, Komedi.
  • Em diálogo com o Verbo, nº11. Documentos do 17º Capítulo-geral SVD 2012. 2012, Juiz de Fora, Norte Produções.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Missionários do Verbo Divino
Ícone de esboço Este artigo sobre Catolicismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.