Mistura eutética

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Mistura eutéctica (alternativamente designada mistura eutética; do grego eutektos, "facilmente fundida") é uma mistura de compostos ou elementos químicos, (como uma liga metálica), em uma determinada proporção na qual o ponto de fusão é o mais baixo possível. Ou seja durante resfriamento uma fase líquida se transforma em, pelo menos, duas fases sólidas.[1] Essa composição é conhecida como composição eutéctica e sua temperatura como temperatura eutéctica.[2]

Uma das misturas eutécticas mais conhecida é a solda para componentes electrônicos, feita de estanho e chumbo, onde o ponto de fusão desta é menor que o de seus componentes isolados (183 °C, contra 232 °C e 327 °C, respectivamente), e sendo, por isso, chamado ponto eutéctico. Há também outras misturas eutécticas usadas em metalurgia, mesmo não-metálicas (para formar escória) e na indústria do vidro (na qual os componentes acrescentados, como o carbonato de sódio, são chamados "fundentes").

Eutectóide[editar | editar código-fonte]

Diagrama de fase A-B, mostrando a transformação eutéctica entre α e β.

Quando a solução acima do ponto de transformação é contínua, ao invés de líquido, uma transformação análoga eutectóide (também designada eutetóide) pode ocorrer. Por exemplo, no sistema ferro-carbono, a fase austenita pode sofrer uma transformação eutectóide para produzir ferrita e cementita, muitas vezes em estruturas de um Sólido_lamelar, tal como a perlita e a bainita. Este ponto eutectóide ocorre em 727 ° C (1341°F) e cerca de 0,83% de carbono..[3]

Região peritéctica[editar | editar código-fonte]

Transformações peritécticas (também designadas peritéticas) também são semelhantes às reacções eutécticas. Aqui, uma das fases líquida e sólida de proporções fixas reagem a uma temperatura fixa e produzem uma única fase sólida. Dado que as formas sólidas produzidas na interface entre os dois reagentes podem formar uma barreira de difusão e, geralmente, provocam tais reacções para continuar muito mais lentamente do que as transformações eutéctica ou eutectóide. Devido a isso, quando uma composição peritéctica solidifica não mostram a estrutura lamelar, que encontra-se com a solidificação eutéctica.

Tal transformação existe no sistema ferro-carbono, como visto perto do canto superior esquerdo da figura. Assemelha-se a um eutéctico invertido, com a fase δ combinando com o líquido para produzir austenita pura em 1495 ° C (2723 ° F) e 0,17% de carbono.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Callister, Jr William D. Ciência e Engenharia de Materiais: Uma Introdução. Quinta edição (2002 pp 178)
  2. Smith et al. McGraw-Hill, pp. 326–327.
  3. Iron-Iron Carbide Phase Diagram Example (Exemplo de diagrama de fase ferro-carbeto de ferro) (em inglês)

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Química é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.