Mistura homogênea

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde abril de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Mistura homogênea (português brasileiro) ou Mistura homogénea (português europeu) é uma mistura onde ao final do processo de união de substâncias, estas já não podem ser identificadas como no início. A aparência da mistura é uniforme a olho nu. Também são misturas que apresentam uma só fase.

Estas misturas também são conhecidas como solução, na qual podem apresentar-se sólidas, líquidas ou gasosas. Para se distinguir uma solução de uma substância pura, pode-se efetuar a medição em suas temperaturas de mudanças de estado. A solução apresentará variação de sua temperatura durante o processo de transição de estado, já a substância pura apresentará uma temperatura constante.

Sólido - Sólido[editar | editar código-fonte]

Quando se trata apenas de muito improvável com microscópios.

Líquido - Sólido[editar | editar código-fonte]

Um sólido é solúvel em um líquido (solvente) se seu grau de solubilidade for considerável. Na teoria, todo o sólido é solúvel em água (solvente universal) mesmo que seja ínfima a quantidade que realmente está em solução. Para esse tipo de mistura, a temperatura é um fator determinante: a priori, quanto maior a temperatura do solvente, maior a solubilidade de um sólido contido nele de modo que cada vez mais soluto pode ser adicionado sem precipitar (aparência de corpo de fundo no recipiente).

Nesse caso, a polaridade dos componentes a serem misturados devem ser levados em consideração. Exemplo: água (polar) não solubiliza significativamente a naftalina (quase apolar).

Líquido - Líquido[editar | editar código-fonte]

Em caso de líquidos, a classificação de polaridade das moléculas constituintes de cada um também deve ser levada em consideração para a formação da mistura ou não.

Se dois líquidos forem polares ou bipolares (característica das moléculas que apresentam regiões fortemente polares e apolares simultaneamente), como por exemplo a água (polar) e o álcool (bipolar), são miscíveis entre si; caso fossem água e éter metílico (praticamente apolar), a mistura praticamente não existiria. Por outro lado, a acetona (bipolar) solubiliza tanto éter metílico (apolar) quanto é miscível em água.

Líquido - Gás[editar | editar código-fonte]

Um mistura homogênea entre um líquido e um gás é sistematicamente difícil de ser obtida. Primeiramente, porque as bolhas de gás são visíveis até mesmo a olho nu. Além disso, uma mistura líquido-gás tem que ser acondicionada em recipiente fechado para que o gás não escape.

Mas, apesar de possuírem solubilidade complicada e muito variável (principalmente por causa da temperatura, onde quanto maior a temperatura menor a solubilidade do gás), soluções líquido-gasosas homogêneas não são impossíveis de serem encontradas: há gases dissolvidos na água da torneira (em geral, oxigênio) ou na solução de ácido clorídrico, originado a partir do borbulhamento de cloreto de hidrogênio em água destilada, por exemplo.

Gás - Gás[editar | editar código-fonte]

A única mistura onde há miscibilidade total entre seus constituintes é a do tipo gás-gás. Como os gases tendem a ocupar o volume do recipiente na qual estão contidos, caso acrescentássemos dois gases corados não reativos entre si em um mesmo recipiente, por simples e livre expansão dos mesmos, uma solução gasosa homogênea seria naturalmente obtida.

Observe:[editar | editar código-fonte]

Gases sempre formam misturas homogêneas exceto quando suas densidades forem muito diferentes, como o hexafluoreto de urânio (UF6²) com hélio (He).

Exemplos:

1 - Água e álcool (homogênea) 2 - Açúcar e sal (homogênea) 3 - suco (homogênea)

Ícone de esboço Este artigo sobre Química é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Separações de misturas homogêneas: .Destilação simples sólido-líquido Ou entre dois líquidos. Exemplos: Água pura e sal da água do mar.