Mithril

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Mithril é a chamada Prata dos Anões do mundo inventado por J. R. R. Tolkien. Nas obras deste autor, Mithril é um metal mais valioso do que o ouro. É valioso devido à sua raridade, ao seu brilho, ao peso incrivelmente leve e à resistência imensa. A sua cor é azulada.

Quando Frodo Bolseiro parte de Valfenda (Casa de Elrond) no início da aventura do Anel, o seu tio, Bilbo Bolseiro, oferece-lhe uma camisa de Mithril cravejada de esmeraldas. Segundo Gandalf, este artefato era mais valioso que o Condado inteiro.

Bilbo Bolseiro adquiriu a camisa de Mithril na sua aventura à Montanha Solitária onde teve vários encontros com Smaug. Foi do tesouro deste dragão que a cota de malha foi encontrada e dada ao hobbit pelos anões. O livro "O Hobbit" escrito por J. R. R. Tolkien e publicado em 1937 conta esta história.

"É resistente como aço, mas leve como pena." - Bilbo Bolseiro.

Em jogos de RPG[editar | editar código-fonte]

O nome mithril ou variações similares do nome (mithral, mythril, mítrio entre outros) está presente em outros mundos fictícios, principalmente em jogos de RPG, já que Tolkien Estate (o que gerencia a obra de Tolkien) não registrou o termo como trademark. Uma das primeiras obras a usar o termo é Dungeons & Dragons, particularmente Forgotten Realms. O termo aparece em vários jogos de computador e Video game, como exemplo:Aika Online 4Story Ragnarök Online, Gemstone IV, The Elder Scrolls II: Daggerfall and Time of Castles, IV: Oblivion, EverQuest, RuneScape, Dark Age of Camelot, Diablo, Lineage II, Dungeons and Dragons Online, Tales of Symphonia, World of Warcraft, Aion: The Tower of Eternity, Final Fantasy, Grand Fantasia (Grande Fantasia PT), Maplestory, Patapon, Star Ocean, Cabal Online, Harvest Moon, Runes of Magic, Kingdom Hearts, Grand Chase, Terraria, Ultima Online e Realm of the Mad God. É também encontrado em jogos para celular como no jogo Age of Sorcery, sendo o único metal para construção de armas e armaduras.

A Saul Zaentz Company possui o direitos de comercialização sobre a marca, além de outros direitos derivados dos nomes de lugares, personagens e coisas descritas no JRR Romances de Tolkien O Senhor dos Anéis e O Hobbit[1]

Desde 2003, o mithril foi a "inspiração para o projeto Mitral", uma "plataforma de pesquisa de última geração da MIT"[2]

É geralmente usado para designar um material muito resistente e valioso do jogo. É utilizado na forja das armaduras e das armas mais fortes. Também existem jogos que utilizam o Mithril como moeda ou dispositivo. A comunidade de desenvolvedores independentes que utilizam a ferramenta RPG Maker são frequentes utilizadores do termo.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Middle-earth Enterprise.
  2. Frequently Asked Questions. MIThril project. Massachusetts Institute of Technology. Página visitada em 2012-11-19.