Mitsukoshi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Mitsukoshi
upright=!Artigos sem imagens
Criação
Forma jurídica
Sede social
Nihonbashi-Muromachi (en)
Sector de atividade
Fundador
Proprietário
Isetan Mitsukoshi (d)
Empresa-mãe
Website


A loja de departamentos Mitsukoshi em Nihonbashi, Tóquio
Utagawa Hiroshige impresso em um ukiyo-e com o Monte Fuji e o Echigoya como pontos de referência. Echigoya é o antigo nome de Mitsukoshi, em homenagem à antiga província de Echigo. A sede da Mitsukoshi localiza-se no lado esquerdo da rua.
Unidade principal de Nihonbashi

A Mitsukoshi (株式会社三越 Kabushiki-gaisha Mitsukoshi?) é uma cadeia de lojas de departamentos internacional com sede em Tóquio, Japão. Ela é uma subsidiária da Isetan Mitsukoshi, que também é proprietária da cadeia de lojas de departamentos Isetan.

História[editar | editar código-fonte]

Ela foi fundada em 1673 com o yagō (nome comercial) de Echigoya (越後屋), vendendo kimonos.[1] Dez anos mais tarde, em 1683, a Echigoya teve uma nova abordagem de marketing. Ao invés de vender porta a porta, eles abriram uma loja onde os compradores poderiam comprar bens na hora com dinheiro. A estação Mitsukoshimae do metrô de Tóquio, recebeu o nome pela loja da Mitsukoshi adjacente a ela.

A Mitsukoshi é a origem do grupo Mitsui. Na década de 1970, a Mitsukoshi comprou a loja de departamentos Oriental Nakamura em Nagóia e a renomeou para as Mitsukoshi Nagoya.

Genichiro Inokuma projetou o papel de embrulhar em branco e vermelho.[2]

Em agosto de 2007, foi anunciado que a Mitsukoshi fundiria com a Isetan, uma grande loja de departamentos no Japão.[3] A Mitsukoshi foi retirada da bolsa em 26 de março de 2008 e em 1º de abril ela fundiu-se com a Isetan sob a empresa de holding Mitsukoshi Holdings Ltda.(TYO: 3099).

Referências

  1. «MITSUKOSHI DEPARTMENT STORE SHINJUKU TOKYO MAP - Go Japan Go» (em inglês). Consultado em 14 de outubro de 2014. Arquivado do original em 2 de junho de 2015 
  2. «Cópia arquivada». Consultado em 15 de outubro de 2014. Arquivado do original em 19 de novembro de 2003 
  3. http://www.mitsukoshi.co.jp/pc/corp/pdf/0070823.pdf 株式会社伊勢丹と株式会社三越との共同持株会社設立による経営統合に関するお知らせ, 23 de agosto de 2007 (em japonês)