Mobile Suit Gundam SEED

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde Dezembro de 2008). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Mobile Suit Gundam SEED
Gênero Mecha, Militar, Ação, Romance


Anime
Direção Mitsuo Fukuda
Estúdio Sunrise Inc.
Exibição original 5 de Outubro de 2002 – 27 de Setembro de 2003
Emissoras de TV Japão JNN TV, TBS TV
Nº de episódios 50
Projeto Animangá  · Portal Animangá

Mobile Suit Gundam SEED Shīdo (ou "Gundam SEED") é umas das séries de televisão de anime do Japão. É uma parte da franquia Gundam que começou em 1979 que utiliza batalhas entre robôs gigantes, se passa cronológicamente em um universo alternativo chamado Era Cósmica. A série têm 50 episódios, foi ao ar no Japão em 5 de outubro de 2002 e terminou em 27 de setembro de 2003 as 18:00 no canal JNN TV(Tóquio Broadcasting System (TBS TV).Deveria ter sido exibida pelo Cartoon Network brasileiro por volta de 2004, junto com SD Gundam e Gundam Wing, mas por motivos contratuais, apenas o último foi exibido.

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Trama[editar | editar código-fonte]

Dirigido por Mitsuo Fukuda (GPX Cyber Cyber Formula e Gear Fighter Dendoh), a série começa no universo chamado Era Cósmica. Esta série começa com uma guerra entre a Terra e as colônias espaciais, semelhante a séries "A Guerra de um Ano" (One Year War) da série Gundam original, com elementos de New Mobile Report Gundam Wing e After War Gundam X. A linha de enredo é imensa. Em um lado a Aliança Terrestre (EAF em inglês), e no oposto as colônias espaciais que formam uma espécie de nação espacial chamada PLANT e sua divisão militar ZAFT (Aliança do Zodíaco do Tratado de Liberdade). Com novos feitos da ciência na área de engenharia genética, a raça humana classificada agora como "naturais" (Naturals), que são a maioria da população de habitantes da Terra e os geneticamente modificados como "Coordenadores" (Coordinators) que povoaram as colônias espaciais da PLANT. Como na trama da série original, a ZAFT ao descobrir a notícia de desenvolvimento de novos modelos de mobile suits pelo exército dos naturais da EAF, rapidamente invade a colônia espacial Heliópolis pertencente ao país neutro ORB, onde os mesmos estavam sendo desenvolvidos secretamente, com o plano de capturar os cinco protótipo Gundams. A ZAFT obteve êxito em roubar quatro dos protótipos. O jovem Kira Yamato, estudante civil coordenador que vivia pacificamente com seus amigos na colônia acaba sendo envolvido na batalha na fábrica onde os Gundam estavam sendo desenvolvidos, sendo obrigado a pilotar o Gundam que a ZAFT não conseguiu roubar para sobreviver e proteger os amigos do ataque, o Gundam Strike, e forçado a lutar contra o velho amigo de infância Athrun Zala, um dos pilotos da ZAFT que estava na missão e obteve o Gundam Aegis. Gundam SEED começou com as mesmas linhas de enredo às primeiras séries Gundam, porém posteriormente a série seguiu uma linha original e distinta das séries anteriores. A série possui razoável qualidade de animação das batalhas, porém usa o "Image Recyling", ou seja, repete várias sequências inteiras de animação, muitas vezes até no mesmo episódio, uma trilha sonora marcante e uma estrutura de enredo complexa que envolve engenharia genética como clonagem e alterações genéticas, tema abordado hoje com bastante frequência nos meios atuais.

As nações em conflito[editar | editar código-fonte]

Aliança Terrestre (AT ou EAF)

A Aliança Terrestre é uma força militar criada em conjunto entre a maioria das nações do planeta para entrar em conflito com a ZAFT. Um ataque unilateral com armamento nuclear a colônia rural da PLANT Junius Seven feita pela EAF cuminou a guerra entre as 2 nações. O grupo ativista chamado "Blue Cosmos" formado por naturais tem como filosofia representada na frase "Por um mundo puro e azul", uma ideologia de que modificações genéticas são contra a ordem natural e que todos os coordinators são impuros e devem ser eliminados não importa os meios. Alguns integrantes executam ações terroristas contra coordenadores em países ocupados na Terra pela ZAFT. Os políticos que encabeçam o comando das forças da EAF são integrantes desta facção secretamente.

PLANT

A PLANT é uma nação formada pelas colônias espaciais onde se foram desenvolvidas pesquisas científicas em benefícios da humanidade. Pessoas geneticamente modificadas habitam as colônias e são chamadas de coordinators (coordenadores), possuem habilidades que pessoas naturais da Terra não possuem como não tendências a doenças genéticas como câncer, maior força física e inteligência, etc. Com o passar dos anos, algumas pessoas naturais começaram a ter inveja e tomar ações terroristas contra os coordinators, cuminando com o ataque da EAF a Junius Seven. Em retaliação ao ataque nuclear, a ZAFT (espécie de força militar das colônias PLANT) atacou a Terra lançando dispositivos que impedem o uso de energia nuclear, os "neutron jammer" em toda a superfície do planeta, causando uma séria crise de energia no planeta.

ORB (União dos Emirados Unidos da ORB)

O país ORB é uma das únicas nações do globo que não estava envolvida no conflito pois o mesmo tem uma política neutra em relação tanto a Naturais como Coordenadores, não impondo restrições a permanência e conviência em seus território de Coordenadores e Naturais. O país possui uma pequena área territorial no globo mas se destaca pelo grande poderio bélico e possui colônias espaciais que também possuem fábricas militares instaladas, habitadas tanto por Coordenadores como por Naturais. Mais tarde acaba sendo envolvida em conflito com a EAF, pois a mesma lança um ultimato para todas as nações neutras do planeta que se unam a aliança na guerra, caso contrário a mesma serão consideradas inimigos. Neste caso como a Aliança tinha perdido as bases militares JOSH-A (Alasca) com a destruição completa e a posterior derrota na batalha na base do Panamá, a EAF ficou desesperada atrás do poder militar e do MASS DRIVER de ORB. O presidente da nação Uzumi Nara Athha, não aceitou os termos da EAF pois vai contra os ideais de ORB de nunca se unir ou apoiar em guerra de outros países e, no ataque da Aliança a ORB, o país acabou sendo devastado pelo conflito na baia de Onogoro com a auto-destruição do MASS DRIVE e da fábrica militar de Morgenroete.


Ícone de esboço Este artigo sobre mangá e anime é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.