Moblog

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde Fevereiro de 2008).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.

Introdução[editar | editar código-fonte]

Moblog é a conjunção das palavras "mobile" (móvel) e "Weblog" (ou Blog). Nada mais é do que uma publicação de sucessivos registros (textos e/ou imagens) na internet realizada através de algum dispositivo portátil, como um PDA ou um telefone celular, sem a necessidade de um ponto fixo de conexão com a Internet. Ou seja, o autor do Moblog pode publicar seu conteúdo a qualquer hora e lugar, desde que tenha um aparelho celular.

Moblog no Brasil[editar | editar código-fonte]

A primeira Operadora de telefonia celular a ofertar o serviço de Moblog foi a Vivo, para uso exclusivo de seus assinantes. Atualmente, quase todas as Operadoras oferecem a facilidade, embora com outra nomenclatura. Por exemplo, a Operadora Oi possui o Oi Blog, já as Operadoras BrasilTelecom e Claro têm Moblog sob o nome de "Album".

Em 2007 foi lançado o Mandei, primeiro Moblog Brasileiro Multi-Operadoras.

Ferramentas[editar | editar código-fonte]

Quase todos os principais Sistemas de gerenciamento de conteúdo tem suporte à publicação remota usando algum protocolo e/ou api, por exemplo xml-rpc, em particular, as ferramentas a seguir têm suporte a publicação em trânsito, que caracteriza o moblog: wordpress, b2evolution e blogger entre outros!

Aplicações[editar | editar código-fonte]

A principal vantagem do Moblog é a possibilidade de publicar fotos ou pequenos vídeos de qualquer lugar a qualquer hora. Uma aplicação interessante é o Foto Reporter do Jornal Estadão que permite que os leitores enviem suas fotos via celular direto para a Redação do Jornal.

Ícone de esboço Este artigo sobre Internet é um esboço relacionado ao Projeto Internet. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.