Modelo 2

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde outubro de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Em projeto de aplicações web em Java, há dois modelos de projeto normalmente utilizados, referidos como Modelo 1 e Modelo 2.

O Modelo 1 é mais simples e recomendado apenas para aplicações simples. O Modelo 2 é recomendado para aplicações médias e grandes.

O Modelo 2 é uma arquitetura de desenvolvimento para web que utiliza o padrão de projeto Model-View-Controller (MVC) para separar a apresentação do conteúdo e usa servlets e páginas JSP juntos na mesma aplicação.

No Modelo 2, os servlets cuidam das camadas de acesso dos dados e do fluxo navegacional, enquanto as páginas JSP por sua vez lidam com a camada de apresentação, permitindo aos engenheiros e designers HTML trabalharem cada um em sua própria parte da aplicação.

Em uma aplicação utilizando o Modelo 2, requisições do navegador do cliente são passadas para o controlador, que é um servlet. O controlador decide a qual visão (JSP) será passada a requisição. A visão então invoca métodos em um JavaBean (que pode acessar um banco de dados) e retorna o objeto de resposta para o web container, que é então passado para o navegador do cliente.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre programação de computadores é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.