Modelo atômico de Dalton

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Modelo atômico bola de bilhar proposto por Dalton.

O modelo atômico de Dalton ou modelo bola de bilhar foi a conclusão da teoria atômica feita por John Dalton, em meio de vários experimentos, retomados da hipótese de Leucipo de Mileto e Demócrito de Dera. Segundo o químico, nas diversas combinações dos átomos, ainda tidos como partículas fundamentais e indivisível, estaria a origem da diversidade das substâncias conhecidas. No modelo concebido por Dalton, os átomos seriam minúsculas esferas maciças, homogêneas, indivisíveis e indestrutíveis.[1] Mais tarde, Joseph John Thomson, formulou as idéias de Dalton e descobriu partículas de carga negativa, os elétrons.[2]

Estrutura[editar | editar código-fonte]

No campo da filosofia, Dalton fez um sistema de átomos de moléculas.

Em 1803 Dalton publicou o trabalho Absorption of Gases by Water and Other Liquids, (Absorção de gases pela água e outros líquidos), neste delineou os princípios de seu modelo atômico.

Segundo Dalton:[2] [3]

  • átomos de elementos diferentes possuem propriedades diferentes entre si;
  • átomos de um mesmo elemento possuem propriedades iguais e de peso invariável;
  • átomo é a menor porção da matéria, e são esferas maciças e indivisíveis;
  • nas reações químicas, os átomos permanecem inalterados;
  • na formação dos compostos, os átomos entram em proporções numéricas fixas 1:1, 1:2, 1:3, 2:3, 2:5 etc.;
  • o peso total de um composto é igual à soma dos pesos dos átomos dos elementos que o constituem.

Em 1808, Dalton propôs a teoria do modelo atômico, onde o átomo é uma minúscula esfera maciça, impenetrável, indestrutível, indivisível e sem carga. Todos os átomos de um mesmo elemento químico são idênticos. Seu modelo atômico foi chamado de modelo atômico da bola de bilhar.

Referências

  1. Bemfeito, Ana Paula. . "Passaporte para Ciências" 9: 328 p. 195.
  2. a b Modelos atômicos: Dalton, Thomson e Rutherford. Vestibulando na Web (2011). Página visitada em 25 de fevereiro de 2013.
  3. J. Dalton (1802) "Essay IV. On the expansion of elastic fluids by heat," Memoirs of the Literary and Philosophical Society of Manchester, vol. 5, pt. 2, pages 595-602; see page 600.