Moimenta de Maceira Dão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Pt não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
 Portugal Moimenta de Maceira Dão  
—  Freguesia  —
Moimenta de Maceira Dão está localizado em: Portugal Continental
Moimenta de Maceira Dão
Localização de Moimenta de Maceira Dão em Portugal
40° 34' 48" N 7° 49' O
País  Portugal
Concelho MGL1.png Mangualde
 - Tipo Junta de freguesia
Área
 - Total 6,39 km²
População (2011)
 - Total 514
    • Densidade 80,4/km2 
Código postal 3530
Orago Nossa Senhora das Neves
lick

Moimenta de Maceira Dão é uma freguesia portuguesa do concelho de Mangualde, com 6,39 km² de área e 514 habitantes (2011). Densidade: 80,4 hab/km².

Foi vila e sede do concelho de Maceira Dão. Este era constituído apenas por uma freguesia e tinha, em 1801, 313 habitantes.

Actualmente, a freguesia é constituída pela aldeia que lhe dá nome, não integrando nesta outras aldeias ou lugares, sendo assim uma das maiores freguesias do concelho de Mangualde.

Ao nível do património, na freguesia encontra-se edificada a Igreja Paroquial, construída na primeira metade do século XVIII. A aldeia tem como padroeira Nª Srª das Neves e é comemorada no dia 5 de Agosto.

Como colectividades, dispõe do Centro Social, Cultural, Desportivo e de Defesa do Ambiente e Património de Moimenta de Maceira Dão e do Moimenta do Dão Futebol Clube.

Em termos de infra-estruturas, a freguesia dispõe de um Campo de Futebol, Polidesportivo, Parque Infantil, Escola Primária e Centro Social.

Localizada a poucos quilómetros da sede de concelho, a freguesia encontra-se igualmente próxima de Nelas e de Viseu, beneficiando assim de uma situação geográfica privilegiada.

A freguesia de Moimenta de Maceira Dão é atravessada pela Estrada Nacional 234 e ainda pela Linha da Beira Alta, sendo que dispõe igualmente de uma estação designada por Moimenta-Alcafache. O facto de surgir "Alcafache" na designação da estação deve-se à localização das termas a cerca de 6 quilómetros com o mesmo nome.

A cerca de um quilómetro da estação de comboios teve lugar, em 11 de Setembro de 1985, o Desastre Ferroviário de Moimenta-Alcafache. Foi o maior acidente ferroviário ocorrido em Portugal, com um número de mortes ainda hoje desconhecido.


Ícone de esboço Este artigo sobre freguesias portuguesas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.