Moisés Santiago Bertoni

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde Novembro de 2008). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Mosè Bertoni

Moisés Santiago Bertoni (Mosè Giacomo Bertoni) (15 de junho de 185719 de setembro de 1929) foi um naturalista, escritor e botânico suíço.

Conhecido popularmente como o sábio Bertoni, é considerado um dos imigrantes mais extraordinários que tenham chegado às terras paraguaias.

De nacionalidade suíça, nasceu na pequena aldeia de Lottigna, no cantão Ticino, no 15 de junho de 1857, filho de Ambrosio Bertoni, advogado, notável jurisconsulto, funcionário e político ticinense, e de Giuseppina Torreani, professora e botanica.

Faleceu no dia 19 de setembro de 1929, aos 72 anos, na cidade de Foz do Iguaçu (Brasil), de malária. Seus restos descansam em Puerto Bertoni, Paraguai, embaixo das grandes árvores, bem próximo de seu antigo local de trabalho.

Em 2007, foi fundado em homenagem a Moisés Bertoni o Colégio Bertoni em Foz do Iguaçu, Paraná.

No dia 9 de Fevereiro de 2012 foi lançado na Livraria Nobel de Foz do Iguaçu o livro "Moises Bertoni : uma vida para a ciencia" escrito por Aline Niemeyer e Evaldo Butura

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Moisés Santiago Bertoni
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.