Molho Tabasco

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde janeiro de 2014).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Molho Tabasco
Propaganda do molho Tabasco de 1905.

O molho tabasco é um molho de pimenta fabricado nos Estados Unidos, conhecido e vendido em todo o mundo. De sabor picante, prepara-se com pimentos vermelhos Capsicum frutescens da variedade tabasco, vinagre, água e sal, macerados em barris de carvalho. O molho é produzido na ilha de Avery, que fica localizada na Paróquia de Iberia, no estado estadunidense da Luisiana.

É vendido em mais de 160 países e territórios, sendo embalado em 22 línguas e dialectos. São produzidas cerca de 720.000 pequenas garrafas de 57 ml por dia, na fábrica de tabasco na ilha de Avery, na Luisiana. Existem garrafas de diversos tamanhos, desde as mais comuns de 57 ml e 148 ml, até às de 3,7 litros (que correspondem a um galão norte-americano), usadas na restauração, e às miniaturas de 3,7 ml.

Variedades[editar | editar código-fonte]

Além do molho tabasco clássico, existem outras variedades:

  • o molho picante jalapenho, menos picante, feito à base de malaguetas jalapenho (Capsicum annuum);
  • o molho picante habanero, mais picante, feito à base de malaguetas habanero (Capsicum chinense).

História[editar | editar código-fonte]

O molho tabasco foi inventado em 1868 por Edmund McIlhenny, um antigo banqueiro nascido no estado de Maryland, nos Estados Unidos, que se mudara para o estado da Luisiana por volta de 1840. Após a sua morte em 1890, foi sucedido pelo seu filho mais velho, John Avery McIlhenny, que expandiu e modernizou o negócio. Alguns anos mais tarde, este demitiu-se para se juntar a um regimento voluntário de cavalaria de Theodore Roosevelt.[1]

Em consequência desta demissão, o seu irmão Edward Avery McIlhenny, um naturalista auto-didacta vindo de uma viagem pelo Árctico, viria a assumir o controlo da companhia, dirigindo-a desde 1898 até à sua morte em 1949. Tal como o seu irmão, empenhou-se na expansão e na modernização, assim como o viria a fazer o seu familiar e herói de guerra Walter S. McIlhenny, que viria a dirigir a companhia até à sua morte em 1985.

Actualmente, a companhia McIlhenny é ainda uma empresa privada, liderada por um membro da família McIlhenny.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. The Economist, "Tabasco island: Some like it Avery hot", 26 de Março de 2011, p. 40.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]