Mombi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Bruxa Malvada do Norte
Mombi.JPG
Mombi, ilustração por John R. Neill em 1904.
Nacionalidade Gillikin
Filho(s) Tip (filho adotivo)
Ocupação Governante do País Gillikin
(anteriormente)
Gênero literário Feminino

A Bruxa Malvada do Norte, com o nome de Mombi, é um personagem fictício em dos livros de L. Frank Baum. Ela aparece e é o principal antagonista no livro The Marvelous Land of Oz e é mencionado em outros livros também. De todas as bruxas malvadas em L. Frank Baum 's Oz série, Mombi é de longe o mais significativo, considerando o papel que ela desempenhou na " história "de Oz.

O personagem foi originalmente apresentado como uma bruxa humilde que tinha encantado Princesa Ozma , a fim de impedi-la de ascender ao trono. Mais tarde na série, L. Frank Baum especificado que ela já havia conquistado e governou o Gillikin País , como a Bruxa Má do Norte, apenas para ser deposto pela Bruxa Boa do Norte .

Além disso, Mombi escravizara Ozma pai ( Rei Pastoria ) e avô, eliminando assim a família real de Oz, e permitindo a si mesma e as bruxas más do Leste, Oeste e Sul para conquistar e dividir a terra entre eles.

Depois de forçá-la a desencantar Princesa Ozma , Glinda a Bruxa Boa do Sul fez Mombi beber um projecto poderoso que tirou a velha bruxa de todos os seus poderes mágicos.

Mombi não fazer mais aparições em L. Frank Baum livros 's. Em Ruth Plumly Thompson 's The Lost King of Oz , a bruxa levanta estragos mais uma vez, e no final do livro, em um ato raro da pena capital Ozite, Mombi é brutalmente encharcado com água e se derrete como a Bruxa Malvada o Ocidente, de modo que nada é deixado dela, mas seus sapatos de fivela. L. Frank Baum nunca disse que todas as bruxas em Oz iria morrer ao entrar em contato com a água, mas Ruth Plumly Thompson e vários escritores posteriores, como Rachel Payes tinha feito essa conclusão.

Livros por L. Frank Baum[editar | editar código-fonte]

Após chegar em Oz, o Assistente fez três visitas a Mombi, e entregou o ex-rei Pastoria filha 's, Princesa Ozma , até a velha bruxa. Mombi manteve o herdeiro do trono infantil escondido com sucesso longe, transformando-a em um garoto chamado Tip . Na verdade, as transformações parecia ser o forte de Mombi. Tendo sido o carcereiro de pai e avô antes de Ozma, Mombi tratado Dica como um escravo, também, como "ele" cresceu.

Primeiro jogo da Mombi foi a Bruxa Boa do Norte . Depois de libertar o Gillikins das garras de Mombi, a Bruxa Boa proibiu qualquer outra bruxa para viver em seu domínio. Mesmo depois de sua derrota, Mombi ainda era um sobrevivente. Obrigou-se a parecer uma wizardess humilde e acomodou-se em uma terra tranquila que incluía campos de milho, uma vaca com quatro chifres, e alguns porcos.

Um dia Mombi visitou um Magician Crooked chamado Dr. Nikidik, e comprou o pó da Vida dele, que ela usou para trazer Jack Pumpkinhead à vida. Dica criado Jack assustá-la, então, como punição Mombi preparava uma poção que transformaria em Dica uma estátua de mármore. Naquela noite, Tip fugiu e levou Jack com ele. Quando Geral Jinjur Exército da Revolta 's conquistou a Cidade das Esmeraldas , Jinjur temia que o deposto Espantalho voltaria com o Homem de Lata de retomar o trono do reino. Jinjur perguntou Mombi ajuda e ela concordou, na esperança de recapturar Dica, que se juntou o Espantalho.

Depois de deixar o País Gillikin para unir forças com Jinjur , a nova auto-nomeado Queen of Oz, Mombi já não estava sob a jurisdição da Bruxa Boa do Norte . Espantalho foi para Glinda para pedir ajuda em recuperar o trono, mas ela se recusou e explicou que Princesa Ozma era o governante legítimo. Ela, então, partiu para descobrir o destino de Pastoria filha.

Mombi tentou enganar e escapar de Glinda com uma série de transformações que vão desde a empregada Jellia Jamb para um Rose e, finalmente, um Griffin , mas o ex-Bruxa Malvada do Norte não era páreo para a boa Sorceress do sul. De fato, Glinda acabou por ser um adversário ainda mais difícil do que a Bruxa Boa do Norte . Ela capturou Mombi e forçou-a a revelar a localização da princesa. Mombi restaurado Ozma à sua forma adequada, e Glinda tirou poderes mágicos de Mombi. Pouco antes de ser desencantado, Dica prometeu prever Mombi em sua velhice, apesar de suas ações diabólicas. L. Frank Baum escreveu Ozma como uma pessoa gentil, tolerante e compassivo; não um governante vingativo.

Livros posteriores[editar | editar código-fonte]

  • Em Ruth Plumly Thompson 's The Lost King of Oz , Dorothy sugere que Mombi ser posto para fora com um balde de água para os seus crimes, e da Princesa Ozma ela mesma comanda. L. Frank Baum nunca sugeriu que a água poderia destruir todas as bruxas, mas Thompson certamente imaginado tanto. Além disso, original de L. Frank Baum Dorothy e Ozma nunca teria tido qualquer pessoa executada; Dorothy não estava disposto a matar a Bruxa Malvada do Oeste , mesmo por uma questão de ver a tia Em e tio Henry em Baum O Maravilhoso Mágico de Oz , enquanto Ozma não estava disposto a destruir seus inimigos, mesmo quando eles estavam à beira de conquistar toda a sua terra no de Baum The Emerald City of Oz . Acima de tudo, os eventos no livro de Thompson contradizem diretamente especificação de Baum que Mombi seria previsto pela Ozma se em sua velhice.
  • Mombi aparece na Sorte Bucky em Oz, quando Jack Pumpkinhead pintura mágica da velha bruxa sai de uma parede e causa problemas.
  • Março Laumer inverteu a sua "morte" de Ruth Plumly Thompson livro, regenerando e reformar a bruxa em um personagem inofensivo em seu revisionista A Farewell to Oz . Da mesma forma, em Oziana revista, a ficção-jornal oficial do Assistente Internacional de Oz Club, a edição # 38, a história "decisões executivas", de David Tai, reconcilia a conta em The Lost King of Oz com o Ozma que Baum descrito, demonstrando que, de fato, ela não tem Mombi executado como todo mundo foi levado a acreditar.
  • Mombi faz uma aparição no Gregory Maguire segundo romance Oz 's, Son of a Witch (embora apenas Dica é chamado). No quarto romance Oz de Maguire, Out of Oz , Mombi (escrito " Mombey ") desempenha um papel mais significativo. Neste livro, Mombey tornou-se o governante de Munchkinland , que está em guerra com o resto de "Oz Leal"; os exércitos Munchkinland estão sob o comando do general Jinjuria . Maguire apresenta Mombey como uma mulher poderosa que muda sua aparência a cada dia, provavelmente uma referência ao filme Return to Oz , em que Mombi é confundida com a de troca de cabeça Evite Princesa Langwidere . Dica diz Rain (neta de Elphaba , a Bruxa Malvada do Oeste), que Mombey viajou através das areias e aprendeu a mudar a forma de sua cabeça e seu corpo de "alguma duquesa de segunda categoria" em "um dos principados ducado, Acho que foi Ev ". Como em The Marvelous Land of Oz , Mombi/Mombey tem encantado a Princesa Ozma na forma do menino Dica; no entanto, em Oz Maguire o encantamento dura quase um século. Mombey seqüestra Liir (filho de Elphaba e pai de Rain) e transforma-lo em um elefante. Mais tarde, as forças de Mombey atacar a Cidade das Esmeraldas, com a ajuda dos dragões. Em uma conferência posterior para os termos da rendição, Mombey usa um feitiço chamado "To Call the Lost Forward", a fim de retornar à sua forma Liir adequada; o feitiço inadvertidamente também retorna Dica para sua verdadeira forma (Ozma) e restaura a pele verde natural da chuva. Embora as circunstâncias do feitiço são bastante diferentes daquelas em The Marvelous Land of Oz , detalhes do que se assemelham a descrição de Baum ea ilustração de feitiço de Mombi por John R. Neill.

Outras aparições[editar | editar código-fonte]

  • A Bruxa Malvada do Oeste é dado o nome semelhante, "Momba" em 1910 filme mudo O Mágico de Oz , mas baseia-se em que o personagem, não Mombi. A bruxa chamada Mombi também aparece no filme de 1914 Sua Majestade, o Espantalho de Oz . O personagem se assemelha WW Denslow representação da Bruxa Malvada do Oeste 's (completo com eyepatch, tranças e guarda-chuva), e seu papel na história é baseada na Bruxa Malvada do Oeste em O Mágico de Oz e inspirou a bruxa Blinkie no romance The Scarecrow of Oz .
  • Mombi aparece no longa-metragem 1969 A Terra de Oz, interpretado por Zisca, cujo nome verdadeiro é Franzisca Baum, embora ela admite que não está relacionado com L. Frank Baum. Ela canta a música estranha: "O Pó da Vida", orgulhosamente proclamando-se como uma bruxa e não se importar com tudo o que Ponta chamou-lhe um. Sua aparência é largamente inspirado no Margaret Hamilton 's em O Mágico de Oz (1939), mas com o cabelo mais baixo, círculos escuros sob seus olhos, uma aparência mais pálida e uma marcha mais tensa. Há destaque de roxo em suas roupas, enfatizando suas origens Gillikin, de acordo com Baum livros 's.
  • Mombi é o principal antagonista do filme de animação de 1974 Journey Back to Oz , que é uma sequela de Victor Flemming O Mágico de Oz e é vagamente baseado em The Marvelous Land of Oz . No filme, Mombi (dublado por Ethel Merman ) tenta derrubar o Espantalho com mágicos elefantes verdes. Quando seus planos são frustrados por Dorothy, Glinda e "Pumpkinhead" , ela se transforma em uma rosa, como em The Marvelous Land of Oz ; no entanto, nesta adaptação, a rosa é pisoteado por um dos elefantes, e Mombi é morto. Ela canta dois solos cômicos do filme, intitulado "Um elefante nunca esquece" e "Se você está indo ser uma bruxa (ser uma bruxa!)", De Ethel Merman marca registrada do estilo ousado 's.
  • Em 1981 a produção em vídeo de The Marvelous Land of Oz , Mombi foi jogado por Wendy Lehr . Ela realizou seu curvado, e chutou cada perna enquanto caminhava. Ela não conseguia disfarçar isso quando ela representado Jellia Jamb , então Rana Haugen acompanhado a caminhada de Lehr nessa cena. Nesta versão, Mombi refere-se regularmente para Dica pelo seu nome completo Tippetarius, ao contrário de qualquer outra pessoa, o que dá afastado seu disfarce Jellia a ele. Dica desperta sua raiva, referindo-se a ela como uma bruxa e ela o agarra e ameaça bater nele por dizer isso, mas, em seguida, lembra que ela não pode sair com prejudicá-lo permanentemente; ela torna-se pegar uma carícia mock-maternal como ela lhe assegura "Eu não sou uma bruxa. Você sabe que a bruxaria é proibido. Eu sou apenas uma velha Gillikin que por vezes torna-se um remédio caseiro," depois que ela joga para o lado e diz porcamente ", artrite , você sabe! "
  • Em 1985 filme Return to Oz , o personagem de Mombi foi combinada com a troca de-cabeça Princesa Langwidere a partir do terceiro livro da série, Ozma of Oz e ela é renomeado Princesa Mombi. Aqui, ela é retratada como uma feiticeira de meia-idade de cabelos escuros, enlouquecido e do mal. Ela é um covarde no coração que rasteja diante do Rei Nome e implora por sua vida quando ele está descontente com ela. Ela faz um acordo com o Rei Nome, pois se ela preso Princesa Ozma em seu espelho encantado, ele iria fazê-la uma princesa e dá-lhe trinta cabeças bonitas que ela poderia mudar dependendo de seu humor. Ele também lhe dá a Cidade Esmeralda , depois que ele tirou as esmeraldas. Ela também protege o pó da Vida. Quando Dorothy encontra "Princesa Mombi" em seu palácio, Mombi desenvolve um carinho para a cabeça de Dorothy e tranca na torre, o planejamento para remover a cabeça e levá-lo uma vez que a menina tenha atingido a idade adulta. Dorothy no entanto foge e rouba o Pó da Vida de um caso que também contém verdadeira cabeça de Mombi. Infelizmente, ela desperta a cabeça, que grita o nome de Dorothy, despertando, assim, os outros chefes, por sua vez, que tudo começou a gritar o nome dela. Em última análise, todos os gritos desperta corpo decapitado de Mombi, que persegue implacavelmente Dorothy, embora a menina consegue escapar. Vestindo sua verdadeira cabeça, Mombi envia seus asseclas sinistro, as rodas depois de Dorothy. No clímax do filme, o Rei Nomo aprisiona Mombi em uma gaiola mágica para que não ele. Ela é retratada por Jean Marsh (assim como Sophie Ward e Fiona Victory ), a mesma atriz que interpreta Head Nurse Wilson no hospital psiquiátrico onde Dorothy está empenhada no início do filme. Como em Baum livro original 's, Mombi é despojado de todos os seus poderes mágicos, no final da história (exceto pela Princesa Ozma , ao invés de Glinda , neste filme).
  • Em 1986 anime adaptação Ozu não Mahōtsukai , Mombi assume uma aparência de meia idade, mais pesado. Ela tem o cabelo roxo nesta série, de acordo com seus Gillikin raízes.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]