Momento conjugado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Em Mecânica se denomina momento conjugado, momento de um conjugado, ou momento canônico conjugado, a derivada de um lagrangiano com respeito à derivada temporal de uma coordenada generalizada:

Se a coordenada generalizada é a posição linear, o momento canônico conjugado correspondente é o momento linear ou quantidade de movimento. Se a coordenada generalizada é a posição angular, o momento canônico conjugado correspondente é o momento angular. A introdução dos momentos conjugados permite definir leis de conservação graças ao teorema de Noether.

No caso de considerar uma densidade lagrangiana:

também se define um momento conjugado associado às variáveis de "campo" mediante:

Aplicações[editar | editar código-fonte]

Este conceito tem profundas implicações no entendimento de processos de fusão nuclear[1][2] e no estudo do comportamento macroscópico e molecular de substâncias dielétricas.[3]

Referências[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. C. Simenel, Ph. Chomaz, and G. de France; Fusion process studied with preequilibrium giant dipole resonance in time-dependent Hartree-Fock theory; arxiv.org (em inglês)
  2. Ph. Chomaz and C. Simenel; Coupled collective motion in nuclear reactions; arxiv.org (em inglês)
  3. The relationship between macroscopic and molecular dielectric relaxation behavior - aph.huji.ac.il[ligação inativa] (em inglês)
Ícone de esboço Este artigo sobre física é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.