Ilha de Mona

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Mona (Porto Rico))
Mona
Mona está localizado em: Porto Rico
Mona
Localização em Porto Rico
Coordenadas: 18° 5' 12" N 67° 53' 22" O
Geografia física
País  Porto Rico
Área 57  km²
Geografia humana
População 0 (-)
Densidade 0 hab./km²

Paisagem da ilha de Mona

A Ilha de Mona é uma ilha que se localiza no canal de mesmo nome, Canal de Mona, entre Porto Rico (a leste) e a ilha de São Domingos (a oeste). Fica mais perto da República Dominicana do que de Porto Rico.

É desabitada e pertence ao município autónomo de Mayagüez. Mona, juntamente com o ilhéu Monito, constitui uma reserva natural gerida pelo Departamento de Recursos Naturais e Ambientais de Porto Rico.

História[editar | editar código-fonte]

Supõe-se que Mona terá originalmente sido povoada pelos Aruaques que chegaram da ilha de São Domingos. Escavações arqueológicas na década de 1980 descobriram muitos objetos pré-colombianos na ilha que apoiam esta teoria. Há ferramentas de pedra datadas de 3 000 a.C.[1] Muito depois a ilha foi colonizada pelos Taínos, e assim foi até à chegada dos espanhóis no final do século XV.

Cristóvão Colombo foi o primeiro europeu a chegar à ilha, em 24 de setembro de 1494, reclamando-a para Espanha. Em 1502, Frei Nicolás de Ovando foi enviado para esta ilha para vigiar, de posição segura, as revoltas nativas na ilha de São Domingos. Com 2 000 colonizadores, Ovando foi encarregado de criar uma comunidade permanente na ilha, mas a pequena área da mesma e a localização desfavorável vieram a provar ser desadequadas para tão grande povoação, com crónicas faltas de abastecimento pelos navios que ligavam a ilha de São Domingos a Porto Rico.

Estas dificuldades estenderam-se do século XVI até meados do século XIX, período em que a ilha foi perdendo habitantes ou foi apenas esporadicamente habitada. Foi refúgio de piratas e marinheiros, incluindo o famoso Capitão Kidd, que aí se escondeu em 1699.[2]

Com o Tratado de Paris de 1898, a ilha, tal como o resto de Porto Rico, foi entregue pela Espanha aos Estados Unidos.

O ilhéu de Monito, perto da ilha de Mona

Referências

  1. Caribbean Prehistory, US National Park Service website
  2. Hunters Flock To Puerto Rico's Remote And Rugged Mona Island, Puerto Rico Herald, June 18, 2003