Monarquia Católica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Monarquia Católica
Monarquia Católica

Reino Unificado Católico Iberico

Aragon.png
 
Escudo de Castilla.png
1469 – 1812 Flag of Spain (1785-1873 and 1875-1931).svg
Flag Brasão
Bandeira Brasão
Lema nacional
Non plus ultra
Localização de Espanha
Império Espanhol
Continente Europa
País Espanha
Capital Toledo (1492-1561)
Madrid (1561-1601)
Valladolid (1601-1606)
Madrid (desde 1606)
Língua oficial castelhano
Religião Catolicismo
Governo Monarquia
Reis
 • 1474-1516 Reis Católicos
 • 1814-1833 Fernando VII de Espanha
Período histórico Descobertas e Idade Moderna
 • 1469 Fundação
 • 1812 Dissolução

Monarquia Católica é o nome que se dá ao conjunto de territórios que estiveram sob soberania dos Reis Católicos e seus sucessores, desde que os primeiros receberam o título de Majestades Católicas em 1496. Como sinónimo de Monarquia Católica também se utilizava a denominação "As Espanhas".

Na historiografia contemporânea, em vez das expressões históricas de Monarquia Católica ou As Espanhas, emprega-se a expressão Monarquia Hispânica por considerar-se mais adequada. Alguns historiadores, porém, preferem a expressão Império Espanhol.

Na Constituição de Cádis de 1812, a Monarquia Católica passou a denominar-se de modo oficial como Monarquia Espanhola.

Apesar de ser corrente entre os seus contemporâneos chamar os Habsburgo de Madrid como Reis de Espanha, o conjunto de territórios sobre os quais governavam excediam a Península Ibérica, tanto no continente europeu, como no imenso império ultramarino.

Os inícios das leis ou cartas régias eram sempre enumerativos, como se fixou em 1556: Don Felipe (ou, outro soberano), pela graça de Deus, Rei de Castela, de Leão, de Aragão, das duas Sicílias, de Jerusalém, de Navarra, de Granada, de Toledo, de Valência, da Galiza, de Maiorca, de Menorca, de Sevilha, da Sardenha, de Córdoba, da Córsega, de Múrcia, de Jaén, do Algarve, de Algeciras, de Gibraltar, das Ilhas Canárias, das Índias Orientais e Ocidentais, das Ilhas e Terra Firme do Continente Oceânico, Arquiduque da Áustria, Duque de Borgonha, de Brabante, de Atenas e Neopátria e de Milão, Conde de Habsburgo, da Flandres, do Tirol e de Barcelona, Senhor da Biscaia e de Molina, etc.

Monarquia Católica, Monarquia Hispânica, Reino das Espanhas ou Reino de Espanha?[editar | editar código-fonte]

A separação do território hispânico de Portugal em 1640 e a perda dos territórios europeus pelo Tratado de Utrecht em 1713, vão ter como consequência que haja coincidência territorial entre a Monarquia Católica e a actual Espanha, salvo a independência dos territórios americanos.

Ver também[editar | editar código-fonte]