The Fame

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Money Honey)
The Fame
The Fame
Álbum de estúdio de Lady Gaga
Lançamento 19 de agosto de 2008 (2008-08-19)
Gravação
Gênero(s)
Duração 50:38
Formato(s)
Gravadora(s)
Produção
Cronologia de Lady Gaga
Red and Blue
(2005)
The Cherrytree Sessions
(2009)
Singles de The Fame
  1. "Just Dance"
    Lançamento: 8 de abril de 2008 (2008-04-08)
  2. "Poker Face"
    Lançamento: 23 de setembro de 2008 (2008-09-23)
  3. "Eh, Eh (Nothing Else I Can Say)"
    Lançamento: 31 de janeiro de 2009 (2009-01-31)
  4. "LoveGame"
    Lançamento: 24 de março de 2009 (2009-03-24)
  5. "Paparazzi"
    Lançamento: 6 de julho de 2009 (2009-07-06)

The Fame é o álbum de estreia de estúdio gravado pela artista musical estadunidense Lady Gaga. Foi lançado pela editora discográfica Interscope Records em 19 de agosto de 2008 no Canadá. Depois de escrever várias canções para outros artistas, Gaga decidiu lançar este álbum. O tema principal das faixas é sobre como alguém pode sentir-se famoso sendo uma celebridade. A artista trabalhou com alguns produtores no projecto, nomeadamente, RedOne, Rob Fusari, Martin Kierszenbaum, Space Cowboy, Brian Kierulf e Josh Schwartz. As músicas são em sua maioria inspiradas pelo amor de Gaga pela fama, e lida com as complexidades de um estilo de vida rico e famoso, visualizado pela mesma. Musicalmente, é inspirado em electropop e synthpop dos anos 80, incorporando música de dança e refrões suaves.

O álbum recebeu críticas positivas, com os críticos comentando a habilidade da cantora em descobrir refrões melódicos e comparando a sua agilidade vocal à da artista Gwen Stefani. Foi número um em vários países, como o Reino Unido, o Canadá, a Áustria, a Alemanha, a Suíça e a Irlanda. Nos Estados Unidos, atingiu o pico na segunda posição na Billboard 200 e assumiu a liderança da Billboard Dance/Electronic Albums. Mundialmente, o disco vendeu mais de dezenove milhões de cópias.

Os primeiros dois singles retirados de The Fame, "Just Dance" e "Poker Face", foram ambos hits internacionais, com o primeiro a atingir o topo de seis países incluindo a Billboard Hot 100 dos Estados Unidos. "Poker Face" esteve na liderança de quase todas as paradas da indústria musical, e tornou-se o seu segundo número um consecutivo de Gaga na Hot 100. Outras faixas de trabalho incluem "Eh, Eh (Nothing Else I Can Say)", "LoveGame", e "Paparazzi". Gaga promoveu o álbum interpretando as músicas num número de aparições ao vivo, incluindo na sua primeira digressão, The Fame Ball Tour. O trabalho também é apresentado como disco bónus na edição deluxe do terceiro Extended Play (EP) da cantora, The Fame Monster.

The Fame ganhou vários prêmios desde o seu lançamento. Nos Estados Unidos, o álbum foi indicado a um total de cinco Prêmios Grammy na 52º edição, incluindo o Álbum do Ano. Na edição de 2010 venceu na categoria Melhor Álbum de Eletrônica/Dance e Melhor Gravação Dance por "Poker Face". No dia 16 de fevereiro de 2010, ganhou na cerimónia BRIT Awards de 2010 na categoria Melhor Álbum Internacional.

Antecedentes e desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

O produtor musical RedOne (foto) produziu a maioria das músicas do álbum.

Enquanto se estabelecia como uma artista e trabalhava em Nova Iorque numa discoteca, Gaga lançou o seu álbum de estreia, The Fame.[1] Sobre o conceito e título do álbum, a cantora explicou: "[O álbum] é sobre como cada pessoa pode sentir-se famosa. [...] A cultura popular é arte. Não te faz parecer fixe se detestares a cultura pop, então eu abracei-a para você a ouvir. Mas é uma fama que é compartilhada. Eu quero convidar todos para a festa. Quero que as pessoas se sintam como uma parte desse estilo de vida".[2] A artista afirmou numa entrevista à MTV Britânica que tinha trabalhado no disco durante dois anos e meio e completou-o a meio da primeira semana de Janeiro de 2008.[3] Trabalhando também nas letras, melodias e instrumentos, a cantora colaborou com o produtor RedOne no processo de produção.[2] De acordo com Lady Gaga, a primeira faixa, "Just Dance", é um motivo de alegria, alegria, música-tema do coração, que apela às pessoas que passam por momentos difíceis nas suas vidas.[4] "LoveGame" foi inspirado pela forma sedutora como Gaga age numa discoteca, sendo que o refrão se refere inteiramente a esse clima sexual que se pode viver num clube noturno.[5] "Paparazzi" tem sido interpretada com significados diferentes. No entanto, Gaga explicou numa entrevista com o sítio About.com, que a canção foi inspirada nas suas lutas e pela fome para a fama e amor. Essencialmente uma canção de amor, "Paparazzi" trata de seduzir os média, colocando a pergunta se é possível viver com amor e fama.[6]

"Poker Face" foi inspirada pelos namorados de Gaga que gostavam de jogos de azar, e também tratou da sua experiência pessoal de bissexualidade - as suas fantasias sobre as mulheres ao ter sexo com homens - representando assim a sua "poker face".[7][8] "Boys, Boys, Boys" foi inspirada pelo título similar da canção "Girls, Girls, Girls" de Mötley Crüe. A cantora explicou que queria uma versão feminina da música.[2] "Beautiful, Dirty, Rich" resumiu o seu tempo de auto-descoberta, em relação às drogas.[2] "Eh, Eh (Nothing Else I Can Say)" trata sobre o fim de um relacionamento amoroso, e o processo de descoberta de um novo alguém.[2] "Brown Eyes", de acordo com a cantora, é a canção mais vulnerável do disco, inspirada na música da banda Queen.[2]

Gaga acreditava que a coisa mais importante que faltava na música pop contemporânea era a combinação da imagem visual do artista com a música. As suas performances ao vivo incorporam representações teatrais das canções do álbum.[9]

Eu sinto que este disco é realmente diferente, tem faixas de disco, glam dos anos 70, e até gravações de música rock. [...] The Fame não é sobre quem você é, é sobre como todo mundo quer saber quem você realmente é! Compre e ouça antes de sair ou entrar no carro. [...] Acho que realmente se tem de permitir a criatividade dos artistas. Levei um tempo, mas se pensar bem, chego à conclusão que consegui. Não poderia estar mais orgulhosa deste trabalho. Não é apenas um álbum, é um movimento de arte pop num todo. Não se trata apenas de uma canção.
 
Lady Gaga, MTV UK[3].

Composição[editar | editar código-fonte]

A música de 24 segundos é retirada da música "Just Dance", com o conteúdo representando "a sensação de estar bêbado em uma festa".

A amostra de 23 segundos foi extraída de "Poker Face", uma música sobre o tema da fama e da "confusão entre amor e sexo".

Problemas para escutar estes arquivos? Veja a ajuda.

Em termos de música, The Fame é uma mistura de música electropop,[10] synth-pop,[11] dance-pop[12] e assume as influências de glam rock do final dos anos 1970 como David Bowie e a banda Queen.[13][14] Gaga incorporou seu som glam-rock, enquanto concebia melodias pop pegáveis e ganchos para criar o que ela apelidou de "pop teatral".[15] Canções como "Poker Face", "Just Dance" e "LoveGame" são canções de dança uptempo, com "Poker Face" carregando um som escuro com vocais suaves no coro e um gancho pop.[16] "Just Dance" é baseada em synthpop enquanto "LoveGame" tem uma batida mais dançante, e "Money Honey" tem um moderado techno groove.[17] "Paparazzi" é interpretada uma batida sensual,[18] enquanto "Summerboy" teve influências da música de Blondie.[15] "Eh, Eh" é creditada como uma balada em comparação com o resto das faixas de dança de The Fame.[12] A canção tem um sentimento de synthpop dos anos 80,[18] incorporando o gancho "Eh, Eh" do single "Umbrella" de 2007 da cantora barbadiana Rihanna.[19]

Liricamente, as canções de The Fame falam sobre ser famoso e alcançar popularidade, "Poker Face" é sobre insinuações e provocações sexuais.[16] Gaga explicou em uma entrevista com o Daily Star que as letras carregam um pouco de um tom de confusão sobre amor e sexo.[20] De acordo com a BBC, o "Mum-mum-mum-mah" utilizado na música é copiado do hit de 1977 de Boney M, "Ma Baker".[21] "Just Dance" fala sobre ser intoxicado em uma festa, com letras como "What's going on on the floor?/I love this record, baby but I can't see straight anymore".[nota 1][22] "LoveGame" retrata uma mensagem sobre a fama, amor e sexualidade que é parecida com o tema central do álbum.[23] "Paparazzi" retrata um seguidor que está seguindo alguém que é seu ou sua maior fã.[24] As letras também retratam o desejo de capturar a atenção da câmera, bem como alcançar a fama.[25] Gaga explicou que:

Crítica profissional[editar | editar código-fonte]

Críticas profissionais
Pontuações agregadas
Fonte Avaliação
Metacritic 71/100
Avaliações da crítica
Fonte Avaliação
Allmusic 4.5 de 5 estrelas.[12]
BBC Online favorável[26]
The Boston Globe favorável[27]
Entertainment Weekly B−[28]
The Guardian 3 de 5 estrelas.[29]
The Phoenix 3 de 4 estrelas.[30]
PopMatters 7 de 10 estrelas.[18]
Slant Magazine 2.5 de 5 estrelas.[31]
URB 3.5 de 5 estrelas.[32]
The Washington Post desfavorável[19]

O álbum recebeu críticas geralmente favoráveis. Obteve uma pontuação colectiva de 71 de 100 do Metacritic.[33] Mateus Chisling da Allmusic declarou: "Abastecido por faixas de dança pesadas e batidas electrónicas, The Fame [...] é uma amostra bem trabalhada do anti-pop atrevido em alta qualidade. [...] Lady Gaga tira todas as paradas em The Fame, injetando sintetizadores contundentes e batidas slicks e grooves. Desde a sua faixa de abertura até onde se fecha, The Fame falha em ser breve em sons funkys para divertir os fãs desse gênero de dança."[12] Nicole Powers da URB elogiou as "influências disco dos anos 70 e o electro pop dos anos 80" do álbum e "as letras carregadas de ironia, entregues em um estilo que deve alguma coisa a Gwen Stefani", acrescentando que "Gaga escreve cantigas deluxe que obrigam o ouvinte a 'Just Dance'.[nota 2][32] Mikael Wood da Entertainment Weekly deu um B- a The Fame, dizendo que é notavelmente (e exaustivamente) puro em sua visão de um mundo em que nada supera ser bonito, sujo e rico. Nesta economia, porém, o seu escapismo tem seus encantos".[28] Alexis Petridis do The Guardian elogiou Gaga por ser boa em melodias. De acordo com ela, "The Fame" chega embalando uma melodia imensamente viciante ou um gancho inescapável, praticamente tudo o que soa como um outro hit single [...] The Fame certamente soa como se pudesse ser grande."[29] Evan Sawdey do PopMatters escreveu negativamente sobre as faixas "Eh Eh", "Paper Gangster" e "Brown Eyes", mas o chamou de "um álbum de dance sólido", observando que "muito do sucesso do álbum pode ser atribuído ao produtor RedOne."[18]

Joey Guerra do jornal Houston Chronicle comentou que "embora as canções presentes no álbum não são inovadoras, Gaga merece crédito por trazer a música de dança real à multidão.[34] Genevieve Koski do The AV Club e Sal Cinquemani da Revista Slant fizeram uma comparação dos vocais de Gaga com os de Gwen Stefani. Koski disse que o álbum é "alimentado por uma energia cheia-de-purpurina, incitada-por-dança que se equipa bem para extended club play, que é realmente o destino."[22] Cinquemani disse que "as letras de Gaga alternam entre baratas [... ] e [...], absurdas e as suas performances vocais são desiguais na melhor das hipóteses [...] [as] músicas que trabalham incluem "Poker Face", "Starstruck", "Paper Gangsta" e "Summerboy"—o resto quase que exclusivamente produz ganchos ágeis de cantar."[31] Freedom du Lac do The Washington Post criticou o álbum por falta de originalidade.[19] Sarah Rodman do The Boston Globe escreveu que "[...] as confecções de disco de Lady GaGa poderiam ser facilmente confundidas com o isco descuidado de, digamos, as The Pussycat Dolls. [...] Mas ouça um pouco mais às escondidas, glam grooves nessa estreia fogosa e você vai ouvir que esta spice girl que se apresentava na baixa da Cidade de Nova Iorque tem pelo menos algumas coisas em sua mente suja."[27] O crítico Robert Christgau disse que o álbum foi "superficial em sua maioria de princípios."[35] Daniel Brockman do The Phoenix, observou que no álbum "Gaga levanta o ante em termos de composições cativantes e puras [sic] [...]."[30]

Prêmios e nomeações[editar | editar código-fonte]

The Fame recebeu no seu total 13 nomeações, das quais ganhou 11. Recebeu 2 nomeações aos Grammy Awards de 2009 edição que ocorreu em 2 de Dezembro do mesmo ano. Foi nomeado para Álbum do Ano e ganhou Melhor Álbum de Eletrônica/Dance.[36][37] Recebeu uma nomeação na categoria Álbum Pop/Rock Favorito nos American Music Awards de 2009, perdendo para Michael Jackson com o álbum de compilação, Number Ones. Ganhou um Premio Oye! de Álbum do Ano em 2009 e o BRIT Award de Melhor Álbum Internacional e o Fonogram Award de Álbum Pop/Rock Internacional Moderno em 2010. Nem todas as nomeações foram favoráveis. Conseguiu uma nomeação para Pior Álbum nos NME Awards, perdendo para os Jonas Brothers com o seu quarto álbum de estúdio, Lines, Vines and Trying Times.

Ano Prémio Categoria Resultado
2009 American Music Awards[38] American Music Award para Álbum Pop/Rock Favorito Nomeado
Billboard Year-End Chart Awards[39] Melhor Álbum número um Electronic/Dance Venceu
Melhor Álbum número um na European Top 100 Albums[39] Venceu
Premios Oye![40][41][42][43] Álbum do Ano Venceu
Teen Choice Awards[44] Melhor Álbum (Artista Feminina) Nomeado
Virgin Media Music Awards[45] Melhor Álbum Venceu
2010 Billboard Year-End Chart Awards[39] Melhor Álbum número um Electronic/Dance Venceu
Melhor Álbum número um na European Top 100 Albums Venceu
BRIT Awards[46] Melhor Álbum Internacional Venceu
Echo Awards[47][48] Álbum do Ano Internacional/Nacional Nomeado
Fonogram Awards[49] Álbum Pop/Rock Internacional Moderno Venceu
Grammy Awards[50][51] Álbum do Ano Nomeado
Melhor Álbum Electronic/Dance Venceu
NME Awards[52][53][54] Pior Álbum Nomeado
NRJ Music Awards[55] Álbum Internacional do Ano Nomeado
World Music Awards[56] Melhor Álbum do Ano do Mundo Venceu
2011 Billboard Music Awards[57][58][59] Melhor Álbum número um Electronic/Dance Venceu
Melhor Álbum número um Pop Nomeado

Publicidade e promoção[editar | editar código-fonte]

Para promover o The Fame, Gaga fez várias apresentações em todo o mundo. Sua primeira aparição na televisão foi nos NewNowNext Awards na Logo TV em 7 de junho de 2008.[60] Ela também se apresentou nos programas de televisão So You Think You Can Dance,[61] Jimmy Kimmel Live![62] e The Tonight Show with Jay Leno.[63] Ela se apresentou no Vietname para o concurso de beleza Miss Universo 57 durante a competição de fatos de banho.[64] Em 31 de janeiro de 2009, ela se apresentou na televisão na Irlanda no show Tubridy Tonight que vai ao ar na RTÉ One.[65] Três músicas de The Fame foram utilizadas na segunda temporada da série de televisão do The CW, Gossip Girl: "Paparazzi" no episódio "Summer, Kind of Wonderful",[66] "Poker Face" em The Serena Also Rises,[67] e "Honey Money" em "Remains of the J".[68] Gaga também cantou "Poker Face" no American Idol na sua oitava temporada em 1 de Abril de 2009.[69] Para celebrar o lançamento da série Dirty Sexy Money, a American Broadcasting Company (ABC) criou um videoclipe da canção "Beautiful, Dirty, Rich", dirigido por Melina Matsoukas. Foi inicialmente anunciado como o segundo single de Gaga, mas "Poker Face" foi escolhido em seu lugar.[70] Houve dois vídeos lançados para a música — o primeiro foi composto por vídeos de Dirty Sexy Money, e o segundo foi o vídeo musical actual.[71] A canção entrou na UK Singles Chart devido a downloads digitais e chegou ao número 83.[72]

Singles[editar | editar código-fonte]

Gaga performando o primeiro single do álbum, "Just Dance" em Estocolmo. Antes de embarcar em sua primeira turnê, Gaga já havia cantado músicas do álbum em vários clubes pequenos.

O primeiro single retirado do álbum foi "Just Dance", liberada em 17 de Junho de 2008, através de download digital.[73] A canção foi criticamente apreciada com revisores elogiando sua natureza de parecença com um hino e do synthpop associado a ele.[12][19] Conseguiu sucesso comercial alcançando paradas nos Estados Unidos, Austrália, Canadá, República da Irlanda, Países Baixos e Reino Unido, além de alcançar o top 10 em 16 outros países.[74][75][76][77][78] A canção recebeu uma nomeação ao Grammy Awards de 2009 na categoria Melhor Gravação Dance, mas perdeu para o duo eletrónico Daft Punk com a música "Harder, Better, Faster, Stronger".[79]

Em 26 de setembro do mesmo ano "Poker Face" foi lançado como o segundo single do álbum . Também foi bem recebida pelos críticos, muitos dos quais têm elogiado o gancho robótico e o coro.[80] O single alcançou maior sucesso do que "Just Dance" ficando no topo das tabelas em quase todos os países em que foi lançado.[81] "Poker Face" tornou-se o segundo número um consecutivo de Gaga na Hot 100.[82][83] Em 2 de dezembro de 2009, "Poker Face" recebeu três nomeações ao Grammy nas categorias de Canção do Ano, Gravação do Ano e Melhor Gravação Dance, ganhando o último.[36]

Em 10 de janeiro de 2009 é lançado o terceiro single, "Eh, Eh (Nothing Else I Can Say)" foi o terceiro single do álbum e quarto na França. A canção recebeu críticas mistas. Alguns críticos compararam-na com o europop da década de noventa, enquanto os outros criticaram-no por trazer a natureza de festa do álbum a um impasse, e portanto, ser um embaraço para o álbum.[18] Não conseguiu igualar o sucesso dos singles anteriores na Austrália e Nova Zelândia, atingindo 15 e nove, respectivamente. Ele atingiu o pico de dois na Suécia e de sete na França.[84]

"LoveGame" foi lançado como o terceiro single nos Estados Unidos, Canadá e alguns países europeus. Foi o quarto single na Austrália, Nova Zelândia e Reino Unido. A canção foi criticamente apreciada pela sua melodia cativante e o gancho "I wanna take a ride on your disco stick".[nota 3][26] A canção alcançou o top dez em países como os Estados Unidos, Austrália e Canadá, e os vinte primeiros em outros.[85][86]

Gaga lançou "Paparazzi" como terceiro single no Reino Unido e Irlanda em 6 de julho de 2009, o quarto single nos Estados Unidos, e o quinto e último single em geral.[87] A canção alcançou o top cinco na Austrália, Canadá, Irlanda e Reino Unido.[88] Também alcançou o top dez nos Estados Unidos. A canção foi apreciada pela sua natureza divertida e é considerada a canção mais memorável do álbum.[25] O videoclipe associado para a música foi filmado como um mini-filme, com Gaga estrelando como uma estrela condenada que quase é morta por seu namorado, mas no final se vinga e recupera sua fama e popularidade.[89]

The Fame Ball Tour[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: The Fame Ball Tour
Lady Gaga tocando "Beautiful, Dirty, Rich" na The Fame Ball Tour.

A The Fame Ball Tour é a turnê de estreia de Lady Gaga. Foi a primeira digressão de Gaga como artista principal, visto que ela havia se apresentado em uma digressão dos New Kids on the Block intitulada New Kids on the Block: Live, e uma para as The Pussycat Dolls intitulada World Domination Tour.[90] Esta digressão ajudou a promover The Fame. Ela foi oficialmente anunciada pela sua conta no MySpace em 12 de janeiro de 2009. Gaga começou a planejá-la enquanto estava em turnê com as The Pussycat Dolls.[91] Os shows norte-americanos começaram nesse dia em San Diego, Califórnia,[92] seguidos pelos shows na Oceânia[93] e uma caminhada a solo pela Europa.[94] Foram seguidas pelas apresentações na Ásia, bem como duas apresentações no V Festival do Reino Unido e dois shows na América do Norte que haviam sido adiados para Abril. Gaga descreveu-a como um show do estilo de museu viajante incorporando o conceito de arte performance-pop do artista Andy Warhol.[95][96] Os bilhetes foram distribuídos também para a caridade. Versões alternativas do show com variações mínimas foram planeadas por Gaga para acomodar diferentes locais.[97]

O show consistiu em quatro segmentos, com cada segmento sendo seguido por um interlúdio de vídeo para o próximo segmento, e terminou com um bis. O show principal começou com um interlúdio chamado "The Heart".[98] O set list é composto somente por músicas de seu álbum de estreia, no entanto, "Fashion", que faz parte da trilha sonora do filme Confessions of a Shopaholic, foi interpretada.[97] Gaga apareceu no palco em trajes novos, incluindo um vestido inovador feito inteiramente de bolhas e estreou uma canção inédita chamada "Future Love".[99][100] Um set list alternativo com pequenas alterações foi realizado nas datas europeias. O espectáculo recebeu apreciação crítica positiva com os críticos elogiando a sua clareza vocal e senso de moda, bem como a sua capacidade de retirar teatralidade como uma artista profissional.[101]

Não é realmente uma digressão, é mais uma festa viajante. Eu quero que ela seja uma experiência desde [o] minuto que você entra [pela] porta da frente até [ao] minuto que eu começo a cantar. E quando tudo estiver acabado, todo mundo vai pressionar rebobinar e revivê-la novamente [...] Vai ser como se você estivesse andando em Nova Iorque por volta do ano de 1974: Há uma instalação de arte na entrada, um DJ tocando as suas gravações favoritas na sala principal, e de seguida, o desempenho mais memorável que você já viu no palco. [...] Eu estou no telefone a cada minuto de cada dia, conversando com as pessoas, sendo criativa, planeando este Ball (em português: Baile), e meu manager de digressão constantemente dizendo: "Venha, nós temos que ir, temos que ir agora". [...] Mas para mim, o Ball é tão importante. Quero tanto fazer valer a pena cada dólar de depressão que toda a gente gasta em meu show, e sim, eu estou pagando muito por isso—com o meu próprio bolso. Mas tudo bem eu não me importo com dinheiro.
 
Lady Gaga, MTV News[91].

The Fame Monster[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: The Fame Monster
Gaga performando "Eh, Eh" na The Monster Ball Tour, em 2010

Originalmente destinado a ser um re-lançamento de The Fame com oito faixas adicionais, Gaga e sua gravadora anunciaram que The Fame Monster seria um álbum independente que contém oito novas canções. Lançado em 18 de novembro de 2009 pela Universal Music, se tornou o terceiro extended play (EP) da cantora.[102][103] A edição deluxe do álbum contém em sua totalidade The Fame, juntamente com The Fame Monster.[104] O álbum trata do lado negro da fama vivido por Gaga ao longo de 2008 a 2009 enquanto viaja ao redor do mundo, e são expressas através de uma metáfora de um monstro. Gaga comparou a sensação de seu álbum de estreia e The Fame Monster com o conceito Yin e yang. A capa foi feita por Hedi Slimane e tem um olhar gótico que Gaga teve que convencer sua gravadora a lançar. A composição se inspira em música gótica e desfiles de moda.[105] Os críticos contemporâneos deram uma revisão positiva ao álbum, com a maioria deles elogiando as canções "Bad Romance", "Telephone" e "Dance in the Dark".[106] Em alguns países o álbum entrou nas paradas em conjunto com The Fame, enquanto em outros, como os Estados Unidos, Canadá e Japão, entrou como um álbum separado. Já chegou no topo das tabelas na Austrália, Alemanha, Irlanda, Nova Zelândia, Polónia e Reino Unido como também chegando no top dez na maioria dos principais mercados. Ela anunciou a The Monster Ball Tour para apoiar o álbum, que começou em 27 de novembro de 2009,[107] e continuou até à 6 de maio de 2011.

Alinhamento de faixas[editar | editar código-fonte]

The Fame – Estados Unidos e Internacional[108]
N.º TítuloCompositor(es)Produtor(es) Duração
1. "Just Dance" (com participação de Colby O'Donis)RedOne 4:02
2. "LoveGame"  
  • Germanotta
  • Khayat
RedOne 3:36
3. "Paparazzi"  
3:28
4. "Poker Face"  
  • Germanotta
  • Khayat
RedOne 3:57
5. "Eh, Eh (Nothing Else I Can Say)"  
Kierszenbaum 2:55
6. "Beautiful, Dirty, Rich"  
  • Germanotta
  • Fusari
Fusari 2:52
7. "The Fame"  
  • Germanotta
  • Kierszenbaum
Kierszenbaum 3:42
8. "Money Honey"  
  • Germanotta
  • Khayat
  • Bilal Hajji
RedOne  
9. "Starstruck" (com Space Cowboy e Flo Rida)
  • Kierszenbaum
  • Space Cowboy
3:37
10. "Boys Boys Boys"  
  • Germanotta
  • Khayat
RedOne 3:20
11. "Paper Gangsta"  
  • Germanotta
  • Khayat
RedOne 4:23
12. "Brown Eyes"  
  • Germanotta
  • Fusari
4:03
13. "I Like It Rough"  
  • Germanotta
  • Kierszenbaum
Kierszenbaum 3:22
14. "Summerboy"  
  • Germanotta
  • Brian Kierulf
  • Josh Schwartz
Brian & Josh 4:13
Duração total:
50:20
The Fame – ITunes Store dos EUA / Faixa de bônus internacional[109][110]
N.º TítuloCompositor(es)Produtor(es) Duração
15. "Disco Heaven"  
  • Germanotta
  • Fusari
Fusari 3:41
Duração total:
54:01

Notas

  • ↑a significa um co-produtor adicional

Equipe e colaboradores[editar | editar código-fonte]

Créditos adaptado das notas principais da The Fame:[114]

Desempenho comercial[editar | editar código-fonte]

Gaga se apresentando no parque temático Gröna Lund, em Estocolmo.

Nos Estados Unidos, The Fame estreou no número dezassete na Billboard 200, com vendas de 24 mil exemplares em 15 de novembro de 2008.[115][116] Depois subir na tabela, o álbum chegou a número dez em 7 de março de 2009.[117] Em seguida, atingiu um pico de número dois na tabela.[118] O álbum também liderou a tabela Billboard Dance/Electronic Albums, ficando nessa posição por 103 semanas não consecutivas.[119] Em março de 2010, o álbum recebeu três certificações de platina pela Recording Industry Association of America (RIAA) pela venda de três milhões de cópias.[120] Em 2009, The Fame vendeu 2,238 mil cópias nos Estados Unidos, sendo o quarto álbum mais vendido nesse ano, ficando no topo o álbum Fearless de Taylor Swift.[121] No ano seguinte, The Fame vendeu 1,591 mil cópias, uma baixa em relação ao ano anterior, ficando em sexto lugar nos álbuns mais vendidos do ano, ficando no topo o álbum Recovery de Eminem.[122] Este álbum já vendeu mais de 4,9 milhões de cópias nos Estados Unidos e é o segundo álbum digital mais vendido por lá, vendendo 961 mil cópias digitais.[123][124][125] Com o lançamento de The Fame Monster, que também foi combinado com The Fame como uma edição deluxe, o álbum saltou de trinta e quatro para seis na Billboard 200, com vendas de 151 mil exemplares.[126] Em 16 de Janeiro de 2010, The Fame mudou-se para um novo pico de dois na Billboard 200 após ficar na parada por 62 semanas.[127] No Canadá, o álbum alcançou o número um, e foi certificado sete vezes platina pela Music Canada para embarque de 560 mil cópias, e vendeu 390.000 cópias em dezembro de 2009.[128][129][130] O álbum estreou no número seis,[131]

Na Oceania e na Ásia, o álbum teve uma boa recepção. Especificamente, na Nova Zelândia, The Fame um pico de número dois, além de ser certificado com dupla platina pela Recording Industry Association of New Zealand (RIANZ).[132] Na Austrália, o álbum estreou no número doze[133] e atingiu um pico de três.[134] Foi certificado três vezes platina pela Australian Recording Industry Association (ARIA) pela as transferências de 210 mil cópias.[135] No Japão e Rússia, o álbum conseguiu a chegar as posições seis e cinco respectivamente.[136][137] sendo certificado de platina tripla no Japão, concedido pelo Recording Industry Association of Japan (RIAJ) e quádrupla platina na Rússia.[138][139]

The Fame estreou no número três no Reino Unido.[140] Depois de passar 10 semanas no top dez, substituiu Songs for My Mother de Ronan Keating na posição máxima.[141] Desde então, o álbum ficou por quatro semanas consecutivas em número um.[142] Foi certificado quatro vezes platina pela British Phonographic Industry (BPI),[143] e e vendeu 3 milhões de cópias até 2018.[144] Também tornou-se o primeiro álbum a alcançar a certificação de platina com base em vendas digitais depois de vender 300.000 unidades no Reino Unido.[145] Na Irlanda, o álbum entrou nas paradas no número oito,[146] e na sua quinta semana subiu para número um por duas semanas consecutivas.[147] Na Europa continental, o álbum alcançou a posição número um na European Top 100 Albums, na Áustria e na Alemanha.[148][149][150] Também alcançou o top vinte na Bélgica, Dinamarca, Finlândia, Grécia, Hungria, Itália, Noruega, Países Baixos, Polônia, República Checa, Rússia e Suíça.[151] No mundo todo, o álbum já vendeu 15 milhões de cópias.[152][153]

Histórico de lançamento[editar | editar código-fonte]

País Data Formato Editora discográfica
Canadá 19 de agosto de 2008 (2008-08-19)[257] CD, LP, download digital Universal Music
Portugal 1 de setembro de 2008 (2008-09-01)[258] Download digital (edição internacional)
1 de outubro de 2008 (2008-10-01)[259] CD Interscope
29 de dezembro de 2008 (2008-12-29)[260] Download digital (edição internacional revisada) Universal Music
Austrália 5 de setembro de 2008 (2008-09-05)[261] CD, download digital (edição padrão)
28 de outubro de 2008 (2008-10-28)[262] CD, download digital (edição internacional)
Estados Unidos CD, LP, download digital Streamline, Kon Live, Interscope, Cherrytree
Itália 31 de outubro de 2008 (2008-10-31)[263] CD, download digital (edição padrão) Universal Music
20 de janeiro de 2009 (2009-01-20)[264] CD, download digital (edição internacional)
Alemanha 2 de dezembro de 2008 (2008-12-02)[265] CD, download digital
Reino Unido 1 de dezembro de 2008 (2008-12-01)[266][267] Polydor
Argentina 16 de fevereiro de 2009 (2009-02-16)[268] CD Universal Music
Espanha 24 de fevereiro de 2009 (2009-02-24)[269] CD, download digital
Brasil 31 de março de 2009 (2009-03-31)[270] CD
Chile 4 de maio de 2009 (2009-05-04)[271]
Japão 20 de maio de 2009 (2009-05-20)[272]
20 de julho de 2009 (2009-07-20)[273][274][275] CD, DVD

Notas

  1. Em português: O que está acontecendo no chão?/Eu amo essa gravação, baby mas eu não consigo ver mais direito".
  2. "Just Dance" em português significa "Simplesmente Dance".
  3. Em português: "Eu quero fazer um passeio em seu disco stick"

Referências

  1. Sharon, Kim (14 de Dezembro de 2008). «Lady Gaga: the future of pop?». The Times (em inglês). Consultado em 9 de Outubro de 2010 
  2. a b c d e f «Lady Gaga: Biography» (em inglês). LadyGaga.com. Consultado em 9 de Outubro de 2010 
  3. a b Harris, Chris (15 de Janeiro de 2009). «Shes at number one and shes on our Spanking New for 09 list so we had a lil' chat with the Lady». MTV (em inglês). MTV Networks 
  4. «Interview: Lady Gaga» (em inglês). Artistdirect. 30 de Janeiro de 2009. Consultado em 9 de Outubro de 2010 
  5. Scaggs, Austin (19 de Fevereiro de 2009). «The "Just Dance" singer on leotards, the first lady and raunchy lyrics» (em inglês). Rolling Stone. ISSN 0035-791X 
  6. Slomowicz, Ron (10 de Junho de 2008). «Lady Gaga Interview» (em inglês). About.com. Consultado em 9 de Outubro de 2010. Arquivado do original em 15 de Fevereiro de 2009 
  7. McKay, Hollie (22 de Maio de 2009). «Lady Gaga Opens Up About Her Preference for Boys That Look Like Girls» (em inglês). Fox News Channel. Consultado em 9 de Outubro de 2010 
  8. «Lady GaGa Entertains Thousands At Palm Springs White Party» (em inglês). NBC Bay Area. 14 de Abril de 2009. Consultado em 9 de Outubro de 2010 
  9. a b Harris, Chris (9 de Junho de 2009). «Lady GaGa Brings Her Artistic Vision Of Pop Music To New Album – And A New Kids Song» (em inglês). MTV. MTV Networks. Consultado em 9 de Outubro de 2010 
  10. Plagenhoef, Scott. «Lady Gaga: The Fame Monster». Pitchfork (em inglês). Consultado em 29 de fevereiro de 2020 
  11. Matthew, Jennie. «Lady Gaga launches new Artpop album with VIP party». The Daily Telegraph (em inglês). Consultado em 29 de fevereiro de 2020 
  12. a b c d e Chisling, Matthew (18 de Setembro de 2008). «allmusic ((( The Fame > Overview )))». Allmusic (em inglês). Rovi Corporation. Consultado em 19 de Fevereiro de 2009 
  13. Kraines, Talia. «Review of Lady GaGa – The Fame». BBC Music (em inglês). Consultado em 29 de fevereiro de 2020 
  14. Petridis, Alexis. «Lady Gaga: The Fame». The Guardian (em inglês). Consultado em 29 de fevereiro de 2020 
  15. a b Thrills, Adrian (9 de Janeiro de 2009). «Why The World Is Going Gaga For Electro-pop Diva Stefani». Daily Mail (em inglês). Associated Newspapers. Consultado em 12 de Janeiro de 2009 
  16. a b Lamb, Bill (12 de Novembro de 2008). «Lady GaGa – "Poker Face"». About.com (em inglês). Consultado em 18 de Março de 2009 
  17. «Lady Gaga – Money Honey – Digital Sheet Music». Musicnotes.com (em inglês). Alfred Publishing. Consultado em 11 de Setembro de 2009 
  18. a b c d e Sawdey, Evan (12 de Janeiro de 2009). «Lady GaGa The Fame». PopMatters (em inglês). Consultado em 30 de Abril de 2009 
  19. a b c d du Lac, Freedom (18 de Outubro de 2008). «'Fame' Isn't Worth Getting GaGa Over». The Washington Post (em inglês). The Washington Post Company. Consultado em 8 de Maio de 2009 
  20. Beysil, Kim (1 de Abril de 2009). «Lady Gaga's Hot Secret». Daily Star (em inglês). Northern & Shell. Consultado em 10 de Abril de 2009 
  21. McAlpine, Fraser (11 de Março de 2009). «Lady GaGa – 'Poker Face'». BBC (em inglês). BBC Online. Consultado em 17 de Março de 2009 
  22. a b Koski, Genevieve (10 de Novembro de 2008). «Lady Gaga:The Fame». The A. V. Club (em inglês). The Onion, Inc. Consultado em 28 de Abril de 2009 
  23. Daily Mail Reporter (21 de Maio de 2009). «It's kisses all round as Lady GaGa gets affectionate with men AND women in risqué new video». Daily Mail (em inglês). Associated Newspapers. Consultado em 27 de Maio de 2009 
  24. Norman, Ben (2 de Outubro de 2008). «Lady Gaga – 'The Fame'». About.com (em inglês). The New York Times Company. Consultado em 17 de Abril de 2009 
  25. a b Hobart, Erika (31 de Março de 2009). «Some Like It Pop». New Times Broward-Palm Beach (em inglês). Village Voice Media. Consultado em 30 de Abril de 2009 
  26. a b Kraines, Talia (9 de Janeiro de 2009). «Lady GaGa The Fame Review». BBC (British Broadcasting Company) (em inglês). BBC Online. Consultado em 6 de Abril de 2009 
  27. a b Rodman, Sarah (12 de Outubro de 2008). «Lady Gaga: The Fame». The Boston Globe (em inglês). The New York Times Company. Consultado em 22 de Julho de 2009 
  28. a b Wood, Mikael (22 de Outubro de 2008). «The Fame – Music Review». Entertainment Weekly (em inglês). Time Inc. Consultado em 7 de Maio de 2010 
  29. a b Petridis, Alexis (9 de Janeiro de 2009). «Lady Gaga: The Fame». The Guardian. Guardian News and Media. Consultado em 28 de Abril de 2009 
  30. a b Brockman, Daniel (22 de Outubro de 2008). «Lady Gaga – The Fame». The Phoenix. Phoenix Media/Communications Group. Consultado em 19 de Novembro de 2009 
  31. a b Cinquemani, Sal (25 de Outubro de 2008). «Lady Gaga: The Fame» (em inglês). Slant Magazine. Consultado em 9 de Junho de 2009. Arquivado do original em 24 de Março de 2010 
  32. a b Powers, Nicole (23 de Julho de 2008). «URB Magazine :: Reviews :: - Lady Gaga». URB (em inglês). NativeSon Media. Consultado em 28 de Maio de 2011. Cópia arquivada em 28 de Maio de 2011 
  33. «Metacritic review of The Fame». Metacritic (em inglês). Consultado em 9 de Junho de 2009 
  34. Guerra, Joey (7 de Novembro de 2008). «Bringing real dance music to the masses». Houston Chronicle (em inglês). Hearst Corporation. Consultado em 9 de Junho de 2009 
  35. Christgau, Robert (10 de Julho de 2009). «The Fame by Lady Gaga» (em inglês). Robert Christgau. Consultado em 19 de Novembro de 2009 
  36. a b «52nd Grammy Awards Nominations» (em inglês). National Academy of Recording Arts and Sciences. Consultado em 31 de Agosto de 2010 
  37. Yehuda, Ayala-Ben (31 de Janeiro de 2010). «Taylor Swift, Lady Gaga Win Early Grammys». Billboard (em inglês). Nielsen Business Media, Inc. Consultado em 9 de Fevereiro de 2010 
  38. Gamble, Ryan (22 de Novembro de 2009). «2009 AMA Awards: Taylor Swift and Michael Jackson Among 2009 AMA Winners» (em inglês). ABC. Examiner. Consultado em 22 de Novembro de 2009 
  39. a b c Concepcion, Mariel (2 de Outubro de 2009). «Beyonce Accepts Billboard's Woman Of the Year Award, Lady Gaga Is Rising Star». Billboard (em inglês). Nielsen Business Media, Inc. Consultado em 3 de Outubro de 2009 
  40. «Maximum Triad winners – Chente, Zoe and Lady Gaga, three Premios Oye! 2009». OEM (em espanhol). Consultado em 25 de Novembro de 2009 
  41. «Premios Oye! 2009» (em espanhol). Premios Oye!. Consultado em 9 de Dezembro de 2009 
  42. «PREMIO OYE! 2010 NOMINADOS» (PDF) (em espanhol). Premios Oye!. Consultado em 4 de Setembro de 2010. Arquivado do original (PDF) em 22 de Setembro de 2010 
  43. «Lista de los ganadores premios oye 2010». OEM (em espanhol). Premios Oye!. Consultado em 6 de Novembro de 2009 
  44. «2009 Teen Choice Awards full results and winners list» (em inglês). Bob Bain Productions. Examiner. 10 de Agosto de 2009. Consultado em 4 de Setembro de 2009 
  45. «Virgin Media Music Awards 2009: The winners». Virgin Media (em inglês). Consultado em 26 de Fevereiro de 2010 
  46. «Brits 2010». Brits. British Phonographic Industry. Consultado em 4 de Fevereiro de 2010. Arquivado do original em 18 de Fevereiro de 2010 
  47. «Lady Gaga, Robbie Williams and silver moon nominated for ECHO 2010» (em inglês). EchoPop. 26 de Janeiro de 2010. Consultado em 3 de Fevereiro de 2010. Arquivado do original em 29 de Janeiro de 2010 
  48. «Lady Gaga, Whitney Houston lead 2010 Echo Award nominees» (em inglês). Singersroom. Consultado em 4 de Março de 2010 
  49. «Fonogram Hungary Music Awards – Winners» (em húngaro). Mahasz. Consultado em 24 de Agosto de 2010 
  50. «The 51st Annual Grammy Awards Nominations List». The Recording Academy. Consultado em 2 de Janeiro de 2009. Arquivado do original em 5 de Dezembro de 2008 
  51. «The 52nd Annual Grammy Awards Nominations List» (em inglês). The Recording Academy. Consultado em 3 de Dezembro de 2009 
  52. «Shockwaves NME Awards 2010 – all the nominations». NME Awards (em inglês). IPC Media. Consultado em 4 de Fevereiro de 2010 
  53. «Shockwaves NME Awards 2010: all the winners». NME (em inglês). IPC Media. Consultado em 25 de Fevereiro de 2010 
  54. «NME Awards 2011: Nominations». Gigwise (em inglês). NME Awards. Consultado em 29 de Janeiro de 2011 
  55. «NRJ Music Awards 2010» (em inglês). NRJ Music Awards. Consultado em 25 de Novembro de 2009 
  56. «Lady GaGa Is Big Winner at 2010 World Music Award». Celebrity Mania (em inglês). Consultado em 19 de Maio de 2010. Arquivado do original em 8 de Julho de 2011 
  57. «Billboard Music Awards 2011 Nominations». Billboard (em inglês). Consultado em 14 de Abril de 2011 
  58. «Vote for the Billboard.com Fan Favorite Award». Billboard (em inglês). Consultado em 10 de Maio de 2011 
  59. «all about The 2011 Billboard Music Awards». Billboard (em inglês). Consultado em 23 de Maio de 2011 
  60. «Lady Gaga "Just Dance"». NewNowNext Awards (em inglês). 7 de Junho de 2008. Consultado em 17 de Junho de 2009 
  61. «Lady Gaga performs Just Dance». So You Think You Can Dance (em inglês). Interscope Records. Consultado em 17 de Junho de 2009 
  62. «Jummy Kimmel Live: Lady Gaga». PopCrunch (em inglês). Jimmy Kimmel Live!. 23 de Outubro de 2010. Consultado em 17 de Junho de 2009 
  63. «The Tonight Show: Lady Gaga». The Tonight Show with Jay Leno (em inglês). 8 de Janeiro de 2009. Consultado em 17 de Junho de 2009. Arquivado do original em 20 de Abril de 2009 
  64. Kroft, Ryan (14 de Junho de 2008). «Close Your Mouth: She's No Joke. Lady Gaga Outshines Miss Universe!». MTV (em inglês). MTV Networks. Consultado em 17 de Junho de 2009 
  65. «Tubridy Tonight – Saturday, 31 January 2009». Tubridy Tonight (em inglês). Consultado em 17 de Junho de 2009 
  66. «Gossip Girl Music Season 2 – Episode 1» (em inglês). The CW. Consultado em 16 de Junho de 2011 
  67. «Gossip Girl Music Season 2 – Episode 5» (em inglês). The CW. Consultado em 16 de Junho de 2011 
  68. «Gossip Girl Music Season 2 – Episode 20» (em inglês). The CW. Consultado em 16 de Junho de 2011 
  69. Kaufman, Gil (1 de Fevereiro de 2009). «Lady Gaga Shows Her Flashiest 'Poker Face' On 'American Idol'». MTV (em inglês). MTV Networks. Consultado em 6 de Abril de 2009 
  70. «Beautiful, Dirty, Rich – Music Video» (em inglês). LadyGaga.com. Consultado em 8 de Dezembro de 2009 
  71. «Music video of Beautiful, Dirty, Rich». MSN (em inglês). Consultado em 17 de Junho de 2009. Arquivado do original em 7 de Junho de 2009 
  72. «Beautiful, Dirty, Rich on the UK Singles Chart». The Official Charts Company (em inglês). Chart stats. Consultado em 24 de Agosto de 2009. Cópia arquivada em 7 de Agosto de 2009 
  73. «iTunes release of Just Dance» (em inglês). iTunes. Apple Inc. 17 de Junho de 2008. Consultado em 10 de Junho de 2009 
  74. Cohen, Jonathan (8 de Janeiro de 2009). «Lady GaGa Dances To The Top Of Hot 100». Billboard (em inglês). Nielsen Business Media Inc. Consultado em 9 de Janeiro de 2009 
  75. «Australian ARIA Singles Chart». Australian Recording Industry Association. aCharts.us. 15 de Junho de 2008. Consultado em 28 de Abril de 2009 
  76. «Canadian Hot 100». Billboard (em inglês). acharts.us. 23 de Agosto de 2008. Consultado em 28 de Abril de 2009 
  77. «UK Singles Chart». The Official Charts Company (em inglês). 11 de Janeiro de 2009. Consultado em 28 de Abril de 2009 
  78. «Lady Gaga – "Just Dance" on world charts». aCharts.us. Consultado em 10 de Junho de 2009 
  79. Harris, Chris (4 de Dezembro de 2008). «Lil Wayne, Coldplay Lead Grammy Nominations». MTV (em inglês). MTV Networks. Consultado em 27 de Abril de 2009 
  80. Williams, Chris (28 de Fevereiro de 2009). «Single Reviews: Poker Face». Billboard (em inglês). Nielsen Business Media Inc. Consultado em 28 de Fevereiro de 2009 
  81. Pietroluongo, Silvio (1 de Abril de 2009). «Lady GaGa Draws A Pair Of No. 1s». Billboard (em inglês). Nielsen Business Media, Inc. Consultado em 1 de Abril de 2009 
  82. Ben-Yehuda, Ayala; Pietroluongo, Silvio (2 de Abril de 2009). «Lady GaGa Scores Hot 100 Milestone With 'Poker Face'». Billboard (em inglês). Nielsen Business Media, Inc. Consultado em 2 de Abril de 2009 
  83. «Lady Gaga – "Poker Face" on world charts» (em inglês). aCharts.us. Consultado em 10 de Junho de 2009 
  84. «Lady Gaga – "Eh, Eh (Nothing Else I Can Say)" on world charts» (em inglês). aCharts.us. Consultado em 10 de Junho de 2009 
  85. Ben-Yehuda, Ayala; Pietroluongo, Silvio (4 de Junho de 2009). «Lady GaGa Takes Two Top 10 Spots On Billboard's Hot 100». Billboard (em inglês). Nielsen Business Media, Inc 
  86. «Lady Gaga – "LoveGame" on world charts» (em inglês). aCharts.us. Consultado em 10 de Junho de 2009 
  87. Sexton, Paul (28 de Maio de 2009). «Green Day Rises To European Chart Summit». Billboard (em inglês). Nielsen Business Media, Inc. Consultado em 29 de Maio de 2009 
  88. «Lady Gaga – "Paparazzi" on world charts». aCharts.us (em inglês). Consultado em 10 de Junho de 2009 
  89. Kaufman, Gil (29 de Maio de 2009). «Lady Gaga Angry That Epic 'Paparazzi' Video Leaked». MTV (em inglês). MTV Networks. Consultado em 1 de Junho de 2009 
  90. Vena, Jocelyn (13 de Janeiro de 2009). «Lady Gaga Gears Up For Pussycat Dolls Tour». MTV. MTV Networks. Consultado em 4 de Dezembro de 2009 
  91. a b Montgomery, James (4 de Fevereiro de 2009). «Lady Gaga Promises 'Life-Changing Experience' With Fame Ball Tour». MTV. MTV Networks. Consultado em 22 de Fevereiro de 2009 
  92. «Lady Gaga Events». Interscope Records. LadyGaga.com. 12 de Janeiro de 2009. Consultado em 13 de Janeiro de 2009. Arquivado do original em 23 de Abril de 2012 
  93. «Tour & Events». Interscope Records. Universal Music Group. Consultado em 12 de Dezembro de 2008. Arquivado do original em 21 de Dezembro de 2008 
  94. «Lady Gaga tour». Tour Tracker. Consultado em 28 de Setembro de 2009. Arquivado do original em 6 de Janeiro de 2009 
  95. Montgomery, James (4 de Fevereiro de 2009). «Lady Gaga Promises 'Life-Changing Experience' With Fame Ball Tour». MTV (em inglês). MTV Networks. Consultado em 22 de Fevereiro de 2009 
  96. UMG Reporter (13 de Janeiro de 2009). «Lady GaGa Announces Dates For "The Fame Ball" Tour». Universal Music Group. Consultado em 22 de Fevereiro de 2009 
  97. a b Graff, Gary (3 de Março de 2009). «Lady GaGa Ready To Go For Headlining Tour». Billboard (em inglês). Nielsen Business Media Inc. Consultado em 4 de Março de 2009 
  98. Piccoli, Sean (9 de Abril de 2009). «Lady Gaga's larger-than-life stage show shrinks without a band». South Florida Sun-Sentinel. Tribune Company. Consultado em 15 de Abril de 2009 
  99. Piccoli, Sean (9 de Abril de 2009). «Lady Gaga's larger-than-life stage show shrinks without a band». South Florida Sun-Sentinel (em inglês). Tribune Company. Consultado em 15 de Abril de 2009 
  100. Gregory, Jason (13 de Março de 2009). «Lady GaGa Gets Wrapped In Bubbles On US Tour». Gigwise.com (em inglês). Giant Digital. Consultado em 2 de Abril de 2009 
  101. Pastorek, Whitney (14 de Março de 2009). «Lady GaGa live in L.A». Entertainment Weekly (em inglês). Time Inc. Consultado em 16 de Março de 2009 
  102. Vena, Jocelyn (13 de Novembro de 2009). «Lady Gaga Is 'Honoring' Fans With Cheaper Fame Monster» (em inglês). MTV Networks. Consultado em 13 de Novembro de 2009 
  103. Erlewine, Stephen Thomas (25 de Novembro de 2009). «Lady Gaga - The Fame Monster Overview» (em inglês). Allmusic. Rovi Corporation. Consultado em 25 de Novembro de 2009 
  104. Vena, Jocelyn (12 de Novembro de 2009). «Lady Gaga Is 'Honoring' Fans With Cheaper Fame Monster». MTV (em inglês). MTV Networks. Consultado em 12 de Novembro de 2009 
  105. «Lady Gaga Returns With 8 New Songs on 'The Fame Monster'». Yahoo! Finance (em inglês). Yahoo!. 8 de Outubro de 2009. Consultado em 9 de Outubro de 2009 
  106. Price, Simon (22 de Novembro de 2009). «Album: Lady Gaga, The Fame Monster (Polydor)». The Independent (em inglês). Independent News & Media. Consultado em 23 de Novembro de 2009 
  107. Herrera, Monica (15 de Outubro de 2009). «Lady Gaga Announces 'The Monster Ball'». Billboard (em inglês). Nielsen Business Media, Inc. Consultado em 15 de Outubro de 2009 
  108. «The Fame: Music». Amazon.com (em inglês). Consultado em 25 de fevereiro de 2020 
  109. «iTunes – Music – The Fame by Lady Gaga». Apple, Inc (US Store) (em inglês). Consultado em 25 de fevereiro de 2020 
  110. «The Fame: Lady Gaga». Amazon.com (em inglês). Consultado em 25 de fevereiro de 2020 
  111. «iTunes Music – The Fame by Lady Gaga». iTunes Store (em inglês). Consultado em 25 de fevereiro de 2020 
  112. «Amazon.co.jp: ザ・フェイム: 音楽». Amazon.com (em inglês). Consultado em 25 de fevereiro de 2020 
  113. «Lady Gaga: The Fame DVD». Amazon.com (em inglês). Consultado em 25 de fevereiro de 2020 
  114. (19 de Agosto de 2008) Créditos do CD The Fame por Lady Gaga. Canadá: Interscope Records.
  115. «The Billboard 200: Week Ending November 15, 2008». Billboard (em inglês). Nielsen Business Media, Inc. 15 de Novembro de 2008. Consultado em 9 de Junho de 2009 
  116. Kauffman, Gil (29 de Janeiro de 2010). «Lady Gaga Took A Fast Track To Fame And The Grammys». MTV (em inglês). MTV Networks. Consultado em 9 de Julho de 2010 
  117. Hasty, Katie (15 de Fevereiro de 2009). «Taylor Swift Remains Atop Billboard 200». Billboard (em inglês). Nielsen Business Media, Inc. Consultado em 9 de Junho de 2009 
  118. Hasty, Katie (11 de Março de 2009). «U2 Scores Seventh No. 1 On Billboard 200». Billboard (em inglês). Nielsen Business Media Inc. Consultado em 12 de Março de 2009 
  119. «Weekly Chart Notes: Lady Gaga, 'Glee' Cast, Billy Joel». Billboard (em inglês). Nielsen Business Media, Inc. 18 de Março de 2011. Consultado em 18 de Março de 2011 
  120. a b «Certificações (Estados Unidos) (álbum) – Lady Gaga – The Fame» (em inglês). Se necessário, clique em Advanced, depois clique em Format, depois selecione Album, depois clique em SEARCH. Recording Industry Association of America. Consultado em 19 de dezembro de 2019 
  121. «Nielsen Music 2009 Year-End Music Industry Report» (em inglês). Business Wire. 7 de Janeiro de 2010. 1 páginas. Consultado em 8 de Janeiro de 2010 
  122. «Nielsen Music 2010 Year-End Music Industry Report». Billboard (em inglês). Nielsen Business Media, Inc. 1 páginas. Consultado em 5 de Janeiro de 2011 
  123. a b Caulfield, Keith. «Lady Gaga & Bradley Cooper's 'A Star Is Born' Soundtrack Passes 1 Million in U.S. Sales». Billboard. Consultado em 29 de fevereiro de 2020 
  124. «The Nielsen Company & Billboard's 2010 Music Industry Report». Business Wire (em inglês). Consultado em 29 de fevereiro de 2020 
  125. «Nielsen & Billboard's 2013 U.S. Music Report» (PDF). Billboard (em inglês). Consultado em 29 de fevereiro de 2020 
  126. Grein, Paul (2 de Dezembro de 2009). «Week Ending Nov. 29, 2009: Women Take Charge» (em inglês). Yahoo!. Consultado em 3 de Dezembro de 2009 
  127. Caulfield, Keith (6 de Janeiro de 2010). «Susan Boyle Extends Run Atop Billboard 200». Billboard (em inglês). Nielsen Business Media, Inc. Consultado em 7 de Janeiro de 2010 
  128. a b Williams, John (14 de Janeiro de 2009). «Lady GaGa's 'Fame' rises to No. 1». Jam! (em inglês). Canadian Online Explorer. Consultado em 14 de Janeiro de 2009 
  129. a b «Certificações (Canadá) (álbum) – Lady Gaga – The Fame» (em inglês). Music Canada. Consultado em 19 de dezembro de 2019 
  130. Reporter, Nielsen (4 de Fevereiro de 2010). «The Nielsen Company and Billboard's 2009 Canadian Industry Report». Business Wire (em inglês). Consultado em 9 de Fevereiro de 2010 
  131. «New Zealand Albums Top 40». Recording Industry Association of New Zealand (em inglês). acharts.us. 6 de Outubro de 2008. Consultado em 9 de Junho de 2009 
  132. a b «Certificações (Nova Zelândia) (álbum) – Lady Gaga – The Fame» (em inglês). Recording Industry Association of New Zealand. Consultado em 19 de dezembro de 2019 
  133. «Australia Albums Top 50». Australian Recording Industry Association (em inglês). aCharts.us. 15 de Setembro de 2008. Consultado em 9 de Junho de 2009 
  134. «Australia Albums Top 50». Australian Recording Industry Association (em inglês). acharts.us. 26 de Janeiro de 2009. Consultado em 9 de Junho de 2009 
  135. a b «Certificações (Austrália) (álbum) – Lady Gaga – The Fame» (em inglês). Australian Recording Industry Association. Consultado em 19 de dezembro de 2019 
  136. a b «Lady Gaga – The Fame (Oricon)» (em japonês). Oricon. Arquivado do original em 30 de junho de 2013 
  137. a b «Lady Gaga – The Fame (2M)». 2M Online.ru (em russo). 2005 
  138. a b «Certificações (Japão) (álbum) – Lady Gaga – The Fame» (em japonês). Recording Industry Association of Japan 
  139. a b «Certificações (Rússia) (álbum) – Lady Gaga – The Fame». 2M Online.ru (em russo). 2005 
  140. «UK Albums Chart». The Official Charts Company (em inglês). acharts.us. 18 de Janeiro de 2009. Consultado em 9 de Junho de 2009 
  141. a b «Lady Gaga – The Fame (Official Charts Company)» (em inglês). UK Albums Chart. The Official Charts Company. Consultado em 30 de abril de 2016 
  142. «UK Albums Chart». The Official Charts Company (em inglês). acharts.us. 3 de Maio de 2009. Consultado em 10 de Junho de 2009 
  143. a b «Certificações (Reino Unido) (álbum) – Lady Gaga – The Fame» (em inglês). British Phonographic Industry. Consultado em 19 de dezembro de 2019 
  144. a b Copsey, Rob (13 de outubro de 2018). «The UK's biggest studio albums of all time» (em inglês). Official Charts Company 
  145. «Lady Gaga sets platinum record for digital» (em inglês). The Official Charts Company. 1 de Março de 2011. Consultado em 1 de Março de 2011 
  146. «Irish Albums Chart». Irish Recorded Music Association (em inglês). acharts.us. 15 de Janeiro de 2009. Consultado em 10 de Junho de 2009 
  147. a b «Lady Gaga – The Fame (Irish Recorded Music Association)» (em irlandês). Irish Recorded Music Association. Consultado em 27 de abril de 2010 
  148. a b Sexton, Paul (23 de abril de 2009). «Lady GaGa Scores Euro Chart Double». Billboard. Consultado em 28 de fevereiro de 2020 
  149. «Austrian Albums Chart». International Federation of the Phonographic Industry (em inglês). aCharts.us. 25 de Março de 2009. Consultado em 10 de Junho de 2009 
  150. a b «Lady Gaga – The Fame (GfK Entertainment Charts)» (em alemão). GfK Entertainment Charts. Consultado em 27 de dezembro de 2019 
  151. a b «Lady Gaga – The Fame (Schweizer Hitparade)» (em inglês). Schweizer Hitparade. Consultado em 18 de março de 2010 
  152. a b «Lady Gaga adds second show in Singapores». AsiaOne (em inglês). Consultado em 3 de janeiro de 2020 
  153. Sailor, Craig. «Lady Gaga fills in the details on her Tacoma shows». The News Tribune (em inglês). Consultado em 3 de janeiro de 2020 
  154. «Lady Gaga – The Fame (ARIA Charts)» (em inglês). ARIA Charts. Consultado em 18 de março de 2010 
  155. «Lady Gaga – The Fame (Ö3 Austria Top 40)» (em alemão). Ö3 Austria Top 40. Consultado em 4 de janeiro de 2010 
  156. «Lady Gaga – The Fame (Ultratop 40)» (em inglês). Ultratop 50. Hung Median. Consultado em 18 de março de 2010 
  157. «Lady Gaga – The Fame (Ultratop 50)» (em inglês). Ultratop 50. Hung Median. Consultado em 18 de março de 2010 
  158. «Lady Gaga – The Fame (Associação Brasileira dos Produtores de Discos)». Associação Brasileira dos Produtores de Discos. Consultado em 1 de janeiro de 2020 
  159. «Lady Gaga – The Fame (Hitlisten)» (em inglês). Hitlisten. Consultado em 4 de maio de 2016 
  160. «Lady Gaga – The Fame (The Official Charts Company)» (em inglês). The Official Charts Company. Consultado em 30 de abril de 2016 
  161. «Lady Gaga – The Fame (Productores de Música de España)» (em inglês). Productores de Música de España. Consultado em 8 de junho de 2016 
  162. «Lady Gaga – The Fame (Billboard 200)» (em inglês). Billboard. Consultado em 4 de maio de 2016 
  163. «Lady Gaga – The Fame (Top Dance/Electronic Albums)» (em inglês). Billboard. Consultado em 4 de maio de 2016 
  164. «Lady Gaga – The Fame (Digital Albums)» (em inglês). Billboard. Consultado em 4 de maio de 2016 
  165. «Lady Gaga – The Fame (IFPI Finlândia)» (em inglês). IFPI Finlândia. Consultado em 18 de março de 2010 
  166. «Lady Gaga – The Fame (Syndicat National de l'Édition Phonographique)» (em inglês). Syndicat National de l'Édition Phonographique. Consultado em 18 de março de 2010 
  167. «Lady Gaga – The Fame (IFPI Grécia)» (em inglês). IFPI Grécia. Consultado em 8 de julho de 2010 
  168. «Lady Gaga – The Fame (Magyar Hanglemezkiadók Szövetsége)» (em húngaro). Magyar Hanglemezkiadók Szövetsége. Consultado em 27 de abril de 2010 
  169. «Lady Gaga – The Fame (Federazione Industria Musicale Italiana)» (em inglês). Federazione Industria Musicale Italiana. Consultado em 4 de janeiro de 2010 
  170. «Lady Gaga – The Fame (Asociación Mexicana de Productores de Fonogramas y Videogramas)» (em espanhol). Asociación Mexicana de Productores de Fonogramas y Videogramas. Consultado em 12 de março de 2012. Arquivado do original em 15 de Fevereiro de 2010 
  171. «Lady Gaga – The Fame (VG-lista)» (em inglês). VG-lista. Consultado em 18 de abril de 2011 
  172. «Lady Gaga – The Fame (Recording Iindustry Association of New Zealand)» (em inglês). Recording Industry Association of New Zealand. Consultado em 4 de janeiro de 2010 
  173. «Lady Gaga – The Fame (MegaCharts)» (em neerlandês). Hung Medien. Consultado em 19 de dezembro de 2019 
  174. «Lady Gaga – The Fame (Związek Producentów Audio Video)» (em polonês). OLiS. 4 de maio de 2010. Consultado em 3 de maio de 2010 
  175. «Lady Gaga – The Fame (Associação Fonográfica Portuguesa)» (em inglês). Associação Fonográfica Portuguesa. Consultado em 8 de junho de 2016 
  176. «Lady Gaga – The Fame (IFPI Česká Republika)» (em inglês). IFPI Česká Republika. Consultado em 8 de junho de 2016 
  177. «Lady Gaga – The Fame (Sverigetopplistan)» (em inglês). Sverigetopplistan. Consultado em 4 de janeiro de 2010 
  178. «2008 Year End Charts – Dance/Electronic Albums». Billboard (em inglês). Consultado em 3 de janeiro de 2020 
  179. «Album Jahrescharts 2009». MTV (em alemão). Consultado em 3 de janeiro de 2020 
  180. «ARIA Charts – End Of Year Charts – Top 100 Albums 2009». ARIA Charts (em inglês). Consultado em 3 de janeiro de 2020 
  181. «Jahreshitparade 2009». austriancharts.at. Hung Medien (em inglês). Consultado em 3 de janeiro de 2020 
  182. «Jaaroverzichten 2009». Ultratop. Hung Medien (em francês). Consultado em 3 de janeiro de 2020 
  183. «Rapports Annuels 2009». Ultratop. Hung Medien (em alemão). Consultado em 3 de janeiro de 2020 
  184. «2009 Year End Charts – Top Canadian Albums». Billboard (em inglês). Consultado em 3 de janeiro de 2020 
  185. «Album 2009 Top-100». Hitlisten.NU (em dinamarquês). Consultado em 3 de janeiro de 2020 
  186. «2009 Year End Charts – Top Billboard 200». Billboard (em inglês). Consultado em 3 de janeiro de 2020 
  187. «2009 Year End Charts – Dance/Electronic Albums». Billboard (em inglês). Consultado em 3 de janeiro de 2020 
  188. «2009 Year End Charts – European Top 100 Albums». Billboard (em inglês). Consultado em 3 de janeiro de 2020 
  189. «Myydyimmät ulkomaiset albumit vuonna 2009». IFPI Finlândia (em finlandês). Consultado em 3 de janeiro de 2020 
  190. «Classement Albums – année 2009». Syndicat National de l'Édition Phonographique (em francês). Consultado em 3 de janeiro de 2020 
  191. «Best selling albums in 2009 of Hungary». Mahasz (em inglês). Consultado em 3 de janeiro de 2020 
  192. «Top 20 Albums». Irish Recorded Music Association (em inglês). Consultado em 3 de janeiro de 2020 
  193. «Classifiche annuali dei cd, dvd, compilation più venduti e digital download più scaricati online nel 2009». Federazione Industria Musicale Italiana (em italiano). Consultado em 3 de janeiro de 2020 
  194. «アルバム 年間ランキング-ORICON STYLE ランキング». Oricon (em japonês). 2009. Consultado em 3 de janeiro de 2020 
  195. «Top Selling Albums of 2009». Recording Industry Association of New Zealand (em inglês). Consultado em 3 de janeiro de 2020 
  196. «Jaaroverzichten 2009». dutchcharts.nl. Hung Medien (em neerlandês). Consultado em 3 de janeiro de 2020 
  197. «End of Year Albums 2009». Official Charts Company (em inglês). Consultado em 3 de janeiro de 2020 
  198. «Årslista Albums – År 2009». Sverigetopplistan. Swedish Recording Industry Association (em suaíli). Consultado em 3 de janeiro de 2020 
  199. «Swiss Year-End Charts 2009». swisscharts.com. Hung Medien (em inglês). Consultado em 3 de janeiro de 2020 
  200. «Album Jahrescharts 2010». MTV Germany (em alemão). Consultado em 3 de janeiro de 2020 
  201. «Jahreshitparade 2010». austriancharts.at. Hung Medien (em alemão). Consultado em 3 de janeiro de 2020 
  202. «2010 Year End Charts – Top Canadian Albums». Billboard (em inglês). Consultado em 3 de janeiro de 2020 
  203. «Top 50 Albums 2010» (PDF). Productores de Música de España (em espanhol). Consultado em 3 de janeiro de 2020 
  204. «2010 Year End Charts – Top Billboard 200». Billboard (em inglês). Consultado em 3 de janeiro de 2020 
  205. «2009 Year End Charts – Dance/Electronic Albums». Billboard (em inglês). Consultado em 3 de janeiro de 2020 
  206. «2010 Year End Charts – European Top 100 Albums». Billboard (em inglês). Consultado em 3 de janeiro de 2020 
  207. «Best selling albums in 2010 of Hungary». MAHASZ (em inglês). Consultado em 3 de janeiro de 2020 
  208. «アルバム 年間ランキング-ORICON STYLE ランキング». Oricon (em japonês). Consultado em 3 de janeiro de 2020 
  209. «End of Year Albums 2010». Official Charts Company (em inglês). Consultado em 3 de janeiro de 2020 
  210. «Swiss Year-End Charts 2010». swisscharts.com. Hung Medien (em inglês). Consultado em 3 de janeiro de 2020 
  211. «Jahreshitparade 2011». austriancharts.at. Hung Medien (em alemão). Consultado em 3 de janeiro de 2020 
  212. «2011 Year End Charts – Top Billboard 200 Albums». Billboard (em inglês). Consultado em 3 de janeiro de 2020 
  213. «2011 Year End Charts – Dance/Electronic Albums». Billboard (em inglês). Consultado em 3 de janeiro de 2020 
  214. «Best selling albums in 2011 of Hungary». MAHASZ (em inglês). Consultado em 3 de janeiro de 2020 
  215. «2011 Year End Charts – Oricon CD Albums Top 100». Oricon (em japonês). Consultado em 3 de janeiro de 2020 
  216. «End of Year Albums 2011». Official Charts Company (em inglês). Consultado em 3 de janeiro de 2020 
  217. «Swiss Year-End Charts 2011». swisscharts.com. Hung Medien (em inglês). Consultado em 3 de janeiro de 2020 
  218. a b «Lady Gaga full Official Chart History». Official Charts Company (em inglês). Consultado em 3 de janeiro de 2020 
  219. «2017 Annual ARIA Dance Albums Chart». Australian Recording Industry Association (em inglês). Consultado em 3 de janeiro de 2020 
  220. «Top Billboard 200 Albums – Year-End 2017». Billboard (em inglês). Consultado em 3 de janeiro de 2020 
  221. «Top Dance/Electronic Albums – Year-End 2017». Billboard (em inglês). Consultado em 3 de janeiro de 2020 
  222. «2018 Annual ARIA Dance Albums Chart». Australian Recording Industry Association (em inglês). Consultado em 3 de janeiro de 2020 
  223. «Top Dance/Electronic Albums – Year-End 2018». Billboard (em inglês). Consultado em 3 de janeiro de 2020 
  224. «Jaaroverzichten 2019». Ultratop (em inglês). Consultado em 3 de janeiro de 2020 
  225. «2019 Year End Charts – Dance/Electronic Albums». Billboard (em inglês). Consultado em 3 de janeiro de 2020 
  226. «ARIA Chart Sales – ARIA End of Decade Albums/Top 100» (PDF). ARIA Charts. Consultado em 2 de Abril de 2019 
  227. «Bestenlisten – 00er-Album» (em German). austriancharts.at. Hung Medien. Consultado em 2 de Abril de 2019 
  228. «2000s Dance/Electronic Decade End Chart». Billboard. Consultado em 2 de Abril de 2019 
  229. «...und weiter geht's mit den erfolgreichsten Singles und Alben des Jahrzehnts. Heute mit Platz 48, auf dem "Unforgettable" (French Montana feat. Swae Lee) und Lady Gagas Debütwerk "The Fame" landen.» (em alemão). GfK Entertainment. Consultado em 29 de fevereiro de 2020 – via Twitter 
  230. «Decade-End Charts: Billboard 200». Billboard (em inglês). Consultado em 29 de fevereiro de 2020 
  231. «Decade in Dance». Billboard. Consultado em 29 de fevereiro de 2020 
  232. Copsey, Rob. «The UK's Official Top 100 biggest albums of the decade». Official Charts Company (em inglês). Consultado em 29 de fevereiro de 2020 
  233. «Greatest of All Time Billboard 200 Albums». Billboard. Consultado em 2 de Abril de 2019 
  234. «Greatest of All Time Billboard 200 Albums By Women». Billboard. Consultado em 2 de Abril de 2019 
  235. Copsey, Rob. «The UK's 60 official biggest selling albums of all time revealed». Official Charts Company. Consultado em 2 de Abril de 2019 
  236. «Certificações (Alemanha) (álbum) – Lady Gaga – The Fame» (em alemão). Bundesverband Musikindustrie. Consultado em 19 de dezembro de 2019 
  237. «Ultratop − Goud en Platina – albums 2010» (em inglês). Ultratop. Consultado em 19 de dezembro de 2019 
  238. «Certificações (Brasil) (álbum) – Lady Gaga – The Fame». Pro-Música Brasil. Consultado em 19 de dezembro de 2019 
  239. «Universal: Visita Lady Gaga» (PDF). Sony Music (em espanhol). Consultado em 8 de junho de 2017 
  240. «Certificações (Dinamarca) (álbum) – Lady Gaga – The Fame» (em dinamarquês). IFPI Dinamarca. Consultado em 19 de dezembro de 2019 
  241. «Certificações (Espanha) (álbum) – Lady Gaga – The Fame» (em espanhol). Productores de Música de España. Consultado em 19 de dezembro de 2019 
  242. «Lady Gaga Gets 9× Platinum Award» (em inglês). Philstar Entertainment. 28 de fevereiro de 2020 
  243. a b «Kulta- ja platinalevyt – Lady Gaga – The Fame» (em finlandês). Musiikkituottajat. IFPI Finlândia. Consultado em 19 de dezembro de 2019 
  244. «Certificações (França) (álbum) – Lady Gaga – The Fame» (em francês). Syndicat National de l'Édition Phonographique. Consultado em 19 de dezembro de 2019 
  245. «Lady Gaga : son tube 'Just Dance' était numéro un il y a 10 ans, retour sur son histoire». Purebreak Charts (em francês). Consultado em 8 de junho de 2017 
  246. «Certificações (Grécia) (álbum) – Lady Gaga – The Fame» (em inglês). IFPI Grécia 
  247. «Adatbázis – Arany- és platinalemezek – 2010» (em húngaro). Association of Hungarian Record Companies. Consultado em 19 de dezembro de 2019 
  248. «Certificações (Irlanda) (álbum) – Lady Gaga – The Fame». Irish Recorded Music Association (em inglês). Consultado em 18 de agosto de 2010 
  249. a b «IFPI Middle East Awards - 2010» (em inglês). Federação Internacional da Indústria Fonográfica 
  250. «Certificações (México) (álbum) – Lady Gaga – The Fame» (em espanhol). Digite Lady Gaga na caixa sob o cabeçalho da coluna ARTISTA e The Fame na caixa sob TÍTULO. Asociación Mexicana de Productores de Fonogramas y Videogramas 
  251. «Certificações (Noruega) (álbum) – Lady Gaga – The Fame» (em inglês). IFPI Noruega 
  252. «Certificações (Países Baixos) (álbum) – Lady Gaga – The Fame» (em neerlandês). Digite The Fame na caixa "Artiest of titel". Nederlandse Vereniging van Producenten en Importeurs van beeld- en geluidsdragers. Consultado em 19 de dezembro de 2019 
  253. «Certificações (Polônia) (álbum) – Lady Gaga – The Fame» (em polaco). Związek Producentów Audio Video. 18 de julho de 2006. Consultado em 3 de agosto de 2009 
  254. «Guld- och Platinacertifikat − År 2006» (PDF) (em sueco). IFPI Suécia 
  255. «Certificações (Suíça) (álbum) – Lady Gaga – The Fame» (em inglês). IFPI Suíça. Hung Medien. Consultado em 19 de dezembro de 2019 
  256. «IFPI Platinum Europe Awards - 2010» (em inglês). Federação Internacional da Indústria Fonográfica 
  257. «The FAME – Lady Gaga – Canada» (em inglês). Amazon.ca. Consultado em 31 de Agosto de 2010 
  258. «The Fame (International Version)». 7digital. Consultado em 31 de Agosto de 2010 
  259. «Fame CD - Lady Gaga». CDGO. Consultado em 31 de Agosto de 2010 
  260. «The Fame (Revised International Version)». 7digital. Consultado em 31 de Agosto de 2010 
  261. «The FAME – Lady Gaga – Australian release» (em inglês). JBHiFi. Consultado em 31 de Agosto de 2010 
  262. «The FAME – Lady Gaga – Australian international release» (em inglês). JBHiFi. Consultado em 31 de Agosto de 2010 
  263. «Italy Standard Edition release» (em italiano). IBS. Consultado em 31 de Agosto de 2010 
  264. «Italy International Edition release» (em italiano). IBS. Consultado em 31 de Agosto de 2010 
  265. «Lady Gaga – The Fame Germany» (em alemão). Plattenladen. Consultado em 31 de Agosto de 2010 [ligação inativa] 
  266. «The Fame – UK iTunes release» (em inglês). iTunes Store. Consultado em 31 de Agosto de 2010 
  267. «The Fame – UK CD release» (em inglês). HMV (UK). Consultado em 31 de Agosto de 2010 
  268. «The Fame – Argentine release» (em espanhol). 7Digital. Consultado em 31 de Agosto de 2010 
  269. «The Fame – Spain release» (em espanhol). Spanish 7Digital. Consultado em 31 de Agosto de 2010. Arquivado do original em 7 de Junho de 2012 
  270. «CD Lady Gaga - The Fame» (em inglês). Americanas.com.br. Consultado em 31 de Agosto de 2010 
  271. «Lady Gaga: The Fame» (em chinês). Amazon.cn. Consultado em 31 de Agosto de 2010 
  272. «The Fame – Lady Gaga» (em japonês). Universal Music. Consultado em 31 de Agosto de 2010 
  273. «Fame(+DVD, Limited, Special Edition (Deluxe))» (em inglês). HMV. Consultado em 31 de Agosto de 2010 
  274. «Amazon.co.jp: The Fame-Deluxe Edition-(+DVD)» (em japonês). Amazon.co.jp. Consultado em 31 de Agosto de 2010 
  275. «The Fame Deluxe Edition DVD, Limited Release» (em inglês). Neowing. Consultado em 31 de Agosto de 2010 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]