Mongke Khan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde setembro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Mongke Khan

Mongke Khan (蒙哥汗) (12081259) também escrito como Mongke, Mongka, Möngka, Mangu) foi o quarto Grande Khan do Império Mongol de 1251 a 1259. Era o filho de Tolui e Sorghaghtani Beki, irmão de Hulagu, e neto de Genghis Khan.

Mongke participou da Invasão Mongol da Europa entre 1236 a 1242, na campanha contra os povos das estepes Kipchak, o assalto contra os principados russos, a destruição de Kiev e a investida contra a Hungria. No verão de 1241, antes do fim prematuro da campanha, Möngke retornou para casa.

Após a morte do terceiro grande Khan, Guyuk, Möngke achou a si mesmo o campeão das facções dos descendentes de Genghis Khan que pretendiam derrubar a casa de Ögodai. Batu, o membro mais velho da família, estava prestes a entrar em uma guerra aberta contra Guyuk em 1248. No entanto a morte prematura de Guyuk impediu isso. Batu então juntou forças com a viúva de Tolui para desalojar a regente, Oghul Ghaimish, viúva de Ogodai. Batu então chamou por um Kuriltai na Sibéria em 1250, a qual foi rejeitado por não ser na própria Mongólia. No entanto, Batu ignorou a oposição, e seu irmão Berke chamou por um Kuriltai na Mongólia, sendo Mongke eleito em 1251.

No plano externo seu governo ficou marcado pela volta das conquistas: a oeste seu irmão Hulagu conquistou a Pérsia entre 1256 e 1257, o Iraque em 1258 (onde Bagdá foi destruída) e a Síria em 1259. Já a leste seu outro irmão Kublai Khan continuou com a conquista do leste da China, e em 1257 chegou a fazer um ataque contra o Vietnã. Mongke ainda manteve boas relações com Batu Khan. Este último preparava um novo ataque contra a Europa em 1255 mas acabou morrendo antes que tais planos fossem colocados em prática. Seu irmão Berke manteve a política de amizade com o Grande Khan. Em seu reinado a frente européia ficou restrita à expedição liderada por Burundai e Nogai Khan contra Danilo da Galícia (o qual adotara uma política pró-Ocidente e se mostrava hostil à Horda de Ouro), seguido de um segundo ataque contra a Lituânia e a Polônia entre 1258 a 1259.

Mongke veio a falecer em 1259, em meio a uma campanha contra a China. Sua morte desencadeou uma disputa entre seus irmãos Arik Böke e Kublai Khan, vencida pelo último.

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.


Precedido por
Guyuk Khan
khan do Império Mongol
1251 — 1259
Sucedido por
Kublai Khan