Moniliophthora perniciosa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaMoniliophthora perniciosa
Cogumelo de Moniliophtora perniciosa

Cogumelo de Moniliophtora perniciosa
Classificação científica
Reino: Fungi
Divisão: Basidiomycota
Classe: Homobasidiomycetes
Ordem: Agaricales
Família: Tricholomataceae
Género: Moniliophthora
Espécie: M. perniciosa
Nome binomial
Moniliophthora perniciosa
(Stahel) Aime & Phillips-Mora, (2005)
Sinónimos
Crinipellis perniciosa (Stahel) Singer, (1943)

Crinipellis perniciosa var. perniciosa (Stahel) Singer, (1943)
Marasmius perniciosus Stahel, (1915)

Moniliophtora perniciosa é um fungo pertencentente à ordem Agaricales, conhecido anteriormente por Crinipellis perniciosa. É o causador da vassoura-de-bruxa, doença que afecta os tecidos jovens dos cacaueiros, levando à sua perda de produtividade e dando origem a elevados prejuízos económicos. Uma plantação infectada pode perder cerca de 90% da sua produção[carece de fontes?].

Surge em duas fases distintas: biotrófica (expansão e infecção) e saprotrófica (quando morre e produz esporos). A fase biotrófica e o que despoleta a mudança para a fase saprotrófica, ainda não são totalmente conhecidas.

Os esporos são dipersados pelo vento, mas necessitam de atingir a água de forma a germinar. Devido a isto, espalha-se essencialmente durante a época das chuvas. O seu controlo é muito difícil, requerendo trabalho árduo para o remover. A parte mais crítica do tratamento, a poda de material infectado, só pode ser efectuada durante os períodos secos, devido ao risco de propagação da doença. Devido a motivos económicos, a maior parte dos galhos cortados são mantidos no solo, o que leva a um risco de re-infecção das árvores no ano seguinte. No entanto, pulverizando o chão com uma camada fina de petróleo pode prevenir a passagem de esporos para a atmosfera outra vez[carece de fontes?].

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre fungos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.