Monster (Países Baixos)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Monster
Bandeira oficial de Monster
Bandeira
localização no município de Westland
localização no município de Westland
localização no município de Westland
País Países Baixos
município Westland
População  
  Cidade (2008) 13.782
Fuso horário
  Verão (DST)
CET (UTC+1)
CEST (UTC+2)

Monster é uma aldeia na província neerlandesa Holanda do Sul. A aldeia está situada na costa, e tem 5 quilômetros de praia. A aldeia Monster tem 13.782 habitantes (2008).

O município anterior consistiu das aldeias Monster, Ter Heijde aan Zee e Poeldijk, e tinha população de 20 mil habitantes. Em 2004 Monster se tornou um município independente, então fundira-se ao município de Westland.

História[editar | editar código-fonte]

No século XIII, grande parte de Westland, Loosduinen e Haia estava sob a jurisdição do Monster. Quando teve início a construção de Haia, houve uma partilha entre Haag-Ambacht e Half-Loosduinen. Loosduinen foi separado de Monster em 1812. Entre Haia e Monster há alguns remanescentes da antiga época de glória, como os postos avançados Ockenburgh, Bloemendaal, Solleveld e Langeveld.

A origem do nome Monster é incerto. Pode ser derivado da palavra latina monastarium (mosteiro), ou da palavra holandesa antiga monster, que significa grande igreja.

Monster já foi um local de peregrinação, porque a paróquia de são Machutus (ou são Maclovius, são Macuto) tinha umas relíquias do são Machutus. Eles vieram para curar a "doença das quedas" (vallende ziekte), presumivelmente epilepsia.

Monumentos[editar | editar código-fonte]

Monster tem um grande número de monumentos. Alguns dos mais importantes são a Velha Igreja Reformada (oude Hervormde kerk) e a Igreja Grande (Grote kerk), construída entre 1050 e 1100. A igreja é a primeira igreja católica Romana de São Machutus. A igreja católica Romana de São Machutus é projetada pela arquiteto S. van Rijswijk, e a torre pela Jaap van Rees.

Outro monumento importante é o moinho de milho "Os Quatro Ventos" (De Vier Winden). O moinho foi construído no século XII, mas o interior atual é de 1882. O túmulo da família Herkenrath é um monumento único - um cemitério privado para uma família que tem produzido muitos notáveis. Os enterros ocorreram entre 1790 e 1906. O túmulo é agora propriedade do município.

O antigo mosteiro do São José, agora "Noviteit", foi um convento das Irmãs Franciscanas de Roosendaal.

Mar[editar | editar código-fonte]

A praia e o mar são visitados todos os anos por dezenas de milhares de turistas. Desde 1939, há o Resgate de Monster monitorando ativamente a praia. Eles tentam evitar afogamentos.

Monster tem três praias: "Moinho de saída" (Molenslag), "Caminho de conchas" (Schelppad) e "Torra da Água" (Watertoren).

Pessoas famosas de Monster[editar | editar código-fonte]