Monster House

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Monster House
A Casa Fantasma (PT)
A Casa Monstro (BR)
 Estados Unidos
2006 •  cor •  91 min 
Direção Gil Kenan
Produção Jack Rapke
Steve Starkey
Robert Zemeckis
Steven Spielberg
Roteiro Dan Harmon
Rob Schrab
Dan Harmon
Rob Schrab
Pamela Pettler
Elenco Mitchel Musso
Sam Lerner
Spencer Locke
Steve Buscemi
Nick Cannon
Maggie Gyllenhaal
Kevin James
Jason Lee
Catherine O'Hara
Kathleen Turner
Fred Willard
Música Douglas Pipes
Cinematografia Paul C. Babin
Edição Fabienne Rawley
Companhia(s) produtora(s) Relativity Media
ImageMovers
Amblin Entertainment
Distribuição Columbia Pictures
Idioma inglês
Orçamento US$ 75 milhões
Receita US$ 140 175 006[1]
Site oficial
Página no IMDb (em inglês)

Monster House (A Casa Monstro (título no Brasil) ou A Casa Fantasma (título em Portugal)) é um filme de animação com captura de movimentos estadunidense de 2006, dirigido por Gil Kenan, e seus produtores executivos são Robert Zemeckis e Steven Spielberg. A música do filme foi composta por Douglas Pipes, que já havia trabalhado em três curtas do diretor.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

DJ, um garoto de doze anos de idade espia seu vizinho idoso, o Sr Epaminondas, que confisca tudo que cai em seu quintal. Os pais de DJ saem da cidade para o fim de semana, deixando-o aos cuidados de Elizabeth, "Zee". O melhor amigo do DJ, Charles "Chowder" perde sua bola de basquete no gramado de Epaminondas. DJ é capturado por Epaminondas enquanto tentava recuperava-la, que se enfurece com ele antes de aparentemente sofrer um ataque cardíaco e ser levado por uma ambulância. Naquela noite, DJ recebe telefonemas da casa de Epaminondas com ninguém do outro lado. DJ escuta Zee conversar com noivo Bones, que diz Zee sobre a perda de sua pipa no gramado de Epaminondas quando era mais jovem e que Epaminondas supostamente comeu sua esposa. Mais tarde, Bones vê sua pipa na porta da casa do Sr. Epaminondas, mas ele e a pipa são pegos pela casa enquanto ele tentava recuperar. Na manhã seguinte, uma garota chamada Jenny Bennett está vendendo doces do Dia das Bruxas. DJ e Chowder vê-la indo para a casa de Epaminondas, e saem correndo para pegá-la antes que ela seja comida pela casa. Jenny chama a polícia, mas os policiais Landers e Lester não acreditam na história.

O trio procurar aconselhamento de Reginald "Cabeça" Skulinski, que é reivindicado ser um especialista no sobrenatural. Eles aprendem que a casa é um "Domus Mactabilis" (latim para "casa mortal"); um monstro raro criado quando uma alma humana se funde com uma estrutura feita pelo homem. A única maneira de matar a casa é destruir seu coração. Eles concluem que o coração deve ser o forno, como DJ percebe que a chaminé começou a funcionar desde que Epaminondas morreu. Chowder fornece um boneco cheio de medicamentos para resfriado que deve fazer a casa dormir tempo suficiente para eles apagarem o forno. Landers e Lester frustram o seu plano e eles são presos quando Landers encontra os mediamentos roubados da farmácia do pai de Chowder dentro do manequim. Os policiais colocam o trio em seu carro enquanto eles examinam a casa. A casa come Landers, Lester e o carro. DJ, Chowder e Jenny escapam do carro, mas ficam presos dentro da casa.

A casa cai no sono e começa a caça-los. Eles caem para o porão, encontram uma coleção de brinquedos acumulados do gramado de Epaminondas, bem como uma porta da gaiola que se abre para um santuário contendo o corpo da esposa de Epaminondas, Constance "a gigante", envolta em cimento. A casa percebe que eles estão dentro e os ataca. DJ, Chowder e Jenny forçam a casa vomitar-los fora, agarrando sua úvula. Epaminondas chega em casa vivo, revelando que o espírito de Constance está dentro da casa, e que ele não comeu-la como afirma o boato. Em vez disso, ele deu a ela alguns dos momentos mais felizes de sua vida. Quando jovem, Epaminondas conheceu Constance, que era um membro relutante de um Show e aberração de circo que odiava crianças, e se apaixonou por ela, apesar de sua obesidade. Depois de ajudar a sua fuga, eles começaram a construir a casa. Num Dia das Bruxas, como as crianças atormentava devido ao seu tamanho, Constance tentou persegui-los afastado com um machado, mas perdeu o equilíbrio e caiu para a morte no porão com o cimento enterrando seu corpo. Epaminondas acabou a casa depois da morte de Constance, sabendo que era o que ela queria. Consciente de que o espírito de Constance fez a casa ficar viva, Epaminondas tentou manter as pessoas longe, fingindo odiar crianças.

DJ diz a Epaminondas que é hora de deixar Constance ir, mas a casa ouve isso, que enfurecida, se solta do chão e persegue o grupo a um canteiro de obras. Epaminondas tenta distrair a casa para que ele possa jogar uma dinamite, apesar dos avisos da casa nas tentativas de comê-lo. Chowder luta com a casa com uma escavadeira, fazendo-a cair em um poço, se destruindo e em seguida reconstruindo-se desfiguradamente. DJ pega a dinamite, ele e Jenny sobem até o topo de um guindaste enquanto Chowder distrai a casa. DJ joga a dinamite na chaminé, destruindo a casa. O trio ver Epaminondas com o fantasma de Constance e ela desaparece. DJ pede desculpas a Epaminondas pela perda de sua casa e esposa, mas ele dá graças a DJ e as crianças por liberta ele e Constance que ficaram presos por 45 anos. Naquela noite, as crianças em seus trajes de Halloween estão alinhados no local da casa de Epaminondas, onde DJ, Chowder e Jenny ajudam-o a devolver os brinquedos para seus proprietários. A mãe de Jenny pega-a e DJ e Chowder vão pedir doces, que anteriormente acharam que eram muito velhos para pedir. Aqueles que foram comidos pela casa emergem do porão. Bones encontra Zee que agora está namorando Crânio e Landers e Lester saem para "patrulhar" alguns dos doces do Halloween.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Dublagem[editar | editar código-fonte]

A dublagem brasileira foi realizada pela empresa carioca Herbert Richers.

Personagem Brasil Voz Estados Unidos Voz original
D.J. Walters Gustavo Pereira Mitchel Musso
Bocão (Chowder) Thiago Farias Sam Lerner
Jenny Bennet Lina Mendes Spencer Locke
Elizabeth "Zee" Fernanda Fernandes Margareth Ruth Gyllenhaal
"Magrão" Paulo Vignolo Jason Lee
Epaminondas (Nebbecracker) Waldir Fiori Steve Buscemi
"Cabeça" (Skull), o Entregador de pizza Mauro Ramos Jon Heder
Sr. Walters (pai de D.J.) Élcio Romar Fred Willard
Sr.ª Walters (mãe de D.J.) Mariângela Cantú Catherine O'Hara
Policial Veterano Landers Hamilton Ricardo Kevin James
Policial Novato Lester Manolo Rey Nick Cannon
Constance (Dama Gorda / Casa Monstro) Ilka Pinheiro Kathleen Turner

Personagens[editar | editar código-fonte]

Personagem Tipo De Personagem
D.J. Walters Protagonista
Bocão (Chowder) Co-Protagonista
Jenny Bennet Co-Protagonista
Elizabeth "Zee" Secundário
"Magrão" Antagonista
Epaminondas (Nebbecracker) Antagonista
"Cabeça" (Skull), o Entregador de pizza Secundário
Sr. Walters (pai de D.J.) Secundário
Sr.ª Walters (mãe de D.J.) Secundário
Policial Veterano Landers Secundário
Policial Novato Lester Secundário
Constance (Dama Gorda / Casa Monstro) Antagonista


Recepção[editar | editar código-fonte]

Monster House teve recepção geralmente favorável por parte da crítica especializada. Com base em 32 avaliações profissionais, alcançou uma pontuação de 68 em 100 no Metacritic. Ian Freer, escrevendo para Empire, deu ao filme em 4 de 5 estrelas com a sentença, "Uma espécie de Goonies para os Noughties, Monster House é um passeio de emoção visualmente deslumbrante que escalas maiores alturas através de seus personagens vencedoras e emoções de maneira pungente gravadas. Um filme assustador e afiado, engraçado, este é o filme do ano, um dos melhores mini-até agora." Scott Bowles do USA Today observou, "O filme trata as crianças com respeito. Pré-adolescentes do Monster são sarcásticos, acho que eles são mais espertos do que seus pais e estão enlouquecendo sobre o sexo oposto." Todd McCarthy, do Variety, escreveu: "Alerta" Harry Potter "os fãs vão perceber que o roteiro descaradamente levanta os traços de personalidade principais de três jovens personagens mais importantes de JK Rowling por seu trio de chumbo: Alto, de cabelos escuros, meio-grave DJ é Harry, semi-dufus Chowder é Ron e nova no grupo, a inteligente de calças ruiva da escola preparatória Jenny (Spencer Locke), é Hermione .... [E] é um passeio de parque temático, com choques e solavancos fornecidas com regularidade confiável. Do outro lado dos 90 minutos, no entanto, a experiência é dessensibilizadora e desanimadora e muito insistente."[2]

Referências

  1. Monster House (em inglês) Box Office Mojo IMDb. Visitado em 16 de maio de 2015.
  2. Monster House (em inglês) Metacritic CBS Interactive. Visitado em 16 de maio de 2015.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]