Montanha-russa invertida

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ícone de esboço Este artigo sobre entretenimento é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Montanha-russa invertida é um modelo de montanha-russa em que o trem corre do lado de baixo dos trilhos fazendo com que os passageiros fiquem com as pernas "soltas". Montanhas-russas invertidas apresentam orientação "invertida" se comparada à uma tradicional, pois as pernas são expostas, não os braços.

A empresa responsável pela invenção e também por ser a pioneira na construção desse tipo de montanha russa, é a suíça Bolliger & Mabillard, que lançou o modelo em 1992 com a inauguração da Batman: The Ride, no parque Six Flags America, localizado em Gurnee, Illinois, EUA. Pouco tempo após o lançamento desta, foram lançados vários "clones" em outros parques, principalmente da rede Six Flags.

Outras empresas, como Intamin AG e Vekoma também começaram a construir esse modelo de montanha russa depois do sucesso da Bolliger & Mabillard. A Vekoma é muito famosa por fabricar modelos compactos e fabricados em série.

No Brasil nós encontramos apenas 2 deste modelo de porte são elas a Firewhip do parque Beto Carrero World, em Penha, Santa Catarina e a Sky Mountain que irá inaugurar no Mirabilândia park, em Olinda, Pernambuco.

A Intamin já é conhecida por fabricar modelos por propulsão, como por exemplo a montanha russa Volcano, do parque Kings Dominion, na Virginia, EUA