Monte Caburaí

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Monte Caburaí
Coordenadas 5° 16' 20" N 60° 12' 43" O
Altitude 1 465 m (4 806 pés)
Localização  Brasil/ Guiana
Mapa do Brasil com a reta entre os pontos extremos setentrional e meridional.

O Monte Caburaí, com 1 465 metros de altitude, localiza-se na Serra do Caburaí, que consiste na borda de um imenso planalto com mais de mil metros de altitude, que delimita a fronteira norte do Brasil com a Guiana, situando-se no município roraimense de Uiramutã.

Situação geográfica[editar | editar código-fonte]

A disputa em torno da condição de extremo setentrional do Brasil deve-se à antiga tradição brasileira de se considerar, como extremo norte do país, o Cabo Orange, no Rio Oiapoque, no estado do Amapá, popularizada pelo uso da expressão do Oiapoque ao Chuí para se designar os extremos norte e sul do Brasil. No entanto, o Cabo Orange, cuja latitude é 4º 30' 30" norte, situa-se 84,5km mais ao sul que o Monte Caburaí. Já em 1931, a Serra do Caburaí apareceria como ponto extremo do norte brasileiro nas anotações do Capitão-de-Mar-e-Guerra Braz Dias de Aguiar, chefe da Comissão Brasileira Demarcadora de Limites.[1] Aguiar, então, concluiu que o ponto extremo norte do Brasil era a Serra do Caburaí em detrimento do Monte Roraima, no mesmo estado. De fato, uma simples visualização cartográfica da região evidencia a localização mais setentrional do Monte Caburaí em relação ao Oiapoque.

Extremos norte e sul do Brasil[editar | editar código-fonte]

Com base em dados oficiais, é correto afirmar que os pontos extremos norte e sul do Brasil são o Monte Caburaí, em Roraima, e o Arroio Chuí, no Rio Grande do Sul, corrigindo portanto a conhecida expressão "do Oiapoque ao Chuí", que foi provavelmente criada para se referir às então mais ao norte e ao sul municípios do Brasil, levando-se em conta o ponto de vista costeiro.

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre geografia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.