Monte Kazbek

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Monte Kazbek
Monte Kazbek
Monte Kazbek está localizado em: Cáucaso
Monte Kazbek
Localização do Monte Kazbek, Geórgia
Coordenadas 42° 41' 51" N 43° 31' 8" E
Altitude 5047 m (16558 pés)
Proeminência 2353 m
Cume-pai: Monte Elbrus
Listas Ultra
Localização Cáucaso ( Geórgia)
Cordilheira Khokh, Cáucaso
Primeira ascensão 1868 por Douglas Freshfield, A.W. Moore e C.C. Tucker
Rota mais fácil escalada por neve e gelo

O monte Kazbek (em georgiano: ყაზბეგი ou მყინვარწვერი (Qazbegi/Mqinvartsveri), em osseta: Сæна (Sæna), em russo: Казбек, em checheno: Башлам (Bashlam)), é um estratovulcão e uma das maiores montanhas do Cáucaso, atingindo os 5047 m de altitude. Fica no distrito de Kazbegi, na Geórgia (Ossétia do Norte), muito perto da fronteira Geórgia-Rússia[1] . É a terceira montanha mais alta da Geórgia, depois do monte Chkhara e do monte Janga ou Dzhangi-Tau) e a sétima mais alta do Cáucaso. É um dos picos ultraproeminentes da Europa e foi escalado pela primeira vez em 1868 por membros britânicos do Alpine Club (Douglas Freshfield, A.W. Moore e C.C. Tucker).

O cume fica a oeste de Stepantsminda e é o acidente geográfico mais proeminente da região. O monte Kazbek é a montanha mais alta da Geórgia Oriental, e o seu nome em georgiano, Mqinvartsveri, significa "glaciar" ou "Montanha de Gelo". Os Vainakh chamam-lhe Bashlam. Tem um bonito topo glacial de moderada dificuldade de ascensão. A partir da Geórgia, o ponto de partida da ascensão fica na pequena cidade de Kazbegi, a uns 150 km de Tbilisi, a capital. O monte Kazbek e a zona circundante estão classificadas como reserva natural desde 1979.

Esta montanha é referida em muitas tradições culturais georgianas e está na origem de muitos mitos antigos. Um destes conta que Amiran-Darejaniani (versão georgiana de Prometeu), foi condenado a um exílio forçado numa gruta na montanha, como punição por ter roubado o fogo dos deuses e tê-lo cedido aos homens. A caverna em questão, chamada Betlemi (Belém) e situada a 4000 m de altitude, tornou-se local de um eremitério monástico da Igreja Ortodoxa Georgiana. Outras lendas locais colocam nesta montanha muitas relíquia, como a tenda de Abraão e o berço que Jesus em Belém[2] .

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Flores no sopé do Kazbek
Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Monte Kazbek

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Anthony Huxley, Standard Encyclopedia of the World's Mountains (New York: Putnam, 1962).

Referências

  1. (em inglês) Kasbek - Summary, Global Volcanism Program
  2. (em inglês) Georgia: A Sovereign Country of the Caucasus. [S.l.]: Odyssey Publications, 1999. ISBN 9622177484.