Monte Kinabalu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Monte Kinabalu
Monte Kinabalu
Monte Kinabalu está localizado em: Malásia
Monte Kinabalu
Coordenadas 6° 5' N 116° 33' E
Altitude 4095 m (13435 pés)
Proeminência 4095 m
Posição: 20
Cume-pai: nenhum
Listas Ponto mais alto de um país
Ultra
Localização  Malásia
Primeira ascensão 1858 por H. Low e S. St. John
Rota mais fácil escalada

O Kinabalu é o ponto mais alto da Malásia. Tem 4095 m de altitude e é a terceira mais alta montanha do sudeste da Ásia atrás do Hkakabo Razi em Myanmar e do Puncak Jaya na Indonésia. A sua proeminência topográfica é igual à altitude, por ser o ponto mais alto do ilha de Bornéu, o que faz dele a vigésima montanha do mundo mais proeminente.

O principal pico da montanha pode ser escalado por uma pessoa de saúde normal, e não existe equipamento de alpinismo. Outros picos pelo maciço, no entanto exigem habilidades em escalar rochas.

A montanha está situada dentro de um parque nacional e apresenta uma grande variedade de flora incluindo plantas carnívoras e orquídeas selvagens. O parque alberga entre 5000 a 6000 espécies de plantas, 326 espécies de aves, e mais de 100 espécies de mamíferos. Entre as plantas contam-se as célebres flores gigantes Rafflesia e entre as as espécies animais mais emblemáticas figura o orangotango. O monte Kinabalu foi classificado como local de Património Mundial da UNESCO no sítio denominado Parque Kinabalu.[1] [2] [3]

Cabanas dentro do Parque Nacional do Monte Kinabalu podem ser reservadas telefonando-se às autoridades do parque. O Kinabalu é mais facilmente alcançado a partir de Kota Kinabalu, a capital administrativa de Sabah.

Referências


Imagem: Parque Kinabalu O Monte Kinabalu está incluído no sítio Parque Kinabalu, Património Mundial da UNESCO. Welterbe.svg
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Malásia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.