Monte Scopus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Monte Scopus
Monte Scopus
O campus da Universidade Hebraica de Jerusalém e a torre no sul do Monte Scopus construída por ortodoxos russos.
Altitude 826 m
Localização Jerusalém, Israel Israel

O Monte Scopus (hebraico הַר הַצּוֹפִים (Har HaTzofim), Arábico جبل المشارف Ǧabal al-Mašārif, جبل المشهد Ǧabal al-Mašhad, جبل الصوانة) é uma montanha (elevação: 834 metros acima do nível do mar) no nordeste de Jerusalém, Israel.

Nome[editar | editar código-fonte]

O cume das montanhas a leste da Jerusalém antiga e moderna oferece as melhores vistas da cidade, que domina. Como a parte principal da cordilheira ostenta o nome [Monte das Oliveiras], o nome "vigia" foi reservado para esse pico no nordeste da cidade antiga. Seu nome em várias línguas (hebraico, árabe, grego e latim) significa "vigia". Scopus é uma latinização da palavra grega para "observador", skopos , o mesmo que em "telescópio" ( tele- , que significa longe e skopos - observador). Adicionando ao significado de várias camadas do nome, também é dito que nos tempos em que os judeus não eram autorizados a entrar em Jerusalém pelas autoridades romanas da cidade, eles costumavam vir e olhar para sua antiga capital a partir deste ponto de vista.

História[editar | editar código-fonte]

Antiguidade[editar | editar código-fonte]

Com vista para [Jerusalém], o Monte Scopus tem sido estrategicamente importante como base para atacar a cidade desde a antiguidade. A [Legio XII Fulminata | 12ª Legião Romana]] acampou lá em 66 dC.[1] Em 70 dC, na conclusão da mesma guerra que levou à destruição do Templo Judaico, o Monte Scopus foi usado como base para realizar o cerco final da cidade pela mesma 12ª Legião, mais a 15 e 5, enquanto a Legião 10 Legião estava posicionada na continuação da mesma cordilheira, conhecida como o Monte das Oliveiras.[2]

Era Moderna[editar | editar código-fonte]

Inauguração da Universidade Hebraica

A localização exata da montanha conhecida nas fontes antigas como Monte Scopus não é conhecida. É descrito como estando na parte nordeste da cordilheira que inclui proeminentemente o Monte das Oliveiras, que domina Jerusalém a partir do leste. Como as organizações sionistas decidiram construir uma nova instituição judaica de ensino superior em Jerusalém, que acabou se tornando a Universidade Hebraica, eles decidiram que não era prudente tentar pedir doações para um projeto projetado para ser construído no Monte das Oliveiras, um local com conotações principalmente cristãs. O local escolhido para a universidade correspondia aproximadamente à descrição do antigo Monte Scopus e, por isso, foi decidido nomear esse pico em particular. O nome tornou-se amplamente usado e poucos Jerusalémitas hoje em dia saberiam sobre essa nova história de nome antigo. O antigo Monte Scopus não pode estar longe do moderno.

Escola de Enfermagem em construção, c. 1934

Referências

  1. Rome and Jerusalem; The Clash of Ancient Civilizations. Martin Goodman p. 13
  2. "The Jewish Wars" Josephus v 81 and 82

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Monte Scopus