Montes da Senhora

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
 Portugal Montes da Senhora  
—  Freguesia  —
Igreja Matriz de Montes da Senhora
Igreja Matriz de Montes da Senhora
Brasão de armas de Montes da Senhora
Brasão de armas
Montes da Senhora está localizado em: Portugal Continental
Montes da Senhora
Localização de Montes da Senhora em Portugal
39° 46' 40" N 7° 48' 21" O
País  Portugal
Concelho PNV.png Proença-a-Nova
Fundação 1921
 - Tipo Junta de freguesia
Área
 - Total 33,73 km2
População (2011)
 - Total 748
 - Densidade 22,2/km2 
Código postal 6150 Montes da Senhora

6150-123 Montes da Senhora

Orago Nossa Senhora do Pópulo
Correio electrónico juntamontesdasenhora@gmail.com
Sítio http://www.montesdasenhora.pt

Montes da Senhora é uma freguesia portuguesa do concelho de Proença-a-Nova, com 33,73 km² de área e 748 habitantes (2011). Densidade: 22,2 hab/km². Está situada num terreno acidentado, como se depreende da própria toponímia, limitado a norte pela freguesia de Alvito da Beira, a sul e a poente pela Sobreira Formosa, a nascente por Santo André das Tojeiras.

Índice

[editar] História

É povoação muito antiga, de fundação anterior à monarquia, provavelmente do tempo da dominação mourisca, segundo alguns dos estudiosos que a referem. E acrescentam que os vestígios existentes na serra do Chão do Galego, na gruta a que o povo sempre chamou «Buraca da Moura», são prova plena de tal filiação. A verdade é que a investigação é muito pouco convincente. Mas, nada repugna aceitar a hipótese pois a região era povoada ao tempo da chegada dos sarracenos, embora escassamente, e estes, na sua retirada lenta para o sul tiveram longos períodos de permanência nos lugares estratégicos, como seriam, na freguesia, alguns montes, nomeadamente a Portela das Talhadas e a própria serra do «Chão do Galego».

Pertenceu durante século à freguesia de Sobreira Formosa, acompanhando o antigo concelho desde o apogeu até à sua desagregação, em meados do século XIX. Depois, em 1921, foi constituída em sede de freguesia à custa daquela, ficando com 540 fogos onde vivem 2051 almas.

[editar] Actividades Económicas

A população da freguesia vive quase exclusivamente da agricultura. Produz cerejas, centeio, milho, vinho, azeite, mel, explora convenientemente os pinhais, que se dão bem nestes terrenos, mas de rendibilidade diminuta. Por isso, tal como nas restantes freguesias do concelho, muitos são os que abandonaram os seus lares no últimos anos, partindo em busca de melhor sustento noutras paragens.

O comércio é diminuto, limitando-se aos produtos de primeira necessidade que transacciona em pequenas mercearias mistas, onde aparecem vinhos e miudezas, adubos e fazendas. Dedica-se essencialmente à fruticultura (cerejas, limões), confecções, serralharia, indústria alimentar.

Escola do 1ºciclo Montes da Senhora
Oliveira centenária no Largo da Igreja Matriz

[editar] Ensino

No que diz respeito ao ensino, este está limitado à instrução primária, existindo apenas duas escolas na freguesia em funcionamento, uma na sede e outra no lugar de Catraia Cimeira.

[editar] Património Cultural e Edificado

A Igreja Matriz tem como orago Nossa Senhora do Pópulo. Existe, também uma linda capela no lugar de Catraia Cimeira. Forno público, vestígios de fortificações militares (como o Forte de Ponte de Alvito), marco geodésico e alguma arquitectura tradicional.

[editar] Locais de interesse Turístico

Moinhos de água, zona piscatória, paisagem natural e circuito da Ribeira do Alvito.

[editar] Feiras

Anuais (3.º Domingo de Fevereiro e 3.º Domingo de Julho)

[editar] Festas e Romarias

As famosas cerejas de Montes da Senhora
  • Nossa Senhora do Pópulo - 15 de Agosto
  • Santa Luzia - 1º Fim-de-semana de Setembro
  • Festa das Cerejas - Julho
  • Festa do Casal da Ribeira - 3º Fim de semana de Setembro

[editar] Colectividades

  • Centro Cultural, Social e Recreativo de Montes da Senhora
  • Grupo de Jovens de Montes da Senhora
  • Grupo de Danças e Cantares do Centro Social e Recreativo (C.S.C.R.) da Freguesia de Montes da Senhora
  • Companhia de Teatro de Montes da Senhora
  • Liga de Amigos da Freguesia de Montes da Senhora
  • CDJMS - Comissão de Desenvolvimento dos Jovens de Montes da Senhora

[editar] Lugares da Freguesia

Limoeiro no lugar de Rabacinas
  • Carregais
  • Carregal
  • Chão de Galego
  • Ponte do Alvito
  • Rabacinas
  • Casalinho
  • Chão Redondo
  • Catraia Cimeira
  • Catraia Fundeira (desabitada)
  • Ferraria
  • Casal da Ribeira
  • Montes da Senhora (Aldeia Cimeira, Monte de Cima, Monte do Meio, Monte de Baixo, Monte Barbo e Monte de Trigo)

[editar] Gastronomia

Maranho: Prato típico
  • Maranhos
  • Plangaio
  • Enchidos vários
  • Queijo de cabra

[editar] Ligações externas

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Colaboração
Imprimir/exportar
Ferramentas
Noutras línguas