Montmartre

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Visão panorâmica do bairro. Ao fundo, a Basílica do Sagrado Coração.

Montmartre é um bairro boêmio da cidade de Paris, na França. É uma colina que, já no tempo dos gauleses, destinava-se a lugar de culto. Deve seu nome, provavelmente, aos inúmeros mártires cristãos que foram torturados e mortos no local por volta do ano 250.[1] Consagrada a São Dionísio, tornou-se, na Idade Média, um lugar de peregrinação.

Em 1133, Montmartre passou para a jurisdição de monges beneditinos, que ali passaram a cultivar uvas para produção de vinho, atividade que permanece sendo exercida até hoje no local.[2]

No dia 15 de agosto de 1534, Inácio de Loyola, junto de Francisco Xavier, Pedro Fabro, Alfonso Salmerón, Diego Laynez, Nicolau Bobedilla e Simão Rodrigues, fizeram votos de castidade e pobreza na Capela de Saint-Denis, colocando-se à disposição do Papa, para serem enviados aonde houvesse maior necessidade, e desse modo estavam fundando, ainda sem saber, a Companhia de Jesus.[3]

Graças à sua posição estratégica, Montmartre foi, muitas vezes, centro de comandos militares. Em 1860, o bairro foi ligado à cidade e transformou-se num ponto de encontro importante de artistas e intelectuais, famoso pela sua animada vida noturna. Modelos, bailarinas e pintores como Degas, Cézanne, Monet, Van Gogh, Renoir e Toulouse-Lautrec frequentavam o lugar, contribuindo para criar um clima libertário.

Hoje, as ruas de Montmartre ainda se animam com artistas, turistas e vendedores ambulantes. No ponto mais alto da colina, situa-se a famosa Basílica do Sagrado Coração.

Referências

  1. Guia visual Folha de S.Paulo - Europa. Terceira edição. São Paulo: Publifolha, 2002. p. 166
  2. http://colunas.epoca.globo.com/viajologia/2007/10/26/vinho-de-paris/
  3. Pobreza, castidade e obediência Arquivado em 18 de janeiro de 2013, no Wayback Machine., acesso em 07 de abril de 2013.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Montmartre
Ícone de esboço Este artigo sobre a França é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.