Monumento às Bandeiras

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Monumento às Bandeiras
Monumento às Bandeiras 01.jpg
Empurra-empurra
Autor Victor Brecheret
Data da construção 1954
Cidade São Paulo, SP
Órgão CONDEPHAAT

O Monumento às Bandeiras é uma obra de arte executada pelo escultor ítalo-brasileiro Victor Brecheret, localizada na entrada do Parque do Ibirapuera na cidade de São Paulo, capital do estado brasileiro de São Paulo [1] [2] .

Foi erguida na região centro-sul da cidade, na praça Armando Salles de Oliveira, em frente ao Palácio Nove de Julho, sede da Assembléia Legislativa, e ao Parque do Ibirapuera, tendo sido encomendada pelo governo de São Paulo em 1921 [2] .

A escultura com 240 blocos de granito, cada um pesando aproximadamente 50 toneladas, com cinquenta metros de comprimento e dezesseis de altura, foi inaugurada em 1954, juntamente com o Parque do Ibirapuera para as comemorações do IV Centenário da cidade de São Paulo [2] .

Vista lateral do Monumento às Bandeiras
Vista da parte de trás do Monumento às Bandeiras.

A obra representa os bandeirantes, expondo suas diversas etnias e o esforço para desbravar o país. Além de portugueses (barbados), vemos na obra negros, mamelucos e índios (com cruzes no pescoço), puxando uma canoa de monções, utilizadas nas expedições fluviais [3] .

Nome popular[editar | editar código-fonte]

Uma lenda urbana muito conhecida a respeito do monumento, popularmente chamado de Empurra-empurra ou Deixa-Que-Eu-Empurro, refere-se ao fato da embarcação nunca sair do lugar, a despeito do contingente que supostamente a puxa. A "resposta" estaria no fato de que as figuras à frente da comitiva não estariam, realmente, tentando mover a canoa, pois as correias estão visivelmente frouxas, como se pode notar no detalhe da foto. A única figura que realmente estaria esforçando-se é a última, a empurrar o barco [1] .

Referências

  1. a b Divisão de Preservação - DPH, Prefeitura Municipal de São Paulo. Inventário de Obras de Arte em Logradouros Públicos da Cidade de São Paulo, Monumento às Bandeiras. Visitado em 21 de outubro de 2010.
  2. a b c SampaArt. Monumento às Bandeiras. Visitado em 29 de dezembro de 2011.
  3. Governo do Estado de São Paulo. Monumento às Bandeiras, Praça Armando Salles de Oliveira. Visitado em 21 de outubro de 2010.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Monumento às Bandeiras
Ícone de esboço Este artigo sobre arte ou história da arte é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.