Monumento Wallace

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

56° 8′ N 3° 55′ W

O monumento.

O National Wallace Monument, em português, Monumento Wallace é uma torre de pé no cume do Abbey Craig, localizada próxima de Stirling, na Escócia. Foi construída em homenagem a Sir William Wallace, o herói escocês do século XIII.[1]

A torre foi construída depois de uma campanha de angariação de fundos, que acompanhou o ressurgimento da identidade nacional escocesa no século XIX. Além da subscrição pública, foi parcialmente financiada por contribuições de um número de doadores estrangeiros, incluindo o líder nacional italiano Giuseppe Garibaldi. Concluído em 1869, para os projetos do arquiteto John Thomas Rochead a um custo de 18.000 libras,[2] o monumento é uma torre de arenito de 67 metros, construída em estilo gótico vitoriano. Fica no Abbey Craig, um penhasco vulcânico acima da Abadia de Stirling, a partir do qual acredita-se que Wallace foi visto ao encontro dos exércitos do rei Eduardo I da Inglaterra, pouco antes da Batalha de Stirling Bridge.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Official Website of The National Wallace Monument, Stirling, Scotland (em inglês) Página visitada em 05 de maio de 2013.
  2. DSA Building/Design Report: Wallace Monument (em inglês). Dictionary of Scottish Architects. Página visitada em 05 de maio de 2013.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Monumento Wallace
Ícone de esboço Este artigo sobre torres é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.