Morôni

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde novembro de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Série temática sobre os
Santos dos Últimos Dias
Salt Lake Temple spires.jpg
História
Primeira Visão
Crise na sucessão
Escrituras-padrão
Livro de Mórmon
Doutrina e Convênios
Pérola de Grande Valor
Bíblia
Importantes líderes
Joseph Smith Jr. · Oliver Cowdery
Sidney Rigdon · Brigham Young
Thomas S. Monson
Publicações Periódicas (em português)
A Liahona
Doutrinas
Regras de fé
Estrutura
Primeira Presidência
Quórum dos Doze Apóstolos
Quórum dos Setenta
Conflitos
Guerra Mórmon · Guerra de Utah
Legião Nauvoo · Batalhão Mórmon
Ramificações
A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
Comunidade de Cristo
Bickertonitas · Strangitas
Igreja de Cristo (Lote do Templo)


Morôni, de acordo com o Livro de Mórmon, é o nome do último profeta nefita. Um segundo personagem é um líder militar que viveu na América do Norte entre o quarto e quinto século depois de Cristo.

Os santos dos últimos dias crêem que após sua morte, Môroni tornou-se um anjo, que teria revelado ao profeta Joseph Smith Jr, restaurador de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, a localização das placas de ouro que serviram de base para a composição do Livro de Mórmon.

Moroni, viveu aproximadamente 400 anos depois de Cristo. Era filho de Mórmon, outro profeta do livro de Mórmon e o historiador que organizou as placas de ouro que posteriormente, através de seu filho Moroni, foram entregues para Joseph Smith efetuar sua tradução. Moroni em sua vida também presenciou a destruição do povo Nefita, ramo que descende de Néfi, um dos filhos de Leí, profeta que saiu de Jerusalém 600 anos antes de Cristo e assim como Moisés, foi guiado pelo Senhor para uma terra prometida (Américas). Moroni viu também a expansão do povo Lamanita, ramo descendente de Lamã, também filho de Leí, mas que tornou-se inimigo de seu irmão Néfi e perseguidor de seus seguidores.

O livro de Mórmon, segundo os membros da igreja SUD, é o registro fiel da civilização ancestral de todos os amerindios, sem exceção, contém também as revelações e a relação do Pai Celestial e seu filho Jesus Cristo com os filhos de Leí. Juntamente com a Bíblia que é a história do povo que viveu no oriente médio, o Livro de Mórmon e o relato do povo que viveu nas Américas e juntos prestam testemunho de que Jesus é o Cristo, o Salvador do mundo e o redentor de toda a humanidade e que A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é o seu reino aqui na terra.


Ícone de esboço Este artigo sobre religião é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.