Moral Orel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde julho de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Moral Orel é uma série animada em stop motion de criação de Dino Stamatopoulos exibida pelo Adult Swim nos EUA, que teve 3 temporadas produzidas entre 2005-2008. Foi cancelado pois, segundo o Adult Swim, sua 3ª temporada teve pouco sucesso.

Visão Geral[editar | editar código-fonte]

O programa tem lugar na cidade fictícia de Moralton, localizada no fictício estado norte-americano de "Statesota", que é composto de grande parte do Kansas, do Missouri ocidental, do norte de Oklahoma e uma porção de Arkansas. De acordo com o globo mostrado nos créditos de abertura, Moralton está exatamente no centro dos Estados Unidos, com uma igreja da cidade, no centro exato da cidade (e, portanto, do país).

O personagem principal é Puppington Orel, uma estudante de Alfred G. Diorama Elementary School, que constantemente tenta viver de acordo com o código moral cristão protestante, conforme articulado na igreja ou por seu pai, Clay. Orel ingenuamente segue este "código" para seu extremo lógico, com resultados consistentemente desastrosos. Em geral, o show parece ser uma crítica do arquétipo WASP.

O episódio chamado "The Best Christmas Ever" foi o primeiro a ser exibido embora tenha sido produzido para ser o final da primeira temporada. Foi exibido fora de ordem para coincidir com as férias de Natal.

A maioria dos dez episódios da primeira temporada teve uma fórmula padrão: Orel iria ouvir um sermão na igreja no domingo e, em seguida, passaria a ter algum tipo de infortúnio com base em suas tentativas de viver de acordo com sua interpretação (geralmente deformado) da lição. No final de cada episódio, o pai poria fim ao processo e "corrigiria" Orel com uma interpretação ainda mais distorcida. Contudo, episódios posteriores abandonaram essa fórmula, e o show apresentou um grande crescimento das personagens e dos arcos de histórias em seu progresso. Na primeira temporada, a crença cega Orel e incapacidade de ver a hipocrisia dos adultos em Moralton está estabelecida. Na segunda temporada, Orel é muitas vezes deixado no final de um episódio confuso e incapaz de conciliar a sua boa índole com vistas a práticas de seu pai e os adultos de Moralton em geral. A terceira temporada está estruturada como uma história dividida em 13 partes, concentrando-se sobre as consequências da desastrosa viagem de caça do episódio final da segunda temporada (dividido em duas partes), depois do qual Orel perde completamente a fé em seu pai.

Três episódios da primeira temporada foram inicialmente retidos porque o departamento Standards & Practices da Cartoon Network o considerou ser muito sombrio e sexualmente explícito de uma maneira muito direta mesmo para a Adult Swim.[1] Todos eles acabaram aprovados, dois foram ao ar em maio de 2006, e o terceiro foi ao ar em 31 de julho de 2006.

Os vinte episódios da segunda temporada exploraram as origens de vários personagens em Moralton e incorporaram as ideias mais graves (como a segregação, infidelidade, etc.). "Nature", o final da segunda temporada em duas partes, marcadou por sua vez a virada do show para os temas mais sombrios e perturbadores: o pai de Orel, Clay, leva seu filho em sua primeira excursão de caça, que se torna negra e, finalmente, violenta, quando Clay embriagado atira na perna de Orel e não sente remorso ou responsabilidade.

A terceira e última temporada foca os acontecimentos posteriores à "Nature" e suas consequências. O criador Dino Stamatopoulos inicialmente previu também vinte episódios para esta temporada, no entanto, o Adult Swim cancelou a série e optou por não produzir sete dos scripts preparados para os episódios da terceira temporada.

Personagens Principais[editar | editar código-fonte]

  • Orel Puppington: é um garoto de 12 anos de idade, é o personagem principal do show. Orel é devoto cristão e é um garoto alegre e um tanto ingênuo. Seu pai é alcoólatra e sua mãe é maníaca por limpeza.
  • Clay Puppington: é o pai de Orel, ele é um alcoólatra cínico que odeia seu trabalho como prefeito de Moralton, e sua esposa.
  • Bloberta Puppington: é mãe de Orel. Embora aparentemente alegre, ela tende a ignorar todos os conflitos ou problemas.
  • Shapey Puppington: é o meio-irmão de Orel, tem 7 anos de idade e um comportamento inadequado.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Moral Orel