Morcego-pescador

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaMorcego-pescador
Captive Noctilio leporinus.jpg

Estado de conservação
Status iucn2.3 LC pt.svg
Pouco preocupante (IUCN 2.3)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Chiroptera
Subordem: Microchiroptera
Família: Noctilionidae
Género: Noctilio
Espécie: N. leporinus
Nome binomial
Noctilio leporinus
(Linnaeus, 1758)

O morcego-pescador (Noctilio leporinus) é um morcego da família Noctilionidae, com distribuição neotropical desde a costa sul do México até a Argentina.

O morcego-pescador alimenta-se de peixes, crustáceos (essencialmente camarões) e de insetos como traças e besouros. As presas aquáticas são pescadas com as patas traseiras, em vôos rasantes sobre a superfície de águas calmas como lagoas e baías. Para localizar os cardumes, este morcego usa um sistema de ultra-som que detecta pequenas turbulências feitas pelos cardumes durante o deslocamento. Durante o dia, o morcego pescador abriga-se em troncos ocos de árvores ou em grutas, mas pode também ocupar o telhado de residências e estruturas de concreto, tais como pontes e viadutos.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • SIMMONS, N. B. Order Chiroptera. In: WILSON, D. E.; REEDER, D. M. (Eds.). Mammal Species of the World: A Taxonomic and Geographic Reference. 3. ed. Baltimore: Johns Hopkins University Press, 2005. v. 1, p. 312-529.
  • BARQUEZ, R.; PEREZ, S.; MILLER, B.; DIAZ, M. 2008. Noctilio leporinus. In: IUCN 2008. 2008 IUCN Red List of Threatened Species. <www.iucnredlist.org>. Acessado em 14 de dezembro de 2008.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre morcegos, integrado no Projeto Mamíferos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.