Morpheus (Matrix)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Morpheus
Personagem de Matrix
Sexo Masculino
Espécie Humana
Actividade(s) Capitão da Nebuchadnezzar
Criado por Andy e Larry Wachowski
Interpretado por Laurence Fishburne
Projecto Cinema  · Portal Cinema

''Morpheus é o nome de um personagem fictício (interpretado por Laurence Fishburne) no filme de ficção científica,The Matrix, ' 'The Matrix Reloaded e The Matrix Revolutions. Os irmãos Wachowski, escritores e diretores do filmesThe Matrix, eram fãs de Neil Gaiman e basearam o personagem Morpheus a partir da revista em quadrinhos Sandman cujo o personagem principal adoptava como um dos seus mais comum pseudónimos, Morpheus.

O papel da voz de Morpheus em The Matrix: Path of Neo também é interpretado por Laurence Fishburne.

O Sonho do sonhador[editar | editar código-fonte]

Nos filmes da série Matrix, Morpheus é o capitão da embarcação Nabucodonozor (The Matrix), Nabucodonozor é um hovercraft das forças humanas da última cidade humana, Zion, Devastada em um mundo onde a maioria dos seres humanos são cultivados por Máquinas conscientes e mantidos presos na Matrix, um mundo virtual gerada por computador. Morpheus era uma vez um homem que vivia no interior da Matrix até que ele foi libertado no começo da sua vida.

Morpheus é aparentemente uma figura muito popular pelo povo da cidade de Zion. Ele também é conhecido na Matrix, mas como um perigoso terrorista procurado por agentes (que são, na realidade, programas conscientes que patrulham a Matrix, eliminando qualquer humano que seja uma ameaça para o segredo da Matrix ou despachando programas que se exilaram na matrix para evitar a sua eliminação).

Tal como as outras tripulações de hovercraft, Morpheus e sua tripulação são dedicados à protecção de Zion e da libertação de seres humanos da Matrix.

Encontrar o Escolhido[editar | editar código-fonte]

No início da sua vida, Morpheus teve um romance com Níobe, outra capitã de hovercraft. Seu relacionamento ternminou pouco depois que Morpheus visitou A Oracle, um aliado que vive na Matrix. A Oracle poderia prever o futuro, ela disse a Morpheus que ele seria a pessoa que encontraria One, um ser sobre-humano com habilidades dentro da Matrix e que poderia pôr fim a guerra homem/máquina. Após esta visita, Morpheus passou grande parte de sua vida unicamente pesquisando a matrix.

No primeiro filme,The Matrix, Morpheus acha e monitora um humano-vagem chamado Thomas A. Anderson com sucesso, um hacker que se intitula a si mesmo como Neo. Apesar de passar por um encontro com os Agentes que capturam, interrogaram, e colocam um dispositivo de vigilância em Neo, Morpheus e sua tripulação localizam Neo. Morpheus oferece a Neo uma escolha a ingestão de uma pílula vermelha, o que irá ativar um programa para localizar o corpo do Neo no mundo real e permitir que a tripulação da Nabucodonozor extraia o mesmo, ou a pílula azul, que irá deixar o Neo em Matrix para viver e acreditar o que ele quer acreditar. A tripulação da Nabucodonozor consegue ejetar o corpo de Neo da Matrix e recuperá-lo dos frios esgotos onde as máquinas patrulham. Morpheus se arisca no sentido de ajudar a fuga de Neo da Matrix, as mentes humanas que vivem muito tempo na matrix pode ter dificuldade no mundo real na distinção entre o que é realidade é o que da matrix. Inicialmente, Neo experimenta um estagio de negação quando Morpheus explica a verdade, neste ponto Morpheus pede desculpa por libertá-lo.

A Profecia começa[editar | editar código-fonte]

Pouco depois das primeiras visitas de Neo a Oraculo, Morpheus é capturado e interrogado por agentes depois de um membro da tripulação, Cypher, trai a tripulação, matando vários membros antes de ser interrompido. Desde que Morpheus, como um capitão de hovercraft, possui códigos de acesso aos computadores da mainframe de Zion, os sobreviventes da tripulação estão prestes a desconectar o corpo de Morpheus de Matrix, sem a possibilidade de recuperar sua mente, um processo que vai matá-lo. No entanto, Neo se lembra do que Oracle disse a ele que Morpheus ou Neo morreriam, mas que ele tinha a opção de salvar-se ou a Morpheus. Neo e Trinity reintroduzem-se na Matrix e fazem um ousado e bem sucedido resgate de Morpheus. Neo salva Trinity de uma queda de helicóptero, confirmando a convicção de Morpheus que Neo é realmente a lenda.

Neo acaba morto pelo Agente Smith logo após o resgate, mas o one desperta e retorna para o Nabucodonozor antes que os Sentinelas possam destruir o navio.

O Sonho desaparece[editar | editar código-fonte]

No segundo filme,The Matrix Reloaded, Morpheus está mais confiante do que nunca de que a guerra está chegando ao fim. Como um líder influente, Morpheus convence um hovercraft a para permanecer na matrix para aguardar o contato da Oracle, apesar das ordens de Sion para todos os navios voltarem à cidade. Ele se torna vítima da ira do Jason Locke, comandante das forças defensivas de Zion, mas as ações de Morpheus são facilmente defendido pelo Conselheiro Hamann, um membro do Conselho Zion, organização que administra a cidade.

Com o auxílio de Trinity e Níobe, Morpheus recupera com sucesso O chaveiro, um programa exilado que pode acessar muitas áreas escondidas da matrix, incluindo a fonte, o centro do mainframe (computador) da cidade maquina e o coração do programação da Matrix. Morpheus ajuda Neo em entrar com êxito nas portas para a Fonte antes de retornar para a Nabucodonozor.

Após o sucesso Neo entra na Fonte e volta da Matrix com novas informações, ele diz a Morpheus que a profecia era uma mentira, foi um outro sistema de controle que tinha o único objetivo era levá-lo à Fonte para iniciar uma programação na Matrix para permitir uma reinicialização, ou recarga da matrix, enquanto Zion é destruída e permitia a sua reconstrução. A guerra está longe de ter terminado. Para tornar a coisa pior, um súbito ataque destrói o Nabucodonozor, prejudicando ainda mais "crença de Morpheus no resultado da guerra. A tripulação é salva pelo hovercraft Hammer comandado pelo Capitão Roland, que junta forças com Logos, comandada por Níobe.

Morpheus se encontra[editar | editar código-fonte]

No final do filme The Matrix Revolutions, Morpheus esta um pouco incrédulo, e tem dificuldades em compreender agora aquilo que pode realmente acontecer a Zion e ao seu povo. Agora, sem seu navio, ele e Link (o Operador da Nabucodonozor) residem no hovercraft Mjölnir, comandados por Roland. Morpheus renova a sua convicção de que poderia ainda salvar Sion e despertar Neo, cuja mente esta aprisionado em um computador chamado netherworld Mobil Avenue, quando Neo parou cinco Sentinelas no mundo real com apenas o pensamento no final de The Matrix Reloaded. Com o auxílio de Trinity e de Serafim, ele resgata Neo e retorna sua mente para o mundo real.

Morpheus diz adeus a Neo e Trinity uma última vez antes deles sairem para a cidade das Máquina, no hovercraft Logos em uma última tentativa para pôr fim à guerra. Morpheus ajuda Níobe enquanto ela voa com Mjölnir em uma desesperada viagem de volta para Zion. A nave pára com êxito o primeiro ataque das Máquina com arma de pulsos eletromagnéticos (EMP).

Quando das sentinelas param de repente na segunda onda de ataques, Morpheus instantaneamente percebe que Neo de alguma forma luta por eles. Quando após o recuo das sentinelas Neo derrota com sucesso o ex-agente Smith, agora, um vírus que ameaça o homem e máquina, Morpheus e Níobe se abraçam em comemoração, por terem atingido a paz por intermediado do sacrifício de Neo. O sonho de Morpheus se tornaria realidade afinal.

Da tripulação original da Nabucodonozor em The Matrix, apenas Morpheus sobrevive para ver a liberdade de Zion. E também há suspeita que neo tenha sobrevivido depois de ter destruído smith,pois no final mostra a visão de neo enxergando a cidade das maquinas.

A série retorna a sua subjetividade que marcou toda a trilogia cinematográfica, Com a "última frase" de Morpheus em The Matrix Revolutions, ela fala da sua incredulidade com a retirada dos sentinelas de Zion: " Será esta a verdade? "

Online[editar | editar código-fonte]

No capítulo de 1,2 The Matrix Online, a impaciência de Morpheus com as máquinas cresce. Ele exige que elas retornem o corpo de Neo. Depois de muitos discursos públicos sem ameaças ação, Morpheus começa a ataques terroristas em toda a Matrix. Estes ataques assumem a forma de códigos bombas: armas que revelam o funcionamento interno da Matriz (seu código) para todos os seres humanos, mesmo para aqueles que ainda não despertaram da simulação. Este fato causa pânico em massa e forçando a despertar aqueles que não estão prontos para ver a verdade. Ao Matar os guardas simulacros de Morpheus, os redpills foram capazes de encontrar meios de desativação das bombas de Morpheus. Com poucos aliados, em Sion ou em qualquer outro lugar, A errática característica Zelota de Morpheus se tornou mais forte com as falsas acusações terroristas feitas a ele pelos agentes antes da trégua.

Durante o jogo nos eventos de 26 de maio, 2005 (conforme registado no site oficial do jogo), Morpheus plantas uma código bomba em uma instalação de tratamento da água (que tem sido reiteradamente afirmado que este local específico era algo importante em um nível mais profundo). Após o atentado à bomba, ele percebe que ele está sendo caçado pela enigmática, figura mascarada conhecida como Assassin. Morpheus é praticamente capaz de escapar da instalação de tratamento, no entanto, após a sua saída, Assassin corrompe o código da Matrix e emerge de um orifício na parede. Morpheus é pego de surpresa e é incapaz de desviar das balas de Assassin. Ele morre de feridas a bala.

Tal como acontece com Neo e Trinity, o corpo de Morpheus continua no mundo real, e ainda precisam ser encontrados. No entanto, durante o capítulo 6,2, o controlador Shimada e o operador de Zion Ghost descobrem os últimos vestígios do hovercraft pós-guerra do capitão Morpheus batizado de Nabonidus. Isto no entanto, mais tarde provou ser parte de uma inteligente armadilha orquestrada pelo líder exilado, o General.

Alguns jogadores discutem contra a morte do personagem Morpheus como a Matrix oferece agora uma "Emergência Jack-Out" upgrade para os redpills, eliminando a morte permanente que matava os redpills anteriores dentro da matriz antes da trégua. Esse recurso poderia salvar a vida de um redpill sem ferimentos fatais. No entanto, mais tarde foi revelado que as balas de Assassin continham uma nova forma de código criptografia, chamado de um "código matar", que contornava esta tecnologia. Estes códigos são extremamente difíceis de produzir, e normalmente requerem uma amostra residual direta dos dados do seu alvo, tornando-as assim extremamente raros.

No entanto, rumores e a crença popular de morte de Morpheus continuam a correr de forma galopante, em grande parte baseado no fato de que antes do assassinato de Morpheus, alguns redpills selecionados receberam um e-mail informando que ele teria provavelmente a "desaparecer" para despistar.

Além disso, na sequência da queda de Assassin, é descoberto que a sua arma e balas, que continha vários códigos para matar personalidades, estão faltando. Ela nunca foi confirmada, mas muitos acreditam que elas est'ao de posse do desonesto controlador de Zion, Anome.

Em abril de 2007, uma transmissão RSI que parecia ser de Morpheus aparece em toda a cidade ao acaso alegando que Neo ainda está vivo e que as máquinas o mantenham em cativeiro. No entanto, estas transmissões já foram revelados ser nada mais do que uma fabricação feita pelo General planejando semear a discordia entre os redpills de Zion e as máquinas.

Em janeiro de 2008, uma entidade desconhecida conhecido apenas como o "Intruder" foi detectada no interior da Matrix. Sua finalidade é atualmente desconhecida. O Intruder alude procurar pelo "real" Morpheus - cuja morte ainda está envolta em mistério.

Outras Midias[editar | editar código-fonte]

Morpheus aparece na trilogia da série South Park: Imaginationland. Ele é membro do Conselho dos nove do Castelo Sunshine junto com Aslan, Gandalf, Glinda, Jesus Cristo, Luke Skywalker, Popeye, Wonder Woman, e Zeus.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]