Morugem

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaStellaria media
morugem

Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Caryophyllales
Família: Caryophyllaceae
Género: Stellaria
Espécie: S. media
Nome binomial
Stellaria media
(L.) Vill., 1789[1]
Stellaria media - MHNT

A morugem (Stellaria media), também conhecida como erva-estrela, morugem-branca, morugem-verdadeira, esparguta, erva-pontiaguda, morugem vulgar ou merugem, pertence à família das Caryophyllaceae.

As suas flores, pequenas, solitárias ou geminadas, formam corimbos que se bifurcam na extremidade dos caules floríferos. As pétalas e as sépalas (cinco cada) têm, grosso modo, o mesmo tamanho. As sépalas têm bordos membranosos e uma forma entre o ovado e o lanceolado. Cada pétala parece, à primeira vista, duas, já que são bipartidas, parecendo duas asas brancas de insecto. Por vezes não apresentam pétalas. Cada flor tem exactamente 10 estames. Os frutos têm a forma de cápsulas (entre o ovóide e o oblongo) que ficam pendentes.

Caules de morugem, onde é visível a fiada de pêlos que alterna de entrenó para entrenó

É uma planta anual ou vivaz que se apresenta na forma de pequenos tufos de rebentos de aspecto frágil, apresentando uma fiada de pêlos longitudinal que alterna em cada , seguindo sempre na mesma direcção em cada entrenó (por vezes, mas raramente, apresentam-se glabros, ou lisos).

As suas folhas são quase ovadas, pontiagudas, com um longo pecíolo que pode apresentar alguns pêlos que não continuam, geralmente, no resto da margem da folha.

A medicina tradicional atribui a esta planta várias propriedades medicinais.[2] Em forma de pomada ou cataplasma envolvida em gaze se usa para el aliviar úlceras, feridas e psoríase.[3]

Na culinária japonesa é utilizada como um ingredientes do prato simbólico do festival de primavera.

É consumido como alimento pelos canários e mais 30 espécies de aves.

É considerada uma erva daninha nos campos de cultivo e jardins da Europa, onde é muito comum, durante todo o ano. Terá tido origem no sul da Europa.

Plantas semelhantes[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Villars, Dominique (1789) Histoire des plantes de Dauphiné. Tome troisieme. [Parte 2]: 37.
  2. Howard, Michael (1987). Traditional folk remedies : a comprehensive herbal. London: Century. p. 119. ISBN 0-7126-1731-0
  3. MORUGEM Stellaria media Fititerapia
Ícone de esboço Este artigo sobre a ordem Caryophyllales, integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Ligações externas[editar | editar código-fonte]