Mosab Hassam Yousef

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Mosab Hassan Yousef (Ramallah, Cisjordânia, 1978)[1] é um palestino, filho mais velho de Hassan Yousef, um dos sete membros fundadores do Hamas. Mosab foi um informante do Shin Bet, o serviço secreto de Israel, de 1997 a 2007, especialmente no período da Segunda Intifada (2000-2005)[2] .

Segundo o Shin Bet, Mosab Yousef como a mais confiável fonte infiltrada na liderança do Hamas. As informações fornecidas por ele colaboraram para evitar dezenas de ataques suicidas, assassinatos de israelenses e expôs numerosos grupos terroristas. Desde então, Yousef tornou-se cristão[3] , mudando-se para os Estados Unidos. Em março de 2010, ele publicou sua autobiografia, Filho do Hamas: Um relato Impressionante Sobre Terrorismo, Traição, Intrigas Políticas e Escolhas Impensáveis.

As revelações apresentadas por Yousef e sua conversão ao cristianismo o tornaram uma personalidade ameaçada de morte, e Yousef pediu asilo político aos EUA. Inicialmente, seu primeiro pedido, em fevereiro de 2009, foi negado pelo Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos, sob alegação de que Yousef havia se envolvido em terrorismo e era uma ameaça ao país. Em junho de 2010, porém, seu pedido foi finalmente atendido[4] .

Referências

  1. Biografia Amazon.com (Visitado em 8 de agosto de 2010)
  2. Haaretz exclusive: Hamas founder's son worked for Shin Bet for years Avi Issacharoff, Haaretz.com (Visitado em 8 de agosto de 2010)
  3. Mosab Hassan Yousef, son of Hamas leader, becomes a Christian Telegraph.co.uk, 24/08/2008 (Visitado em 8 de agosto de 2010)
  4. Judge agrees to grant asylum to ex-Israeli spy Elliot Spagat, Washington Examiner 30/06/2010 (Visitado em 8 de agosto de 2010)

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

  • Vídeo: entrevista. "Filho de um dos fundadores do Hamas fala sobre conflito entre Israel e Palestina". Parte 1, parte 2 e parte 3.


Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre a Palestina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.