Mosasaurus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.


Como ler uma caixa taxonómicaMosasaurus
Mosasaur skull.JPG

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Squamata
Subordem: Lacertilia
Família: Mosasauridae
Género: Mosasaurus

Mosasaurus (Mosassauro) é um género de lagartos marinhos que viveram em torno de 90 milhões de anos atrás no oceano Atlântico, e tem um certo parentesco com os atuais varanídeos. O nome é devido a seus primeiros fósseis, encontrados em 1770 por George Cuvier, terem sido encontrados no vale do rio Mosa, na Holanda.

Mediam de 8 à 9 metros de comprimento e eram carnívoros, se alimentando principalmente de peixes e moluscos amonites. Estavam, possivelmente, entre os maiores predadores marinhos do Cretáceo e existem teorias de que poderiam levar um estilo de vida anfíbio, passando a maior parte do tempo na água, mas voltando a terra para descansar e se reproduzir; e também existem teorias de que alguns poderiam subir cursos de rios, porém a maioria dos especialistas defendem a tese de que eram animais exclusivamente marinhos. Se extinguiram no final do Cretáceo, junto com os dinossauros.

Ícone de esboço Este artigo sobre Paleontologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.