Moscow Interbank Currency Exchange

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Moscow Interbank Currency Exchange
MICEX.jpg
Tipo Bolsa de Valores
Localização Moscou, Rússia
Fundação 1992

A Moscow Interbank Currency Exchange (russo: Московская межбанковская валютная биржа) ou MICEX foi uma das maiores bolsas de valores da Federação Russa e Europa Oriental. A MICEX foi inaugurada em 1992 e desde então foi a bolsa de valores líder no mercado de ações russo. Cerca de 239 empresas russas foram listados em seus índices, com uma capitalização de mercado de US$ 950 bi em dezembro de 2010. Em 2006, o volume de transações no MICEX atingiu 20,4 milhões de rublos (EUA 754,9 bilhões dólares), representando mais de 90% do volume total de negócios das bolsas de valores no mercado de ações russo[1] .

A partir de 19 de dezembro de 2011, MICEX foi fundida com Russian Trading System, a fusão criou uma única entidade que deverá tornar-se a líder global no comércio de ativos, e alavancar mais ainda os planos russos de transformar Moscou em um centro financeiro internacional. A nova bolsa recebeu o nome de MICEX-RTS, contudo sua fusão completa ainda não está concluída[2] .

Os objetivos da fusão incluem a otimização do mercado de ações russo, a redução do número de organizações com funções sobrepostas, a criação de uma plataforma única para os emissores, comerciantes e investidores, a redução dos custos de transação, e a facilitação das transações comerciais.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre economia é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.