Mosquitotone

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Mosquitotone, Mosquito ringtone ou Zumbitone é um toque de celular supostamente inaudível para os adultos e usado por estudantes dos EUA e Inglaterra para falar e trocar mensagens pelo celulares dentro da sala de aula e escapar da vigilância dos professores.

O ringtone, que recebeu o nome de Mosquito, foi desenvolvido pela empresa de segurança britânica Compusound Security Systems. A campainha é um som de alta freqüência (um tom fixo em 14,4 kHz) que seria imperceptível para adultos acima de 25 anos. Segundo especialistas, a razão de o som ser escutado apenas por crianças e adolescentes é a perda natural de percepção para sons de alta freqüência que acomete os adultos ao longo da vida.

O detalhe curioso é que a tecnologia do Mosquito não foi desenvolvida para o uso de crianças e adolescentes, mas para espantá-los. Originalmente, o Mosquito era um dispositivo de segurança semelhante a uma sirene. O produto era vendido pela Compusound para lojistas e administradores de locais públicos para dispersar a presença de grupos de adolescentes, evitando a depredação do patrimônio. O "Mosquito" utilizava um som modulado em torno de 17 kHZ.

Som com freqüência fixa de 17 kHz

Problemas para escutar este arquivo? Veja introdução à mídia.

A eficácia deste toque é polêmica, uma vez que muitos adultos conseguem ouvir os sons nesta faixa de freqüência) e alguns adolescentes não conseguem. Isso se deve a diferenças pessoais e à exposição a ruídos de elevada intensidade que pode acelerar a perda auditiva.

O Mosquitotone está sendo vendido para celulares do Reino Unido pela própria Compusound e, nos EUA, por uma empresa que cobra 3 dólares pelo download. Para usar o toque inaudível para adultos, o celular tem de ser compatível com toques em MP3.