Mosteiro de Kiev-Petchersk

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Kiev:Catedral de Santa Sofia de Kiev, Conjunto de Edificações Monásticas e Mosteiro de Kiev-Petchersk 

Critérios C (i)(ii) (iii) (iv)
Referência 527 en fr es
País na Ucrânia
Histórico de inscrição
Inscrição 1990
Em perigo 2023

Nome usado na lista do Património Mundial

O Mosteiro de Kiev-Petchersk (em ucraniano, Печерська лавра, Pecherska Lavra), também conhecido como Mosteiro das Cavernas de Kiev, é um mosteiro cristão ortodoxo em Kiev (Ucrânia). O início de sua existência se data em 1051 durante o reinado de Jaroslau I, o Sábio. É o mosteiro mais antigo da Ucrânia e um dos lugares santos do Cristianismo Ortodoxo. Em 1990 foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, junto com a Catedral de Santa Sofia de Kiev. Em 2007 foi eleito uma das Sete Maravilhas da Ucrânia.

Encontra-se na Rua Revolta de Janeiro (Ciчнeвoгo Пoвcтaння, Sichnévogo Povstaña) em uma área de colinas boscosas, próxima da margem ocidental do rio Dnieper. O recinto tem uma superfície de 28 ha e está rodeado por muralhas. Divide-se em duas zonas: a baixa e a alta. Ambas abrigam vários edifícios de importância religiosa-cultural: igrejas, mosteiros, museus, assim como as antigas cavernas dos monges que formam o núcleo histórico do complexo.

História[editar | editar código-fonte]

Em 1013 um monge asceta grego de nome Antônio de Kiev se estabelece em uma caverna das colinas próximas ao rio Dniepre. Outros monges seguem seu exemplo, constroem mais cavernas e formam uma comunidade, a Missão dos Monges Antonitas. As cavernas foram construídas tanto na parte alta ("cavernas próximas"), como na parte baixa da área ("cavernas distantes").

A fundação do mosteiro data de 1051, segundo a Crônica de Néstor, sob o reinado do grão-príncipe Jaroslau I, o Sábio pelos monges Antônio e Teodósio de Kiev. O primeiro se encarrega das cavernas próximas e o segundo das distantes, motivo pelo qual também se conhece as cavernas próximas como "Cavernas de Antonio" e as distantes como "Cavernas de Teodósio". O primeiro patriarca do recém fundado mosteiro foi o bispo metropolitano Hilário de Kiev.

Os príncipes de Kiev apoiaram generosamente o mosteiro outorgando a terra aos monges, doando dinheiro e construindo igrejas. Entre 1060 e 1062 foi construído na zona das cavernas distantes o primeiro mosteiro de madeira. Anos mais tarde se iniciou a construção de outros edifícios, entre eles a primeira construção da Igreja da Ascensão da Virgem. Pouco a pouco se impõe o mosteiro como o centro religioso mais importante da Rússia de Kiev.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Mosteiro de Kiev-Petchersk