Mosteiro de Takshang

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Vista do monastério e do penhasco onde está situado.
Vista do monastério.
Cerrações freqüentemente escondem o monastério.

Mosteiro de Taktsang ou Paro Taktsang (spa phro stag tshang) / (spa gro stag tshang) é um dos mais afamados mosteiros do Butão. Ele foi construído em 1692 na boca da caverna Taktsang Senge Samdup (stag tshang seng ge bsam grub) onde o santo budista Guru Padmasambhava teria meditado lá pelos idos anos 800 da Era Comum.

Este mosteiro situado a 3 120 metros de altitude é uma dentre treze cavernas taktsang(s) ou os chamados ninho(s) do tigre (tiger lair, em inglês)" espalhados pelo Tibete e Butão onde o santo Padmasambhava teria meditado em sua época.

O nome Taktsang (stag tshang) significa o ninho do tigre. Sendo que, reza a antiga lenda, o santo Padmasambhava (também conhecido como Gurú Rinpoche) milagrosamente voou até lá montado nos lombos de um fabuloso tigre.

Dentre os vários mestres famosos que visitaram o local no passado consta o nome do famoso poeta tibetano Jetsun Milarepa.

O monastério tem sete templos abertos ao público, tanto a fiéis como a turistas curiosos. O edifício sofreu vários incêndios em diferentes épocas, e o que se vê hoje em dia, naturalmente, é a mais recente restauração.

Existem duas opções de ascensão: alcança-se o topo simplesmente a pé ou, alternativamente, montado em uma mula de serviço de aluguel.

Ler mais[editar | editar código-fonte]

  • Guide to Taktshang. Thimphu, Bhutan: Department of Culture. 2005. ISBN 9993661716 

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Taktshang