Mosto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo sobre vinhos não cita fontes confiáveis e independentes. (desde Junho de 2008). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Processo artesanal de elaboração do mosto

Mosto (do latim mŭstum, "novo", "jovem") é toda mistura açucarada destinada à fermentação alcoólica. Em vinicultura, o termo é usado para referir-se ao sumo de uvas frescas utilizado antes do processo de fermentação.

Também é um termo usado na elaboração da cerveja, sendo o produto da fase da mosturação ou brassagem, que compreende a mistura do malte triturado com água, a uma temperatura específica. Doravante, as enzimas que se desenvolveram durante a malteação começam a agir - principalmente alfa-amilase e beta-amilase - transformando o amido em açúcares fermentescíveis e não fermentescíveis...

Para que a atividade dessas enzimas, imprescindível nesta fase, possa ser perfeita, deve-se observar a temperatura ótima de cada uma delas. Valores superiores as chamadas temperaturas ótimas causam a desnaturação das enzimas, inativando-as antes de hidrolisarem todo o amido contido no mosto.


Ícone de esboço Este artigo sobre Vinhos é um esboço relacionado ao Projeto Vinhos. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.