Motion design

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Design de animação, design gráfico animado ou motion design é um subconjunto do design gráfico que usa os princípios de design gráfico em contexto de filme ou vídeo (ou outro meio visual dinâmico) através do uso de animação ou técnicas cinematográficas. Exemplos incluem a tipografia animada (ou tipografia cinética) e elementos gráficos vistos em títulos de filmes, ou genéricos/vinhetas de abertura para televisão ou ficção, baseados em animação. Cerca de 12 minutos em cada hora de televisão são trabalho de um designer de animação, no entanto esta é conhecida como a arte invisível, uma vez que muitos espetadores não se apercebem desta componente na programação televisiva ou cinematográfica. Embora esta forma de arte exista há várias décadas, é nos últimos anos que se verifica uma grande evolução tecnológica em termos de sofisticação técnica. Quem assista a muita televisão ou veja muitos filmes, notará que os grafismos, a tipografia e os efeitos visuais deste meio têm-se tornado muito mais elaborados e sofisticados.

Tecnologia[editar | editar código-fonte]

O desenvolvimento desta forma de arte é em grande parte devido às melhorias tecnológicas. Os programas de computador para a indústria de cinema e vídeo tornaram-se muito mais poderosos e mais disponíveis. Provavelmente o programa mais utilizado por designers de animação é o Adobe After Effects, que permite a criação e a modelação de grafismos num período temporal. O Adobe After Effects é muitas vezes referido como o "Photoshop para o cinema". Um produto relativamente recente no mercado é o Motion, da Apple Inc., que agora faz parte do Final Cut Studio. O Adobe Flash é também usado para animação de interação na web.

Um designer de animação típico é hoje em dia geralmente uma pessoa formada em design gráfico ou design de comunicação tradicional (por vezes virá também de uma formação voltada para o cinema e a televisão, em geral a arte multimédia) que aprendeu a jogar com os elementos no tempo e no som através de programas voltados para a animação e o audiovisual.

Apesar de já estar presente há décadas, o design de animação enriqueceu-se muito com a evolução tecnológica, tendo seus efeitos visuais, grafismos e tipografia tornado muito elaborados e sofisticados.

Ícone de esboço Este artigo sobre Design é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.