Moto clube

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Sede do Hell Angels.

Os Moto clubes, também denominados Moto grupo são grupos constituídos e organizados por pessoas que apreciam o motociclismo e motociclista. São clubes organizados com a finalidade de estabelecer relações de camaradagem e amizade, promovendo a socialização entre seus participantes.

Durante todo o ano, os moto clubes organizam passeios e encontros para promover a confraternização, a amizade e o companheirismo entre todos os seus componentes.

Organização[editar | editar código-fonte]

Geralmente são organizados com base em um "Estatuto" ou "Organograma", onde são definidos a sua denominação, sede, patrimônios, e os representantes, como presidente, vice-presidente, diretor regional, secretários, tesoureiros, diretor financeiro, diretor de eventos, entre outros, além de definir as funções de cada um perante a associação. Um estatuto que dita as regras do moto clube e que devem ser seguidas por todos os seus afiliados.

No Brasil e no mundo[editar | editar código-fonte]

No Brasil a primeira associação fundada em 1927 foi o Moto Club do Brasil sediado na Rua Ceará no estado do Rio de Janeiro, em 1932 surgiu o Motoclub de Campos.

Na década de 1960 as motos protagonizaram temas de Hollywood com Elvis Presley, Roustabout e Steve McQueen, tal qual um do mais conhecido Easy Rider. Nessa época, surgiu em São Paulo-SP o Zapata Moto Clube (1963) e já no final da Década, no Rio de Janeiro, o Balaios Moto Clube (1969) grupo este que já seguia os novos padrões internacionais e o princípio de irmandade. No Brasil a popularização iniciou-se na Década de 1990, quando da liberação da importação pelo governo do então presidente Collor. O maior MC brasileiro são os Bodes do Asfalto Moto Clube, (com mais de 6.000 integrantes em 2014), seguido peelos Abutre's Moto Clube. O maior MC do mundo é Hells Angels dos Estados Unidos, surgido em 1948. Os MCs mais antigos são, no Brasil o Moto Club do Brasil (1927) e nos EUA são as Motormaids de 1940 um clube de mulheres segundo1 2 , seguidos pelo Vintage Motor Cycle Club Limited. Atualmente são milhares. Para coordenar as suas atividades, surgiram também as federações de moto clubes às quais os moto clubes podem se filiar desde que cumpram todos os pré-requisitos necessários determinado pelos orgãos.

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre motociclismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.