Motor V10

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Motor do Dodge Viper V10

Motor V10 é uma configuração de motor a explosão que possiu dez cilindros dispostos em duas fileiras de cinco cilindros.

Mecânica[editar | editar código-fonte]

O ângulo entre as fileiras de cilindros mais apropriado para os motores V10 de quatro tempos é teoricamente o de 72°, que permite o início do ciclo em cada um dos cilindros com intervalo uniforme de tempo.

Uma alternativa usada em muitos projetos é a construção do motor com ângulo de 90°, entretanto neste caso o intervalo entre o início do ciclo é diferente. Esta opção é interessante quando o motor produzido é derivado de um motor V8, cujo ângulo ideal é o de 90°.

Usos[editar | editar código-fonte]

Os motores V10 são usados principalmente em automóveis esportivos e caminhonetes de grande porte, podendo também ser usados em caminhões pesados. Foram também usados na Fórmula 1 entre os anos de 1989 e 2005, quando o regulamento passou a exigir o uso de motores V8. Durante o período em que foram usados na Fórmula 1, os motores V10 mostraram ser a configuração ideal, visto que, durante os últimos anos em que foram permitidos, foram a opção escolhida por praticamente todas as equipes participantes do torneio mundial.

Motores Otto[editar | editar código-fonte]

Automóveis
Caminhões e Utilitários

Motores Diesel[editar | editar código-fonte]

Caminhões

MAM 18.603

Automóveis e utilitários